Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Educação em Teresópolis: Professores do interior participam do Programa Escola Ativa

A Diretora do Departamento Pedagógico da SME, professora Carla Rabello, faz a abertura do Programa 
Educação: Professores do interior participam do Programa Escola Ativa

Teresópolis, 26 de março de 2012 - A Secretaria de Educação da Prefeitura de Teresópolis, através da Coordenação de Educação para o Campo, ofereceu nesta segunda-feira, 26, a 1ª Formação do Programa Escola Ativa para professores de turmas multisseriadas do interior do município. O programa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar neste tipo de classe. Entre as principais estratégias estão implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

O Prefeito Arlei frisou a importância dos educadores. “Sei como o trabalho dessas professoras é fundamental para o aprendizado das nossas crianças. Por isso elas podem sempre contar comigo e com a Secretaria de Educação”, garantiu o Prefeito. O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos enfatizou que “a Secretaria de Educação está sempre em busca de conhecimentos que possam complementar o que os professores já sabem com excelência, para melhorar sempre a qualidade do ensino”, explicou o Secretário Leonardo. 

Teresópolis é um dos 64 municípios do estado do Rio de Janeiro que fizeram adesão ao Programa Escola Ativa, do Governo Federal. O objetivo é construir uma proposta de educação para as classes multisseriadas, através de uma série de elementos e instrumentos de caráter pedagógico, social e de gestão da escola. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação formou um técnico pelo programa, a professora Adriana Vital, Diretora da Coordenação da Educação para o Campo.

Segundo Adriana Vital, esta primeira reunião apresentou um ótimo desenvolvimento, com as professoras aprovando o material apresentado, onde cada profissional teve a liberdade de apresentar questões, dúvidas e soluções. “As classes multisseriadas nos desafiam a repensar a escola, suas disciplinas, séries/anos, conteúdos e avaliações. Neste sentido, este programa representa um avanço na tentativa da Secretaria de Educação de construir uma nova proposta para essas classes”, ressaltou a Coordenadora.
A professora Adriana Vital, Diretora da Coordenação da Educação para o Campo, apresenta a Formação Escola Ativa

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário