Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de março de 2012

Secretaria Municipal de Educação investe no uso da tecnologia para orientadores de Teresópolis RJ

Secretaria Municipal de Educação investe no uso da tecnologia

Teresópolis, 19 de março de 2012 - A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Teresópolis, através do Serviço de Tecnologias Educacionais e do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Teresópolis (NTM), está formando duas turmas de Orientadores Tecnológicos para atuarem nas unidades escolares municipais. O objetivo é viabilizar o uso dos laboratórios de informática como ferramenta pedagógica. Até o dia 28 de março, os primeiros 12 orientadores tecnológicos do município terão recebido sua formação básica para começarem o trabalho.

No entendimento do Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o curso é apenas o início de um programa mais ambicioso, o das escolas 100% conectadas. “Na educação atual, o uso da tecnologia tem uma função de grande relevância, pois auxilia na mediação pedagógica e aumenta a interatividade entre aluno e professor, levando um mundo de conhecimento para dentro da sala de aula. A formação dos orientadores tecnológicos tem o intuito de transformar os laboratórios de informática em extensões da sala de aula com uma nova maneira de ensinar e aprender", ressalta o Secretário.

O curso oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Educação para professores voluntários que desejem atuar nas escolas no regime de hora extra chama-se ‘O uso das tecnologias nos projetos escolares para orientadores tecnológicos’ e abrange temas como planejamento, organização temática, modelos de atividade e ideias tecnoeducativas. 

Segundo Bernadete Duarte, Diretora do Serviço de Tecnologias Educacionais da SME, esse é um curso inicial onde os professores aprendem sobre o sistema operacional Linux, como lidar com os laboratórios de informática, a diagnosticar as demandas das escolas e dos professores para, a partir daí, atuar como orientadores tecnológicos. Após essa primeira formação, os OTs continuam sua formação toda quarta-feira no laboratório do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Teresópolis (NTM) onde se especializarão em diversas áreas.

“Hoje, todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino já receberam seus laboratórios de informática e o orientador tecnológico terá o papel de viabilizar seu uso como ferramenta pedagógica, tirando o medo que alguns professores ainda têm em relação ao uso de novas tecnologias, agindo como facilitador deste processo”, explica Bernadete.

Texto e Fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário