Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2012

Vale da Prata e Vargem Grande em Teresópolis receberão água tratada

Vistoriando as obras de abastecimento de água no Vale da Prata: o gerente serrano da Cedae José Luiz Daflon, Prefeito Arlei e os vereadores Dr. Carlão e Major Anderson


Vale da Prata e Vargem Grande recebem água tratada

Parceria entre Prefeitura e Cedae beneficiará cerca de 1,7 mil famílias

Teresópolis, 02 de março de 2012 – O Prefeito Arlei esteve nesta sexta-feira, 02, no Vale da Prata, na periferia, e em Vargem Grande, no 3º Distrito, acompanhado da equipe da Cedae que, em parceria com a Prefeitura Municipal, colocou tubulação para abastecimento de água tratada nas localidades. A visita foi acompanhada pelos Secretários de Orçamento Participativo, José Maria Rodrigues, e de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, e pelos Vereadores Dr. Carlão, Major Anderson e Anginho.

No Vale da Prata, foi concluída a obra de interligação da rede de abastecimento, com cerca de 1,5 km de extensão. A ação contou com o apoio da CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), que permitiu a travessia do encanamento pela BR-116. “Esta é mais uma vitória para a comunidade. Procurei a Cedae e fechamos esta parceria, que vai se estender para outras localidades que ainda não têm acesso à água tratada”, adiantou o Prefeito Arlei. Segundo ele, o contrato com a concessionária de água será renovado e a Prefeitura reivindicará algumas contrapartidas. “Faremos algumas exigências neste novo contrato, como o tratamento do esgoto sanitário do município e o abastecimento de água de qualidade nas comunidades que ainda não têm”, adiantou.

Em Vargem Grande, cerca de 3 mil metros de rede de água estão sendo construídos na Rua Diógenes Pedro da Costa. A previsão é que o serviço seja finalizado em 15 dias. Na sequência, as servidões de acesso também receberão a canalização.

José Luiz Daflon, Gerente Serrano da Cedae, destacou que cerca de 700 famílias serão beneficiadas com a interligação no Vale da Prata e mais de mil residências em Vargem Grande poderão ter acesso à água tratada. “Este era um anseio antigo da Cedae e graças a essa parceria com o Prefeito Arlei vamos beneficiar centenas de famílias com água de qualidade”, afirmou. Para ter acesso à água canalizada, as famílias devem ir à Secretaria Municipal de Planejamento, no terceiro andar da Prefeitura, e solicitar o memorando de número de sua residência. Este documento deverá ser levado à Cedae para que seja feita a vistoria e, posteriormente, a ligação da água. 
 Prefeito Arlei com o empresário Carlinhos da Serra e representantes da Cedae no Vale da Prata
Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, os imóveis precisam obedecer a critérios legais para que possam receber a água tratada. “Os imóveis não podem estar localizados em áreas de risco, nem de preservação ambiental. Seguindo todas essas exigências, o Poder Público autoriza a ligação da água canalizada”, explicou. 

Para o Vereador Dr. Carlão, o acesso à água de qualidade é uma questão de saúde pública. “A implementação desse projeto mostra o respeito da Prefeitura, do Estado e da Câmara de Vereadores pelos cidadãos e também a preocupação com a saúde. Estamos unidos pensando socialmente e hoje saldamos uma dívida com essas comunidades. Com a água da Cedae chegando às casas e o esgotamento sanitário sendo bem feito, com certeza haverá uma redução das doenças comuns, como verminoses e viroses”, ressaltou o Vereador, que também é médico.

O Vereador Major Anderson também comemorou a conquista. “Quando o Prefeito Arlei assumiu o cargo, ele disse que seu principal objetivo era atender o povo. Antes, com os desentendimentos entre a Prefeitura e a Cedae, só quem perdia era a população. Agora, o povo recebe o presente, pois as famílias do Vale da Prata e de Vargem Grande passarão a ter o direito de requerer água tratada em suas casas”, festejou.

Presidente da Associação de Moradores Silas Macedo, Prefeito Arlei, vereadores Major Anderson, Anginho e Dr. Carlão com representante da Cedae em Vargem Grande

Silas Macedo, Presidente da Associação de Moradores de Vargem Grande, disse estar feliz por essa conquista. “Esta era uma luta antiga dos moradores de Vargem Grande. É um ganho para a comunidade e mostra que a Prefeitura está se preocupando em trabalhar pela população. O Prefeito Arlei está fazendo um trabalho sério e correto e nós temos que aplaudir esta iniciativa”, elogiou.

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos:Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário