Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Firjan inaugura Unidade Sesi-Senai em Teresópolis

Representantes da Firjan descerram a placa de inauguração da Unidade Sesi-Senai
Firjan inaugura Unidade Sesi-Senai em Teresópolis

Diversos cursos serão oferecidos, como confecção e Tecnologia da Informação

Teresópolis, 29 de junho de 2012 – Foi inaugurada nesta quinta-feira, 28, a nova Unidade Sesi-Senai Teresópolis. O espaço, que integra a Gerência Executiva de Nova Friburgo, vai ampliar o atendimento do Sistema Firjan na cidade, com novos cursos gratuitos de capacitação e prestação de serviços para empresários e trabalhadores. Com 2.500m², o espaço tem estrutura para atender 200 pessoas por dia.

O Presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa, esteve presente ao evento e falou sobre o trabalho de ampliação de unidades no estado. “Este ano, já inauguramos cinco unidades do Sesi-Senai. Essa é a nossa proposta, levar qualificação para os trabalhadores, além dos exames ocupacionais, entre outros serviços. Tínhamos essa carência em Teresópolis”, enfatizou. Para o Presidente da Comissão Intermunicipal da Firjan em Teresópolis, Hélio Neves, a inauguração é um marco para a cidade. “Esta unidade é um importante presente para Teresópolis. Agora, estamos preparados para receber grandes indústrias, pois elas terão como qualificar e aperfeiçoar seus funcionários”, comentou.
 Secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Breder, participa da cerimônia de inauguração

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Breder, ressaltou que a iniciativa vai contribuir para a instalação de um polo industrial no município. “A implantação de um polo industrial na cidade depende de uma mão de obra qualificada e, hoje, com a unidade do Sesi-Senai, os trabalhadores terão a possibilidade de passar pela capacitação”, avaliou Eduardo Breder, acrescentando que a Prefeitura tem participado de reuniões com a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) para viabilizar o projeto. No dia 9 de julho, representantes do Codin estarão em Teresópolis para um encontro com o Prefeito Arlei e para visitar locais que poderão servir para a instalação do polo.

Atualmente a unidade já conta com aulas de qualificação do Programa Sesi-Senai Educa Mais, que oferece cursos na área de construção civil no canteiro escolar. O curso já formou 39 alunos e tem duas turmas em andamento. Com a ampliação, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) vai oferecer cursos de Aprendizagem e de Aperfeiçoamento, como confecção e Tecnologia da Informação. O Sesi (Serviço Social da Indústria) vai disponibilizar serviços de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, Exames Laboratoriais, Espirometria, Audiometria, além de Clínica Odontológica.

A Secretária dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira, também participou da cerimônia e adiantou que já foi firmada uma parceria com o Senai para que 25 mulheres façam um curso gratuito de pintura e textura de parede. As inscrições começam na próxima semana e serão feitas na Secretaria, na Rua Heitor de Moura Estevão, 279, Várzea. Mais informações pelo telefone (21) 2643-4237.
 O espaço vai oferecer novos cursos, como de confecção

O Sesi-Senai Teresópolis está localizado na Rua Jorge Lóssio, 207, no Alto, e o telefone para informações é 0800 0231 231.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Companhia Arte Movimento de Teresópolis conquista primeiro, segundo e terceiro lugar em concurso de dança, em Cabo Frio

As coreógrafas Natália Gonçalves e Natália Simões com as moranguinhas Milena Costa, Julia Carneiro e Giovana Oliveira
Companhia Arte Movimento conquista primeiro, segundo e terceiro lugar em concurso de dança, em Cabo Frio


Teresópolis, 29 de junho de 2012 - Com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Esporte e Lazer, a companhia teresopolitana de dança ‘Arte Movimento’ participou do IX Concurso Nacional de Cabo Frio, que aconteceu no último final de semana (23 e 24), na cidade da Região dos Lagos. Participando pela primeira vez do evento, reconhecido pelo alto nível de seus participantes e comissão técnica julgadora, Teresópolis foi alvo de muitos elogios. O grupo ‘Arte Movimento’ garantiu para Teresópolis uma colocação disputada e aplaudida por todos. A companhia conquistou o primeiro lugar na categoria e prêmio em dinheiro pela maior nota do evento, levando o nome da cidade ao reconhecimento.

Professora de balé há 16 anos em Teresópolis, a fundadora do grupo, Natália Gonçalves, vê com otimismo o futuro da dança na cidade. “Ficamos muito felizes com o resultado desse concurso. A maioria dos alunos dançou pela primeira vez num evento desse porte. Encaramos uma banca examinadora de altíssimo nível e o resultado alimentou ainda mais nossos sonhos e nossa dedicação à qualidade técnica e artística do nosso trabalho. Dançando, Teresópolis renova as esperanças de um futuro melhor”, comentou Natália.
O casal Natália Simões e Diego Dias vencedores do 2º lugar na categoria livre adulto duo

Segundo o professor da modalidade Street dance (dança de rua), Diego Dias, nada disso seria possível sem o apoio das famílias e da Prefeitura. “A Arte Movimento levou para Cabo Frio trinta e cinco alunos e respectivos responsáveis, a carreira de um bailarino depende muito desse apoio em casa. Também não podemos deixar de agradecer o apoio recebido das Secretárias de Cultura e Esporte e Lazer, que têm estado ao nosso lado em todos os eventos. Impossível conquistar sonhos sem parcerias. Só temos a agradecer”.

Com as diversas coreografias apresentadas, Teresópolis trouxe três prêmios em diferentes categorias e modalidades:

1º lugar – Moranguinho - grupo de balé infantil com coreografia de Natália Simões e Natalia Gonçalves

2º lugar – Olívia e Popeye - grupo infanto livre com coreografia de Natália Gonçalves e Diego Dias

3º lugar – Bem-me-Quer – Grupo adulto livre duo com coreografia de Diego Dias e Natália Simões.

Grupo Olívia e Popeye

Texto – Gisele Barreto
Fotos -Jéferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Vereadores de Teresópolis encerram mês de junho com diversas homenagens

Vereadores encerram mês de junho com diversas homenagens


Última sessão ordinária do mês de junho, a reunião da Câmara Municipal na noite desta quinta-feira, dia 28, foi marcada por homenagens, como tem sido tradição nos últimos meses. Pessoas e instituições do município foram homenageadas pelos Vereadores.

A primeira homenagem da noite foi feita à ATMAV Resgate Leões da Serra, associação que se destacou na ajuda às vítimas do temporal do último mês de abril, que tantos danos causaram à cidade. O autor da proposição para a homenagem, Presidente da Câmara, Vereador Cleyton Valentim (PR), destacou que esse foi mais um dos grupos que se dedicou a um trabalho voluntário e sem esperar o reconhecimento da opinião pública. Mas o Presidente destacou que ao saber do trabalho desenvolvido pela ATMAV considerou importante fazer esse reconhecimento através da homenagem do Legislativo.

Também de autoria do Presidente Cleyton foram realizadas outras homenagens. Entre eles ao Pastor Abner de Cássio Ferreira pelo seu trabalho religioso e social na Assembléia de Deus de Madureira, através da unidade de Teresópolis. Os Pastores Sostenes Silva e Valdir receberam a homenagem em nome da igreja e do Pastor Abner.

O Colégio Serrano, através dos responsáveis pelo mesmo, o casal Idelson e Rosana, também foi homenageado pelo trabalho que vem sendo realizado naquela unidade escolar em prol do desenvolvimento educacional de Teresópolis.

Ainda foram agraciados pelo Presidente Cleyton Valentim, o Pastor Cláudio Lúcio da Costa e a Pastora Sinara Freire da Costa Simas, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo casal a frente da Igreja Apostólica Ministério da Fé.
O Projeto Social Estrela da Manhã foi homenageado pelo Vereador Ademir Enfermeiro (PMDB), por conta do dedicado atendimento à população durante o temporal do último mês de abril e pelas campanhas que vem realizando na cidade. O Presidente do Projeto Social, Emerson da Silva, e um dos voluntários do projeto receberam a homenagem das mãos do Vereador.

Os Soldados PM Alexandre Pinela dos Santos e Wenderson de Souza Brigido Garcia e o Sargento PM Alexandre Barbosa Ribeiro também foram homenageados pelo Vereador Ademir Enfermeiro. Estes policiais militares, lotados no 30º BPM, foram agraciados por conta do trabalho realizado com honradez e dedicação pela segurança pública do município.

Fechando as homenagens foi entregue o voto de congratulações ao Colégio Estadual Higino da Silveira, através de sua diretora Adriana Gaspar Coutinho, e dos professores Sônia Patrícia de Oliveira, Inês Aparecida de Resende, Márcia Maria e Luis Antônio. O Vereador Dr Carlão (PMDB) autor da proposição destacou que a equipe da escola está a frente de importantes projetos. O Vereador destacou um pouco de alguns deles: projeto de reciclagem de papel como forma de despertar interesse artístico e de preservação ambiental; Projeto Solidário, onde se incentiva as turmas da escola a arrecadarem doações para entidades que atuam com pessoas carentes do município; PISME (Projeto de Ingresso Seletivo Misto), que consiste de avaliação anual dos alunos durante três anos que permite acesso direto ao ensino superior, através do qual estudantes do Higino da Silveira chegaram a diversas faculdades públicas e particulares.

Ao final da sessão foram aprovados os votos de congratulações de autoria da Vereadora Dra. Cláudia (DEM) ao Padre Mário Coutinho, da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Barra do Imbuí, ao Pastor Josué Cardoso, da Igreja Batista Central, e ao médico Marcos Filgueiras. As homenagens serão entregues posteriormente.

Projetos de lei aprovados – Em sessão extraordinária, logo após as homenagens, foram votados dois projetos de lei. Um deles assinado por todos os Vereadores presentes à sessão: Cleyton Valentim, Cláudio Mello (PT), Paulinho Carvalho (PTB), Ademir Enfermeiro, Dr. Carlão, Dra. Cláudia e Marcelo Oliveira (PMN). O projeto faz alterações na Lei Municipal nº. 1300/ 90, que versa sobre a fiscalização sanitária, e que vai garantir melhores condições de trabalho aos fiscais que atuam neste setor.

Ainda na sessão extraordinária, foi aprovado projeto de autoria do Executivo que autoriza o mesmo a firmar convênio com a Polícia Militar para implantação de posto de policiamento no bairro de São Pedro. O Presidente Cleyton Valentim ressaltou que esta vem sendo uma luta antiga e que é muito positivo que venha a se tornar realidade.

O Presidente ressaltou que se inicia o processo de recesso legislativo e que a próxima sessão ordinária acontece em 2 de agosto. No dia 5 de julho será realizada a sessão solene, para entrega das Medalhas George March e Títulos de Cidadão Teresopolitano, em comemoração ao aniversário de emancipação político-administrativa do Município.

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Teresópolis integra o circuito da corrida que marca contagem regressiva para a JMJ Rio 2013

Nesta quarta-feira, 27, o Secretario Municipal de Esporte e Lazer, Alexandre Pinheiro da Trindade, recebeu em seu gabinete, no Ginásio Pedrão, o Padre Jorge, da Paróquia de Santo Antônio de Teresópolis, e o Presidente da Comissão Especial Governamental - JMJ Rio 2013, Luiz Carlos de Souza Pugialli, para acertar os detalhes da corrida de rua e caminhada “Bote Fé na Vida”
Teresópolis integra o circuito da corrida que marca contagem regressiva para a JMJ Rio 2013


Teresópolis, 28, de junho de 2012 - No dia 22 de julho, as ruas do Brasil vão estar tomadas por jovens, valorizando a vida, a saúde e levando a mensagem de Deus. Nesta quarta-feira, 27, o Secretario Municipal de Esporte e Lazer, Alexandre Pinheiro da Trindade, recebeu em seu gabinete, no Ginásio Pedrão, o Padre Jorge, da Paróquia de Santo Antônio de Teresópolis, e o Presidente da Comissão Especial Governamental - JMJ Rio 2013, Luiz Carlos de Souza Pugialli, para acertar os detalhes da corrida de rua e caminhada “Bote Fé na Vida”. O evento católico acontecerá simultaneamente, em todo país no dia 22 de julho. Promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e patrocinado pelo Governo do Rio, a prova será a nível nacional e marcará o início da preparação dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontece entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, na praia de Copacabana, no Rio.

Com o objetivo de contribuir para a promoção da JMJ Rio 2013, o “Bote Fé na Vida” também servirá para despertar o esporte como canal de prevenção às drogas e promoção à saúde. A modalidade foi escolhida por ser popular, democrática e proporcionar bem-estar aos praticantes. Segundo Pugialli, a evangelização através do esporte também é um ponto fundamental dentro do projeto. “O Bote Fé na Vida também insere a igreja dentro do contexto esportivo do país, que vai receber a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, e a corrida é um esporte fácil de treinar e de ser praticado, accessível a todos”.

O Secretario Municipal de Esporte e Lazer, Alexandre Pinheiro da Trindade, aprovou a idéia. “O esporte sempre agrega valores e através dele garantimos saúde, bem estar e confraternização. Desta forma a Igreja e o Estado uniram forças para evangelizar”. Responsável pelo Setor da Juventude de Teresópolis Padre Jorge admite que a corrida, além de despertar para a jornada mundial, vai incutir no coração dos jovens a necessidade de levar uma vida saudável, tanto física como espiritualmente. “A igreja está aproveitando a popularidade da corrida de rua para falar das coisas de Deus. É o esporte a serviço da evangelização”, disse o padre. 

No Estado do Rio, somente quatorze municípios farão parte do evento. Entre eles estão: Rio, Barra do Piraí, São João do Meriti, Angra dos Reis, Seropédica, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim, Valença, Cabo Frio, Campos, Itaperuna e Nova Iguaçu. A corrida aconterá em todas as dioceses do Brasil e terá início simultaneamente às 8h. Poderão participar esportistas, jovens acima de 16 anos, famílias, padres e religiosos. A extensão da prova será de 5 km e todos os participantes receberão uma camiseta do Bote Fé na Vida. Aqueles que concluírem a prova receberão uma medalha e os três primeiros colocados ganharão um troféu.

**As inscrições poderão ser feitas pela internet a partir do dia 30/06 até 20/07.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Parque Municipal de Teresópolis comemora 3º aniversário com melhorias e Prefeitura marca visita guiada para a imprensa

Vista da Trilha da Pedra da Tartaruga, no PNM Montanhas de Teresópolis
Parque Municipal de Teresópolis comemora 3º aniversário com melhorias e Prefeitura marca visita guiada para a imprensa


Teresópolis, 28 de junho de 2012 – A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura de Teresópolis está elaborando uma programação especial em comemoração ao terceiro ano do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, considerado a maior unidade de conservação de proteção integral criada por município no Estado do Rio de Janeiro.

Para que a imprensa conheça a estrutura do Parque, está agendada uma visita guiada à unidade de conservação, exclusiva para os profissionais que trabalham nos veículos de comunicação da cidade. A data é 5 de julho, às 9h, e o ponto de encontro é a sede da Secretaria de Meio Ambiente (Rua Rui Barbosa, 170 – Várzea).

A proposta é apresentar as condições atuais e as melhorias de infraestrutura realizadas pela Prefeitura na unidade de conservação da natureza, entre elas a recuperação e manejo das trilhas da Pedra da Tartaruga e da Pedra do Camelo, bem como da área de camping, e a revitalização das vias de escalada e rapel, em parceria com o CET – Centro Excursionista Teresopolitano.

Os interessados em participar da visita guiada podem confirmar a sua presença pelo e-mail seccompmt@gmail.com, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
Ponto de apoio do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

O Parque

Criado no dia 6 de julho de 2009, com a presença do então Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ocupa uma área com cerca de cinco mil hectares e abrange os bairros Salaco, Posse, Granja Florestal, Campo Grande (na cidade), Santa Rita e Ponte Nova (no interior) e vizinhança. Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto. Possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes.

Ainda em 2009, o Parque recebeu do Governo Alemão, por meio do FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), recursos financeiros que foram utilizados na aquisição de equipamentos (computadores, GPS, etc.), imagens de satélite para a base cartográfica, criação da identidade visual e duas pesquisas de campo: um levantamento de uso e cobertura florestal e outro da fauna da unidade de conservação.

Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil apresentou à Câmara Estadual de Compensação Ambiental um projeto de fortalecimento do Parque que inclui a aquisição da sede oficial da unidade de conservação, a elaboração do Plano de Manejo e também para a compra de veículos e equipamentos. O projeto aprovado e a verba, num total de R$ 1,4 milhão, são administrados pelo FUNBIO.

Para a instalação da sede administrativa, do Centro de Visitantes e outros equipamentos administrativos está sendo adquirida uma área de 42 hectares, em Santa Rita, no 2º Distrito. Quanto ao Plano de Manejo, encontra-se em preparação o Termo de Referência para a contratação, pelo FUNBIO, de serviço especializado para a elaboração do documento.

Em setembro de 2011 o Governo do Estado entregou três veículos para uso exclusivo do PNM Montanhas de Teresópolis. São duas caminhonetes da marca Nissan e um Palio Weekend, que foram adesivados e identificados como propriedade da Prefeitura para uso exclusivo do Parque.

O PNM Montanhas de Teresópolis, duramente atingido pelas chuvas de 2011, ficou fechado até abril do ano passado. Reaberto em maio, após uma fase de recuperação, recebeu desde então cerca de 2.000 visitantes, devidamente registrados.

Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis acerta pagamento de passagens de professores da zona rural

Reunião aconteceu entre Procuradora Municipal, Secretário de Governo e representantes da classe
Prefeitura acerta pagamento de passagens de professores da zona rural

Reunião aconteceu entre Procuradora Municipal, Secretário de Governo e representantes da classe

Teresópolis, 27 de junho de 2012 - Na manhã desta quarta-feira, 27, a Procuradora do Município, Rosilda Barbosa, e o Secretário de Governo, José Carlos Cunha, receberam os professores que trabalham nas escolas municipais do 2º e 3º distritos de Teresópolis, no interior. Em pauta, as passagens de ônibus que os educadores não estavam recebendo da Prefeitura, cumprindo determinação do Tribunal de Contas do Estado, através do processo 219.871-3/2011. Durante a reunião, foi anunciado que o município arcará com 50% da passagem, enquanto o professor beneficiário arcará com os outros 50%, como os professores da zona urbana.

De acordo com a Procuradora Rosilda Barbosa, os professores da zona rural tinham um tratamento diferenciado, recebendo a passagem integral em virtude da distância e da necessidade de alguns em utilizar mais de um ônibus por dia para chegar às escolas. “Para esses professores, o município custeava 100% do valor. Entretanto, em 2011, o Tribunal de Contas do Estado instaurou uma tomada de contas, investigou e detectou que o município não poderia mais arcar integralmente com a passagem. A Prefeitura teria que seguir uma lei municipal que determina que o município pague 50% e o beneficiário, os outros 50%”.

A tomada de contas é quando o TCE detecta no município alguma irregularidade ou descumprimento das leis. O Tribunal pede que se faça um levantamento de tudo que foi gasto e indique quem foi o responsável por aquela despesa, para que este devolva aos cofres públicos a importância, como explica a Procuradora Rosilda Barbosa. “A determinação é que o governo do Prefeito Arlei não arque mais com os 100% dos passes, pois era uma situação irregular. Com isso, finalizamos o contrato para cumprir a determinação do Tribunal”, concluiu a Procuradora, se referindo ao contrato assinado entre a Prefeitura e a Viação Teresópolis, responsável pelo transporte coletivo na zona rural. A partir do dia 2 de julho os professores receberão as passagens dentro desta nova modalidade.

Segundo o professor Maurício Martins, com a questão das passagens resolvidas, o próximo passo é negociar com o Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, visando ao ressarcimento dos valores ainda não pagos. “Desde fevereiro não estávamos recebendo a passagem devido a esse impasse. Agora, vamos pedir o ressarcimento das passagens que nós pagamos nesses quatro meses”, disse Maurício Martins, professor na Escola Municipal Mariana Leite Guimarães, em Bonsucesso, 3º distrito. A reunião com o Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, foi agendada para o dia 16 de julho.
Representantes da Prefeitura recebem professores das escolas municipais do interior

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos:Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

O SESC trará várias oficinas e cursos em julho no Festival de Inverno 2012

programação do SESC TERESÓPOLIS
Festival de Inverno SESC 2012


OFICINAS

7/7 - sábado-OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM O GRUPO 59 DE TEATRO-Teresópolis - SESC Teresópolis - Sala do corpo – 11h às 12h30-Classificação etária: Livre (recomendado a partir de 10 anos)

11/7 – quarta-feira -LABORATÓRIO DE MANIPULAÇÃO DE BONECOS - GRUPO CAIXA DO ELEFANTE TEATRO DE BONECOS Teresópolis - SESC Teresópolis - Sala polivalente – 10h às 14h-Classificação etária: 14 anos

11 e 12/7 -quarta e quinta-feira  – OFICINA DE CINEMA PARA CRIANÇAS - BETE BULLARA (CINEDUC)- Teresópolis - SESC Teresópolis – Sala de vidro – 10h às 13h-Classificação etária: 10 a 14 anos 

11 e 12/7 – quarta e quinta-feiraNOVAS MÍDIAS – LÍGIA DIOGO-Teresópolis - SESC Teresópolis – Sala de vídeo – 14h às 18h-Classificação indicativa: 14 anos

11 e 12/7-quarta e quinta -OFICINA DE INTERPRETAÇÃO -GILLRAY COUTINHO- Teresópolis - SESC Teresópolis - Sala do Corpo – 14h às 17h-Classificação etária: 16 anos

11 e 12/7–quarta e quinta-feira-OFICINA MEDIAÇÃO DE LEITURA – MARIA HELENA RIBEIRO- Teresópolis - SESC Teresópolis - Biblioteca – 14h às 18h-Classificação etária: 14 anos

11 e 12/7-quarta e quinta-OFICINA PRODUÇÃO CULTURAL – ANA LUISA LIMA- Teresópolis-SESC Teresópolis-Sala de vídeo–17h30 às 20h30- Classificação etária: 14 anos

11,12 e 13/7– quarta, quinta e sexta-feira -OFICINA DANÇA CONTEMPORÂNEA – SUELI GUERRA- Teresópolis - SESC Teresópolis – Sala do corpo – 11h às 13h-Classificação indicativa: 14 anos

11,12 e 13/7 -quarta,quinta e sexta-feira-OFICINA DE DJ - DJ MACHINTAL e MARCELINHO MG-Teresópolis - SESC Teresópolis - Sala do corpo – 14h às 17h-Classificação etária: 14 anos

11,12 e 13/7 –quarta, quinta e sexta-feira -OFICINA PRÁTICA DE ARTE – RAFAEL ALONSO-Teresópolis - SESC Teresópolis – Sala polivalente – 14h às 17h-Classificação etária: Livre

14/7 - sábado -OFICINA BRINCANTE PARA EDUCADORES “DO QUINTAL À SALA DE AULA” - GRUPO MARIA CUTIA- Teresópolis - SESC Teresópolis - Sala de vidro – 14h às 18h-Classificação etária: Livre

15/7–domin-MÍMICA CORPORAL DRAMÁTICA:A PRECISÃO E A COMUNICAÇÃO DO MOVIMENTO CÊNICO- Teresópolis - SESC Teresópolis – 10h às 17h - Sala de Vidro-Classificação etária: 16 anos


18 e 19/7 – quarta e quinta-feira -OFICINA ESCRITA CRIATIVA - CADERNO DE MEMÓRIAS - ANA LETÍCIA LEAL-Teresópolis - SESC Teresópolis - Biblioteca – 14h às 18h-Classificação etária: 14 anos

18 e 19/7–quarta e quinta-feira-OFICINA TEORIA DO CINEMA – HERNANI HEFFNER- Teresópolis - SESC Teresópolis – Sala de vídeo –13h às 17h-Classificação indicativa: 14 anos

18, 19 e 20/7 –quarta,quinta e sexta-feira -OFICINA DE CRIATIVIDADE MUSICAL - LUHLI- Teresópolis - SESC Teresópolis - Sala de vidro – 10h às 13h-Classificação etária: 14 anos

18,19 e 20/7 - quarta, quinta e sexta-feira -OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS – MAÍRA MARTINS- Teresópolis - SESC Teresópolis - Sala Polivalente – 10h às 12h-Classificação etária: Livre (recomendado a partir de 7 anos).

20 e 21/7 – sexta e sábado -OFICINA DRAMATURGIA EM DANÇA – CRISTINA MOURA- Teresópolis - SESC Teresópolis – Sala do corpo – 11h às 15h-Classificação etária: 16 anos

25 e 26/7, quarta e quinta -OFICINA CARPINTARIA DO PALHAÇO PARA CRIANÇAS – SÁVIO MOLL- Teresópolis - SESC Teresópolis - Sala do Corpo – 14h às 16h30-Classificação etária: 7 a 10 anos

25, 26 e 27/7 - quarta, quinta e sexta-feira -OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS - CICLO NATURAL - Educação, Arte e Ecologia- Teresópolis - SESC Teresópolis - Sala Polivalente – 14h às 17h-Classificação etária: 12 anos

25, 26 e 27/7 – quarta, quinta e sexta-feira -OFICINA DE ARTE PARA CRIANÇA - MARCELO AUGUSTINHO PAULO- Teresópolis - SESC Teresópolis – Sala de vidro – 10h às 13h-Classificação etária: Livre

25, 26 e 27/7 – quarta, quinta e sexta-feira -OFICINA TEÓRICA DE ARTE - LUIZA INTERLENGHI- Teresópolis - SESC Teresópolis – Sala de vidro – 14h às 17h-Classificação etária: Livre

25 a 28/7 – quarta a sábado -OFICINA DANÇAS BRASILEIRAS – ELEONORA GABRIEL Teresópolis - SESC Teresópolis – Sala do corpo – 11h às 13h-Classificação etária: livre



Venda de ingressos – a partir de 3/7/2012:

SESC Teresópolis - Avenida Delfim Moreira 749 - Tel: (21) 2743-6939

SESC Teresópolis – Quadra – 450 lugares
SESC Teresópolis – teatro – 247 lugares
SESC Teresópolis – SESC Café – 100 lugares
SESC Teresópolis – Biblioteca – 80 lugares

*Programação sujeita a alterações
Fonte:SESC RIO/Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Programação do Festival SESC Rio 2012 em Teresópolis-Dança -palestra e mostra

SESC RIO
Programação do Festival SESC Rio 2012 em Teresópolis


DANÇA

8/7 - domingo -ARQUITETURA DO SAMBA- Teresópolis - SESC Teresópolis - Quadra - 20h-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)-“Arquitetura do Samba” é a terceira parte da trilogia dedicada ao samba que a diretora e coreógrafa Andrea Jabor concebe desde 2007 junto à companhia.Classificação etária: livre-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

14/7 -sábado-O TEMPO DO MEIO- Teresópolis - SESC Teresópolis - 19h - Quadra-O espetáculo é resultado de um projeto de investigação coreográfica inspirado na noção do tempo como presença, tendo como fonte as reflexões pré-socráticas e platônico/aristotélicas sobre o tempo.Classificação etária: 10 anos-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

20/7 –sexta-feiraVÍDEO DANÇA – PALESTRA E MOSTRA- Teresópolis – SESC Teresópolis – Sala Vídeo – 17h30-Mostra de Videodança-A produção nacional em videodança nos últimos dez anos - Curadoria: Projeto Dança em Foco

Palestras-Uma fala sobre videodança – com Luciana Ponso-As questões relacionadas ao tema corpo-câmera são o ponto de partida para essa conversa. Por meio de exemplos comentados, será mostrado o surgimento da linguagem videodança e as diversas formas de lidar com o diálogo corpo-câmera.

Introdução à Videodança – com Leonel Brum-Classificação etária: 12 anos-Grátis

21/7 –sábadoAS CANÇÕES QUE VOCÊ DANÇOU PRA MIM – FOCUS CIA DE DANÇA Teresópolis – SESC Teresópolis – quadra – 20h-Quatro casais são embalados por um grande "pot-pourri" de 72 canções interpretadas por Roberto Carlos.Classificação Livre-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

***Grátis em Nova Friburgo

26/7–quinta-feiraEU PRECISO DIZER QUE TE AMO - CIA JOVEM STUDIO3- Teresópolis – SESC Teresópolis – teatro – 19h-Neste novo trabalho, as músicas de Caetano Veloso, Maria Betânia, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Cazuza entre outros dão suporte à ideia de fazer um espetáculo sobre as relações amorosas.Coreografias: Iane Rocha, Michelli Rocha e Mickael Veloso / Texto e concepção: Mickael Veloso / Direção: Iane Rocha-Classificação: livre-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)


27/7 - sexta-feira -CAPRICHOSA VOZ QUE VEM DO PENSAMENTO- Teresópolis - SESC Teresópolis - 19h - Teatro-O espetáculo é uma “conversa” entre dança e música, entreouvida e amplificada por um dos mais importantes diretores de teatro do país: Aderbal Freire Filho. Em cena: Maria Alice Poppe e Tato Taborda.Classificação etária: livre-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)


Venda de ingressos – a partir de 3/7/2012:

SESC Teresópolis - Avenida Delfim Moreira 749 - Tel: (21) 2743-6939

SESC Teresópolis – Quadra – 450 lugares
SESC Teresópolis – teatro – 247 lugares
SESC Teresópolis – SESC Café – 100 lugares
SESC Teresópolis – Biblioteca – 80 lugares

*Programação sujeita a alterações
Fonte:SESC RIO/Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Programação do Festival SESC Rio 2012 em Teresópolis- Teatro

SESC RIO
Programação do Festival SESC Rio 2012 em Teresópolis




TEATRO

11/7 – quarta-feira – A TECELÃ-Teresópolis – SESC Teresópolis – Teatro - 19h-"A tecelã” é um espetáculo de teatro de animação adaptado do conto “A moça tecelã”, de Marina Colassanti. A peça, da Cia. Caixa do Elefante, inclui, além da interpretação dos atores, a manipulação de bonecos e a interação com vídeos.Classificação etária: 12 anos-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

12/7 - quinta-feira -QUEBRA OSSOS- Teresópolis - SESC Teresópolis – Teatro – 19h-Três personagens à beira da mudança, lutando para largar seus medos e mergulhar numa transformação, seja qual for. Este é o primeiro espetáculo da Múltipla Companhia Teatral.Classificação etária: 12 anos-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

12/7–quinta-feiraZÉ KETI, A VOZ DO MORRO- Teresópolis – SESC Teresópolis – quadra – 20h-O espetáculo mostra a trajetória de vida e obra de José Flores de Jesus, ou Zé Keti em um total de 26 músicas, com banda ao vivo, entremeadas com episódios cômicos da vida do artista.Classificação etária: Livre-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)


13/7 –sexta-feiraCANASTRÕES- Teresópolis – SESC Teresópolis - Teatro - 21h-A peça é uma homenagem a Paulo Gracindo que, este ano, completaria 100 anos. Seu filho, o ator Gracindo Junior, reuniu-se com seus filhos, Gabriel Gracindo e Pedro Gracindo, nessa vontade de homenagear o patriarca e falar sobre esse ofício.Classificação etária: 12 anos-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

14/7 -sábado-O AMOR DE CLOTILDE POR UM CERTO LEANDRO DANTAS- Teresópolis - SESC Teresópolis - Teatro - 18h-A Emparedada da Rua Nova, principal obra do escritor pernambucano Carneiro Vilela, é o mote do segundo espetáculo da Trupe Ensaia Aqui e Acolá. O romance relata a história de Clotilde, emparedada viva pelo pai, o comerciante Jaime Favais, como castigo por engravidar do galante Leandro Dantas. Esta apresentação faz parte da 15ª edição do Palco Giratório, projeto do SESC que leva espetáculos de diversos Estados a unidades de todo o Brasil.Classificação etária: 12 anos-Grátis

19/7-quinta-feira-O CASAMENTO - 100 ANOS NELSON RODRIGUES- Teresópolis - SESC Teresópolis - Teatro - 20h-A peça conta a história de Dr. Sabino, um rico empresário, que descobre na véspera do casamento da filha que seu futuro genro é homossexual.Classificação etária: 16 anos-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

20/07 - sexta-feira-OS MAMUTES-Teresópolis - SESC Teresópolis - Teatro - 19h-Isadora (Débora Lamm) é uma garota perversa e extremamente inteligente que, trancada em seu quarto, inventa a história de um rapaz ingênuo, honesto, que vive com a avó doente e precisa conseguir um emprego.Classificação etária: 12 anos-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

25/7 -quarta-feira -O BEIJO NO ASFALTO - 100 ANOS NELSON RODRIGUES- Teresópolis - SESC Teresópolis - Teatro - 20h-Na história de Nelson Rodrigues, um repórter atropelado pede um beijo ao jovem Arandir. Um jornal publica o fato de maneira sensacionalista, causando transtornos na vida do rapaz.Classificação etária: 16 anos-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)



Venda de ingressos – a partir de 3/7/2012:

SESC Teresópolis - Avenida Delfim Moreira 749 - Tel: (21) 2743-6939

SESC Teresópolis – Quadra – 450 lugares
SESC Teresópolis – teatro – 247 lugares
SESC Teresópolis – SESC Café – 100 lugares
SESC Teresópolis – Biblioteca – 80 lugares

*Programação sujeita a alterações
Fonte:SESC RIO/Assessoria de Comunicação de Teresópolis


Programação do Festival SESC Rio 2012 em Teresópolis- Música

SESC RIO DE JANEIRO
Programação do Festival SESC Rio 2012

MÚSICA

6/7 - sexta-feira -MARIA ALCINA - 100 ANOS DO REI DO BAIÃO- Teresópolis - SESC Teresópolis - Quadra - 20h-Maria Alcina canta os principais sucessos de Luiz Gonzaga.Classificação etária: livre-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

7/7 – sábado – NÓ CEGO-Teresópolis – SESC Teresópolis - SESC Café – 18h-O trio Nó Cego foi formado em São Pedro da Serra em 1998 e já realizou quase 1000 shows, conquistando grande público. Seu repertório de MPB agrada públicos variados, viabilizando apresentações ao lado de grandes nomes da música brasileira. Classificação etária: Livre-Grátis

7/7 - sábado -LUA E EU - ALCEU VALENÇA CANTA LUIZ GONZAGA- Teresópolis - SESC Teresópolis - Quadra - 21h-Comemorando 40 anos de carreira, Alceu Valença apresenta um repertório que homenageia o Rei do Baião e destaca também sucessos de sua própria trajetória. Classificação etária: livre-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

11/7 – quarta-feira – DANIEL GONZAGA-CENTENÁRIO GONZAGÃO- Teresópolis – SESC Teresópolis – SESC Café – 20h-No ano de centenário de Gonzagão, seu neto, Daniel Gonzaga, cantor, compositor e produtor musical, faz uma justa homenagem ao avô.Classificação etária: Livre-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

13/7 – sexta-feira CANTO SAGRADO - FABIANA COZZA CONVIDA WILSON MOREIRA- Teresópolis – SESC Teresópolis – Quadra – 19h -Fabiana Cozza homenageia a sambista Clara Nunes em show com a participação especial de Wilson Moreira.Classificação etária: Livre-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

14/7 – sábadoNAS ÁGUAS DO LAGO- Teresópolis – SESC Teresópolis - SESC Café – 18h-Num clima de roda de samba, o show apresenta 32 sambas de Mário Lago, além de poemas e "causos" do autor, mostrados por Mario Lago Filho.Classificação etária: Livre-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

TAMANHO FAMÍLIA

15/7 - domingo-CORAL DAS MENINAS DOS CANARINHOS DE PETRÓPOLIS- Teresópolis - SESC Teresópolis - Quadra - 18h-Primeiro grupo musical formado exclusivamente por meninas, no ano de 1976, na cidade de Petrópolis/RJ, pelo maestro Marco Aurélio Xavier.Classificação etária: livre-Grátis

18/7 – quarta-feiraCYRK - O CIRCO MUSICAL DO TRIO QUINTINA Teresópolis – SESC Teresópolis - Teatro - 20h-Cyrk, palavra que significa “circo” em polonês nomeia este espetáculo eclético, de misturas, que aborda a música de forma lúdica. Classificação etária: Livre-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

19/7 – quinta-feiraVIVA RAIZ - LUHLI- Teresópolis – SESC Teresópolis – SESC Café – 19h-O Show Viva Raiz celebra o encontro da maturidade artística da cantora, compositora e instrumentista Luhli com a competência da percussionista internacional Flávia Torga. O repertório de 15 músicas se nutre nas raízes brasileiras para criar um som universal.Classificação etária: Livre-Grátis

20/7 –sexta-feiraMORAES MOREIRA –ACABOU CHORARE 40 ANOS Teresópolis – SESC Teresópolis – Quadra – 21h-Considerado um dos álbuns mais significativos da história da música brasileira, lançado em 1972, o álbum "Acabou Chorare" faz 40 anos. Os clássicos “Preta Pretinha”, "Mistério do Planeta", "A Menina Dança", "Tinindo Trincando“, entre outras, serão apresentados nesse show com os arranjos original.Classificação etária: Livre
Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)


22/7 -domingo -O SENTIDO DA VIDA - GRUPO RODA GIGANTE- Teresópolis - SESC Teresópolis – Quadra - 18h-Experimente dar uma guitarra, um violão, um cavaquinho e outros instrumentos a oito palhaços e fazer a pergunta: qual é o sentido da vida? O resultado é um musical irreverente que reflete, através da comédia, um olhar particular sobre a vida.Grátis-Classificação etária: livre

26/7 - quinta-feira-PAULA SANTORO E TRIO CONVIDAM LÔ BORGES – 30 ANOS SEM ELIS – 40 ANOS CLUBE DA ESQUINA- Teresópolis - SESC Teresópolis - Quadra - 21h-Homenagem a Elis Regina, considerada uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos.Classificação etária: livre-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

27/7 –sexta-feiraMARCIO GOMES CANTA FRANCISCO ALVES Teresópolis – SESC Teresópolis – SESC Café – 18h-O jovem cantor Marcio Gomes homenageia o Rei da Voz com clássicos como Nervos de aço e Eu sonhei que tu estavas tão linda.Classificação etária: Livre-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

27/7 - sexta-feira -GRUPO CASUARINA CONVIDA MOYSEIS MARQUES E NILZE CARVALHO – 100 ANOS HERIVELTO- Teresópolis - SESC Teresópolis - Quadra - 21h-O Casuarina presta homenagem a um dos mais importantes artistas brasileiros, cantando um pouco de sua trajetória no mundo do samba. O show tem participação de Moyseis Marques e Nilze Carvalho.Classificação etária: livreIngressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)

28/7 – sábadoTRIBO DE GONZAGA- Teresópolis – SESC Teresópolis – SESC Café - 19h-Tribo de Gonzaga é uma banda de Petrópolis com trabalho autoral baseado na música de raízes nordestinas, mas com razoáveis pitadas de Rock e de Pop. O nome é uma homenagem a Luiz Gonzaga-Classificação etária: Livre-Grátis

28/7 –sábado ARRIGO BARNABÉ CANTA LUPICINIO RODRIGUES Teresópolis – SESC Teresópolis – quadra – 21h-O músico e compositor Arrigo Barnabé canta 18 canções de Lupicínio, norteado pela raiva e a angústia inerentes às canções do compositor.Classificação etária: 14 anos-Ingressos: R$ 4 (associado SESC Rio), R$ 8 (estudantes e idosos) e R$ 16 (inteira)


29/7-domingo-CORDÃO DO BOITATÁ- Teresópolis - SESC Teresópolis – Quadra - 18h-O Cordão do Boitatá realizará um grande baile voltado para a música brasileira com sambas, frevos, forrós e choros. Participação especial da cantora Mariana Baltar.Classificação livre.Grátis


Venda de ingressos – a partir de 3/7/2012:

SESC Teresópolis - Avenida Delfim Moreira 749 - Tel: (21) 2743-6939

SESC Teresópolis – Quadra – 450 lugares
SESC Teresópolis – teatro – 247 lugares
SESC Teresópolis – SESC Café – 100 lugares
SESC Teresópolis – Biblioteca – 80 lugares

*Programação sujeita a alterações
Fonte:SESC RIO/Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Festival de Inverno do SESC 2012 na Região Serrana será realizado de 6 a 29 de julho

Ricardo Braga, gerente do SESC Teresópolis: Festival de Inverno movimenta a cultura, o turismo e a economia da cidade
Festival de Inverno do SESC será realizado de 6 a 29 de julho

Com música, teatro, dança, literatura, cinema e artes visuais,evento integra a programação de aniversário de Teresópolis

Teresópolis, 27 de junho de 2012 – A 11ª edição do Festival SESC Rio de Inverno, considerado o maior evento cultural do interior do Estado do Rio de Janeiro, será realizando de 6 a 29 de julho em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Com o tema “Linha do tempo – 1912 a 2012: um passeio por 100 anos da cultura brasileira”, a programação prestará homenagens aos centenários de Luiz Gonzaga, Herivelto Martins, Nelson Rodrigues e Adoniran Barbosa; aos 40 anos do Clube da Esquina e também fará um balanço da obra de Elis Regina. Como acontece em julho, mês de aniversário de Teresópolis, o Festival integra a programação comemorativa preparada pela Prefeitura para oferecer lazer e diversão a população e visitantes. 

Com 18 dias de duração, o Festival de Inverno contará com mais de 120 atrações e 245 apresentações de música, teatro, dança, literatura, cinema e artes visuais nos três municípios, além de oficinas. O evento reunirá 750 artistas, com uma estimativa de público de 60 mil pessoas nas três cidades serranas. Em Teresópolis, destaque para os cantores Alceu Valença, Moraes Moreira, Lô Borges, Maria Alcina e Arrigo Barnabé.

A programação do Festival SESC Rio de Inverno 2012 foi apresentada em coletiva à imprensa na manhã desta quarta, 27, no Sesc Teresópolis, pelo gerente da unidade, Ricardo André Braga, e a coordenadora técnica de cultura, Maria José Gouvêa. Ricardo avaliou a importância da parceria da Prefeitura para a realização do Festival de Inverno. “A Prefeitura sempre cede espaços, apóia a divulgação, dá suporte na implementação de informações e programação das três cidades. É uma alegria o privilégio de, em Teresópolis, ter o Festival de Inverno exatamente no mês de aniversário da cidade. É um presente para o povo de Teresópolis, para o comércio, para o turismo e para o comerciário, que é o nosso público alvo principal”, pontuou.

Ricardo Braga destacou ainda a contribuição do Festival para a cultura, o turismo e a economia da cidade. “Esse período de inverno é muito procurado pelos turistas, que vêm curtir o frio e ter uma programação de grande qualidade. Certamente artistas e turistas se hospedarão na cidade, movimentando o comércio”, comentou, acrescentando que representantes de vários restaurantes se mostraram interessados em criar pratos especiais durante o evento, e que diversas lojas estão preparando promoções para o período, a fim de atrair e melhor atender os visitantes nesse período.

Segundo a coordenadora técnica de cultura do SESC Rio, Maria José Gouvêa, este ano o Festival de Inverno está promovendo os artistas locais, que foram incluídos nas apresentações musicais e de contação de histórias de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. “Convidamos os artistas locais a fazerem parte desse circuito entre as cidades. É uma marca do festival esse ano. Teremos também grupos de contadores de história, em homenagem a escritores brasileiros infantis e juvenis. Será uma excelente oportunidade para apresentarem os seus trabalhos e se conhecerem”, assinalou.

Ingressos

Cerca de 70% da programação é gratuita e as demais atrações têm ingressos a preços populares: R$ 4 para associados do SESC Rio, R$ 8 meia entrada e R$ 16 inteira. A venda começa no dia 3 de julho, no SESC Teresópolis (Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea), de terça a quinta, das 9h às 21h; sextas e sábados, das 9h às 22h, e domingos, das 9h às 21h. Serão vendidos dois ingressos por CPF e só será possível adquirir a entrada para as atrações da semana da compra.

Famílias com renda mensal de até três salários mínimos, previamente cadastradas no SESC, terão entrada grátis, desde que se dirijam à bilheteria 24 horas antes da atração que pretendem assistir.
Maria José Gouvêa, coordenadora técnica de cultura do SESC Rio: artistas locais fazem parte do circuito
Programação completa da Região Serrana do Rio no site do Festival de Inverno Sesc 2012.

Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis