Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2012

Prefeitura de Teresópolis soluciona problema no pagamento dos profissionais dos PSFs


Prefeitura soluciona problema no pagamento dos profissionais dos PSFs

Teresópolis, 09 de março de 2012 – O Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, acompanhado do Secretário de Governo, José Carlos Cunha, e dos Vereadores Dr. Carlão e Claudia Lauand, recebeu profissionais do Programa de Saúde da Família de Teresópolis nesta sexta-feira, dia 09, na Prefeitura Municipal. O motivo do encontro foi apresentar ao Governo Municipal as reivindicações dos trabalhadores referentes, principalmente, ao atraso no pagamento dos salários. Na ocasião, Carlos Otávio garantiu a liberação do salário de março até a próxima semana e, nos meses subseqüentes, os profissionais receberão até o quinto dia útil.

Desde janeiro a Prefeitura tenta regularizar a questão do pagamento dos profissionais. “Em agosto, quando assumimos, recebemos a Prefeitura comprometida orçamentariamente. No primeiro momento, atendemos as demandas de urgência e emergência que eram mais críticas e, na sequência, as questões de atenção especializada, como consultas, exames e cirurgias. No entanto, entendemos que a atenção básica é a porta de entrada do SUS”, afirmou o Secretário de Saúde, Carlos Otávio.

Com relação aos pagamentos, Carlos Otávio explicou que o município depende dos repasses do Ministério da Saúde. “Em janeiro, o Ministério da Saúde não fez o repasse e o Governo Municipal pagou integralmente os salários. Em fevereiro, o repasse foi feito no dia 14 à Prefeitura, que enviou os valores ao Instituto Social Fibra – responsável pelos pagamentos – no dia 15. E o recurso referente ao mês de março ainda não foi repassado”, detalhou. No entanto, para resolver a questão e evitar que os profissionais sejam prejudicados, o Prefeito Arlei autorizou que o salário seja pago, novamente, com recurso municipal. “Com isso, o dinheiro que entrar em caixa em março, será utilizado pela Prefeitura para pagar o mês seguinte. Assim, o Governo Municipal sempre terá esta reserva técnica para garantir que os salários sejam liberados até o quinto dia útil do mês subsequente”, explicou.

“Estamos sempre de portas abertas para receber funcionários, prestadores de serviço e população. Tentaremos solucionar todos os problemas que nos forem passados, para que as pessoas não sintam nenhum tipo de instabilidade. Estamos à disposição, aqui na Prefeitura, no Gabinete do Prefeito Arlei e também na Secretaria Municipal de Saúde”, assegurou José Carlos Cunha, Secretário de Governo.

Para o Vereador Dr. Carlão, o saldo da reunião foi muito positivo. “O secretário apresentou as justificativas para as questões repassadas e, a autorização do Prefeito Arlei, de antecipar a verba para garantir que não ocorram atrasos nos pagamentos nos próximos meses, mostra que o Governo Municipal está no caminho certo, solucionando questões antigas para o bem de todos”, afirmou.

Texto: Fabiana Fuchs
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário