Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

EJA de Teresópolis é destaque em Fórum da UERJ

Educação de Jovens e Adultos de Teresópolis é destaque em Fórum da UERJ

Teresópolis, 23 de março de 2012 - A Secretaria Municipal de Educação, através da sua Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi convidada a apresentar sua bem-sucedida experiência neste campo da educação na abertura do Fórum EJA/RJ 2012, realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Fórum é uma articulação informal de educadores, alunos, entidades do poder público, universidades, institutos de educação superior, organizações não-governamentais, movimentos sociais e de empresas privadas, todos interessados na formação de uma rede de práticas na educação de jovens e adultos no âmbito do Estado do Rio de Janeiro

O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, comemorou mais esse reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos educadores de Teresópolis, lembrando que a EJA do município já foi premiada em nível nacional. “Temos muito orgulho desta equipe e do trabalho que ela desenvolve. A premiação do Ministério da Educação, no ano passado, foi o maior reconhecimento que poderíamos ter. E ver nossos educadores replicando suas experiências nesta área só nos enche de satisfação”, elogiou o Secretário.

O Fórum EJA/RJ luta, com os demais parceiros do País, para alterar a situação educacional de grande parte da população. Apresenta propostas e vincula-se a entidades, a pessoas em nível nacional, da América Latina e de demais países interessados na mesma questão. Pretende ser, ainda, um articulador de parcerias e alianças para enfrentar o grave problema do analfabetismo e da subescolarização de jovens e adultos, especialmente buscando a formulação de políticas públicas e o financiamento para as ações na área.

Para a Orientadora Pedagógica do CEROM, Miralva Rodrigues, a participação da EJA Teresópolis no Fórum demonstra a qualidade alcançada pelo serviço na cidade. “Durante a apresentação de nossa Educação de Jovens e Adultos, ao falarmos de nossa experiência nesses dois últimos anos, conseguimos ver o quanto caminhamos e crescemos. Durante a apresentação estava um pedacinho do trabalho e do sonho de cada um da Equipe EJA”, destacou Miralva.

Realizados mensalmente, os encontros do Fórum EJA/RJ vêm formulando novas estratégias de ação e têm encontrado modalidades de gestão que apontam perspectivas de resistência capazes de interferir, em muitos casos, nas políticas locais e até nacionais, para que venham a ser assumidas como políticas públicas. O Fórum entende que o campo do conhecimento vivenciado por jovens e adultos no mundo exige renovação permanente e formulações curriculares adequadas às necessidades básicas de aprendizagem desses sujeitos.

De acordo com a Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos de Teresópolis, professora Ana Paula Coutinho, foi uma honra participar da abertura do Fórum EJA/RJ 2012. “Tivemos a oportunidade de compartilhar nossa caminhada com professores de diferentes cidades e realidades de nosso Estado. Foi um belo encontro, onde divulgamos o nosso trabalho e refletimos sobre os avanços e as dificuldades da EJA. Retornamos para nossas escolas mais fortes e determinados, a fim de dar continuidade na construção de uma educação que atenda às reais necessidades de nossos estudantes jovens e adultos”, disse Ana Paula.

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação EJA
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário