Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

Educação de Jovens e Adultos de Teresópolis participa da 6ª Rio Artes Manuais

Educação de Jovens e Adultos de Teresópolis participa da 6ª Rio Artes Manuais

Teresópolis, 28 de março de 2012 – A Secretaria Municipal de Educação levou estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Teresópolis para participar da 6ª Rio Artes Manuais, a maior feira de capacitação em artesanato do Estado. Oobjetivo foi estimular a produção de artesanato como fonte de renda e proporcionar às professoras e aos estudantes o contato com novas técnicas e novos materiais para confecção de artesanato.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a Oficina de Artesanato da EJA é uma das mais bem-sucedidas dentro do programa, por isso o empenho da Secretaria em proporcionar às professoras e aos estudantes o contato com novas técnicas e novos materiais para confecção de artesanato. “Nesta feira a equipe e os alunos da EJA participaram de oficinas de artesanato variadas, com apresentação de novas técnicas de trabalho, e ainda levaram os produtos com eles”, explicou o Secretário.

A Rio Artes Manuais é a maior feira de capacitação em artesanato do Estado e esse ano a aconteceu no Centro de Convenções SulAmérica, de 21 a 25 de março. Em uma área de 5 mil metros quadrados, com mais de 30 estandes das principais indústrias do setor de artesanato, foram oferecidas 250 oficinas gratuitas aos participantes, num total de mais de 15 mil aulas em cinco dias de evento. O material dos cursos foi gratuito e os alunos levaram para casa a peça produzida.

“A experiência de ter participado dessa feira de artesanato foi muito emocionante, principalmente por descobrir a nossa capacidade e observar os exemplos de superação, como o dos artistas que pintam com o pincel na boca, criando verdadeiras obras de arte. Não dá para sair do jeito que entramos. Esses exemplos nos tornam pessoas melhores”, comentou Maria Neuza Menezes de Paula, aluna da EJA no Cerom (Centro Educacional Roger Malhardes), no bairro de São Pedro.

Para a Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino, professora Ana Paula Coutinho, a proposta da ação foi inteiramente alcançada. “Foi gratificante ver o entusiasmo dos estudantes e das professoras da EJA ao participarem das oficinas do evento. Retornaram para suas escolas repletos de idéias e novas técnicas para as aulas. Atividades como essa unem, motivam e fortalecem a Equipe EJA”, destacou Ana Paula.

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação EJA
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário