Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de março de 2012

Professores da Educação de Jovens e Adultos em Teresópolis fazem curso sobre diversidade na UFF

Professores da Educação de Jovens e Adultos fazem curso sobre diversidade na UFF


Teresópolis, 14 de março de 2012 - Professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino iniciaram o Curso de Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), por intermédio do Núcleo de Educação e Cidadania (NUEC), da Pró-Reitoria de Extensão. A iniciativa faz parte do convênio entre Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e a Universidade Aberta do Brasil. 

A Secretaria Municipal de Educação disponibiliza o transporte dos educadores que participam do curso na modalidade semipresencial. São 180 horas de duração, sendo 60 horas presenciais e 120 horas à distância, com a utilização de tecnologias da informação e comunicação.

Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, uma das metas da Secretaria é investir na capacitação e formação de seus funcionários. “Queremos que a Educação de Teresópolis evolua sempre e, para isso, não medimos esforços para termos nossos profissionais cada vez mais capacitados em cursos de extensão”, explicou o Secretário.

O curso oferecido pela UFF trabalha com a compreensão da especificidade dos sujeitos envolvidos nos processos educativos e culturais: pessoas jovens e adultas, marcadas pelas questões de classe, religiosas, sociais, de gênero e de trabalho, dentre outras. “Entendendo que a educação escolar é um importante momento da formação humana, de construção de identidade e de produção de conhecimentos, a formação de professores envolvidos nesse processo complexo deve ser também uma preocupação para as instituições que se comprometem com a formação de cidadãs e cidadãos críticos e com a transformação social”, avaliou o coordenador do Núcleo de Educação e Cidadania da UFF, professor José Henrique Antunes.

O curso está organizado em seis módulos temáticos: Tecnologias da Informação e da Comunicação e Educação a Distância; Educação na Diversidade; Políticas Públicas em EJA: histórico e legislação; Aspectos Pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos; Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho; e Transformando a Realidade: Projeto Integrado e Participativo em Educação na Diversidade. Cada módulo é composto por um conjunto de textos, complementados com atividades de reflexão e aprofundamento.

Para Ana Paula Coutinho, Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos no Município, a oportunidade que a Secretaria de Educação está dando aos professores da EJA em participar deste curso é inestimável. “A Equipe EJA está muito feliz com a oportunidade de realizar esse curso de atualização, que possibilita também uma rica troca de experiências entre professores da EJA de diferentes cidades. São importantes momentos de estudo, reflexão e planejamento sobre os novos rumos da Educação de Jovens e Adultos", comemorou Ana Paula.

Os temas do curso são desenvolvidos em encontros presenciais e em estudo à distância. Os textos de cada módulo propõem atividades com o objetivo de serem socializadas no ambiente do curso. Essa dinâmica permite o acompanhamento pelos tutores, a troca de experiências e de conhecimentos entre os participantes e a formação de uma rede de profissionais envolvidos com a diversidade.

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação EJA
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário