Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de maio de 2013

1º Seminário Teresopolitano de Turismo lota o centro de convenções do Hotel Alpina

Secretário de Turismo de Teresópolis, Henrique Carregal, e Vice-prefeito Márcio Catão: turismo tratado com profissionalismo
1º Seminário Teresopolitano de Turismo lota o centro de convenções do Hotel Alpina


Teresópolis 29 de maio de 2013 - “Casa cheia”, diria um veterano locutor de jogos de futebol Brasil afora. E “casa cheia” foi o que aconteceu nesta terça-feira, 28, nos salões do Centro de Convenções do Hotel Alpina durante o 1º Seminário Teresopolitano de Turismo: Aventura e Ecoturismo Por Excelência.

Realização da Prefeitura, com coordenação da Secretaria Municipal de Turismo, o evento foi destinado prioritariamente a empresários dos setores hoteleiro e gastronômico, profissionais de agências de viagens e de turismo e de empresas de transporte, e teve ainda a participação de alunos do Curso de Turismo da UERJ, campus de Teresópolis.

Para o vice-prefeito, Márcio Catão, foi uma virada nesse importante segmento da economia na cidade. “O trabalho do secretário de Turismo Henrique Carregal e do subsecretário Eduardo Mielke, professor de Turismo da UERJ, já está produzindo resultados. O comparecimento do empresariado local a este evento atesta o acerto do que vem sendo feito até agora”, disse Catão.

O vice-presidente da Turisrio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), Nauro Grehs, do Hotel São Moritz, no interior do município, disse que a realização do Seminário é um marco na história do turismo local, que vai elevar a economia da cidade a um novo patamar. Grehs acrescentou que sua presença na empresa estadual de Turismo vai facilitar a articulação, inclusive com outros órgãos do governo do Estado.

“É a primeira vez que o turismo está sendo tratado com profissionalismo, com especialistas no assunto norteando os rumos que a cidade deve tomar para fazer crescer esse importante segmento da economia local”, pontuou Leonardo Carvalho, presidente do Conselho Municipal de Turismo.
Representantes do poder público e de entidades do turismo: parceria para fortalecer a atividade turística na regiãoRepresentantes do trade turístico, autoridades e convidados prestigiam o I Seminário Teresopolitano de Turismo
Seminário Teresopolitano de Turismo: busca da profissionalização do setor para definir Teresópolis como destino indutor do turismo
O Secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, que coordenou a 46ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo, também realizada no Hotel Alpina, parabenizou Teresópolis pela realização do seminário e as ações que estão sendo feitas para incrementar a atividade turística na região.

Ázaro lembrou, em primeiro lugar, o momento especial pelo qual passam o Brasil e o Estado do Rio de Janeiro com as realizações dos grandes eventos internacionais como a Jornada Mundial da Juventude, as copas das Confederações, em 2013, e do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas de 2016.

Segundo o Secretário de Estado de Turismo, os turistas estrangeiros que estão comprando pacotes para o Brasil, podem permanecer no país por mais alguns dias para conhecer outras belezas e atrações locais.

“Nesse sentido está sendo dado, aqui em Teresópolis, um importante passo para que turistas do exterior subam a Serra. Parte dessas pessoas já manifestou o desejo de, além do Rio de Janeiro, conhecer outras cidades e, nesse sentido, Teresópolis poderá ser duplamente beneficiada: primeiro pela proximidade com a porta de entrada do turismo, e depois por estar montando uma estrutura adequada a esse movimento”, concluiu Ronaldo Ázaro. Foi a primeira vez que a reunião do Conselho Estadual de Turismo se realizou fora da cidade do Rio de Janeiro.

“Entre os avanços que já começam a render dividendos está a aproximação entre o Teresópolis Convention, a secretaria e o Conselho Municipal de Turismo, que passaram a trabalhar muito mais próximos numa sinergia que busca soluções para encorpar a indústria do turismo em Teresópolis”, explicou o secretário municipal de Turismo, Henrique Carregal. “Estamos unindo esforços entre a iniciativa privada, através do Convention, a secretaria e o Conselho. Juntos estamos agilizando procedimentos, compatibilizando idéias com a nossa realidade e aproveitando sugestões e opiniões do empresariado de Teresópolis, que começa a participar efetivamente desse processo”, explicou.

Outra postura enfatizada no encontro desta terça-feira mostra que nem só os empresários ligados à hotelaria, à gastronomia e ao transporte ganham com o crescimento do turismo. “Outros setores também ganham”, explicou o subsecretário de Turismo de Teresópolis, Eduardo Mielke. “O comércio em geral será obviamente beneficiado por um número maior de compradores na cidade O setor de seguros, principalmente no caso do Turismo de Aventura, e outras atividades também terão seus benefícios”, completou.
Secretário de Estado de Turismo Ronald Ázaro abre a segunda parte da programação do Seminário Teresopolitano de Turismo

Estrutura e ecoturismo

Na primeira palestra do Seminário, o subsecretário municipal de Turismo, Eduardo Mielke, lembrou a importância da criação do Sistema Municipal de Turismo, que integra a secretaria, o Teresópolis Convention and Visitors Bureau e Conselho Municipal de Turismo, o que possibilita que as pessoas envolvidas com a atividade “falem a mesma língua”.

Mielke apresentou dados de uma pesquisa feita para apontar quais são as motivações que levam turistas a vir para Teresópolis. Oitenta e nove por cento se dizem atraídas pela natureza; 76% porque consideram Teresópolis uma cidade rural; 71% pelo clima e apenas 4% sobem a serra para fazer compras.

O subsecretário considerou que algumas posturas do comércio local precisam ser repensadas, como passar a abrir suas lojas aos domingos e feriados, porque induzem os turistas a permanecer por mais tempo na cidade. Disse que o turismo de aventura é uma tradição da cidade que precisa ser valorizada.

Mielke lembrou que a cidade tem um parque federal, um estadual e um municipal, que precisam ser cada vez mais incluídos em roteiros para atividades como rapel, escalada de montanhas e caminhadas.

O subsecretário quer “puxar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos para dentro da cidade”, ativar o Parque Estadual dos Três Picos e avançar na integração do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ao turismo de aventura. No parque municipal está a Pedra da Tartaruga, muito utilizada pelos praticantes de rapel.

Disse ainda que é importante dividir as estações do ano, sob a ótica do turismo, e produzir atividades apropriadas para cada uma delas. Lembrou a importância da realização de eventos específicos para a baixa estação e até para dias da semana em que o número de turistas é naturalmente reduzido na cidade. Previu que, num futuro próximo, cada restaurante e hotel poderão ter seus próprios eventos.

Um calendário nesse sentido será apresentado em breve pela Secretaria Municipal de Turismo. Mielke lembrou a associação entre a natureza exuberante do município e a necessidade de um foco na política de carbono zero. Contou que, seguindo a mesma linha, pelo menos dez hotéis do município já estão adquirindo produtos orgânicos de agricultores locais, pratica que vem crescendo em todo o mundo.

Marco Navega, presidente da FCVB-RJ (Federação de Convention and Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro), fez a segunda palestra do Seminário, historiando como a entidade, nascida na cidade de Detroit, nos Estados Unidos, se espalhou pelo mundo e hoje serve como referência para quem quer informações seguras sobre o país, as cidades e os locais que pretende visitar. No Brasil já são 125 Convention.

Mostrou então pesquisas apontando que o turismo tem a capacidade de empregar pessoas com pouca qualificação - arrumadeiras, copeiras - e que muitas delas acabam fazendo cursos de especialização e conseguem subir o patamar de seus salários.

Disse que o Brasil arrecada em torno de quatro bilhões em impostos gerados pelo turismo, emprega 2 milhões e 900 mil pessoas e já é o 10º colocado entre os países que promovem eventos para acelerar a atividade.

O Seminário prosseguiu com a apresentação o novo portal do turista - ainda não inteiramente concluído - seguindo-se um sorteio de camisas, diárias em hotéis da cidade, jantares em restaurantes, cestas de alimentos orgânicos e outros itens oferecidos por empresas e pelo comércio de Teresópolis.
Palestra do presidente da Federação de Convention, Marco Navega

Texto: José Attico
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Reunião do Conselho Estadual de Turismo realizado em Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário