Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

Fórum da Agenda 21 de Teresópolis realiza encontro sobre projeto Indicadores da Cidadania

Fórum da Agenda 21 de Teresópolis realiza encontro sobre projeto Indicadores da Cidadania


Teresópolis, 15 de março de 2012 – Aconteceu na tarde desta quinta, 15, o primeiro encontro do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis sobre o Projeto Incid – Indicadores da Cidadania, realizado no município pelo Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, em parceria com a Petrobras.

Contando com a participação de representantes do poder público, sindicatos, associações de moradores, instituições de ensino, organizações não-governamentais, conselhos municipais e de movimentos sociais, entre outros segmentos, a reunião foi realizada no auditório da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), na Várzea.

O Projeto Indicadores da Cidadania pretende monitorar a qualidade da cidadania nos 14 municípios da área de influência do Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro): Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Magé, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Rio Bonito, Tanguá, Maricá, Saquarema, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

“Solicitamos essa reunião para estreitar os laços, esclarecer a proposta do Incid e trocar informações que contribuam para o aperfeiçoamento dos indicadores”, pontuou a pesquisadora Carla Siqueira Campos, do Ibase. “A ideia é que os Indicadores da Cidadania auxiliem o controle social pelos grupos mobilizados, como o Fórum da Agenda 21 Local, contribuindo para a solução dos problemas identificados no município”, completou. Carla Campos apresentou o projeto acompanhada da cientista social e auxiliar de pesquisa Juliana Souza.

Os indicadores

Utilizando dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e do Instituto de Segurança Pública, entre outras instituições, o Ibase está levantando indicadores sobre acesso da população a saneamento básico, transporte rodoviário, educação básica, renda média/trabalho, saúde/qualidade da água, acesso à habitação e coleta de lixo, entre outros fatores.

Os dados secundários serão complementados através de entrevistas com gestores públicos e usuários de políticas públicas. Serão cerca de 400 questionários por município. A ideia é contribuir com a justiça social e ambiental da região, ajudando a conhecer, entender e até apontar as melhores soluções para os problemas existentes.

O projeto Incid deu início nesta quinta, 15, à pesquisa de campo nos 14 municípios fluminenses e a aplicação dos questionários será realizada até o dia 23 de março. “Os pesquisadores do Ibase vão precisar da ajuda do Fórum da Agenda 21 e do seu Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, e demais parceiros, para realizar esse estudo”, destacou Leandro Coutinho, Coordenador do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis e Coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

A construção do projeto piloto levará dois anos e terá duas fases: a montagem do sistema e a sua aplicação e aperfeiçoamento. Durante todo o projeto haverá encontros e consultas aos grupos organizados locais, através de seminários e reuniões. Os indicadores serão divulgados em formato de relatórios, cadernos e brochuras. Um boletim digital manterá os parceiros informados sobre os últimos desdobramentos do Incid.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário