Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Festival da Cultura Popular em Teresópolis vai até domingo

 Dudu Nobre, simpático e brincalhão, no bate-papo com o ator Patrick Dadalto
Festival da Cultura Popular vai até domingo-Dudu Nobre foi atração do primeiro dia, dentro do Consciência Ampla Cultural. Sandra de Sá faz show nesta sexta-feira

Teresópolis, 22 de agosto de 2013 – Ao fim de um dia inteiro de atividades por conta das atrações do Consciência Ampla Cultural, foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira, 21, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o Festival da Cultura Popular. Dudu Nobre foi a atração principal do primeiro dia do evento, que vai até domingo, 25, com diversas atividades dentro e fora da Casa de Cultura. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação e a concessionária de energia Ampla, o evento tem entrada franca e traz a Teresópolis nesta sexta-feira, 23, a cantora Sandra de Sá.

Na abertura oficial, o prefeito Arlei deu os parabéns pela realização do evento. “Parabenizo a Secretaria de Cultura por este grande evento e agradeço à Ampla por trazer à nossa cidade este projeto maravilhoso. Me sinto feliz e realizado ao ver os resultados positivos desta bela parceria”, comentou.

O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, deu as boas-vindas à Ampla. “O Consciência Ampla Cultural é um grande presente para Teresópolis. A cultura brasileira precisa ser mais conhecida e é através de eventos como este que conseguiremos mostrá-la às pessoas. Só temos a agradecer à Ampla por esta iniciativa, que se soma ao nosso Festival da Cultura Popular”, disse. O Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, também esteve presente. “A cultura é tudo. E ações como esta mostram cada vez mais a força de Teresópolis”, comentou.
A Praça Juscelino Kubitschek foi ornamentada com a temática de festa agostinaFestival da Cultura Popular em Teresópolis
Após a abertura, foi realizado o bate-papo com o cantor Dudu Nobre, mediado pelo ator Patrick Dadalto. Simpático e brincalhão, Dudu falou sobre o início de sua carreira, ainda criança nas escolas de samba do Rio de Janeiro, dos primeiros sambas de sua autoria, e da sua realização como músico. Contou histórias, falou de viagens, de nomes que influenciaram sua carreira, como Martinho da Vila e Candeia, e dos músicos com quem tocou, a exemplo de Zeca Pagodinho, Almir Guineto e Dicró. E, para alegria da plateia, além do bate-papo, Dudu deu mais que uma canja. Com seu inseparável cavaquinho, cantou diversos sucessos como 'Posso até me apaixonar', 'Tempo de Dondon', 'É hoje', 'Goiabada Cascão', 'Faixa Amarela' e 'Quem é ela', entre outras.

Sobre o evento em Teresópolis, Dudu deu os parabéns. “Fomentar a cultura no interior é muito importante. Afinal, daqui também sairão muitos talentos. Por isso nossos olhos não podem estar voltados somente para os grandes centros. Estou feliz por estar em Teresópolis mostrando um pouco da minha arte e colaborando para este trabalho que abre o leque de opções das crianças com referências saudáveis. Estão todos de parabéns”, destacou.

Oficinas, bate-papo e música

Bem antes do bate-papo com Dudu Nobre, a Casa de Cultura já estava fervendo de atividades. Na manhã de quarta, 21, tiveram início as oficinas do Consciência Ampla Cultural, promovido pela Ampla, em parceria com a Secretaria de Cultura, e que faz parte do Festival da Cultura Popular. Cerca de 1.000 crianças, alunos da rede municipal de ensino, estiveram na Casa de Cultura no primeiro dia para participar das atividades. E outras 600 passaram por lá nesta quinta-feira, 22.

Na casa, as crianças participam de uma espécie de circuito, passando pelas oficinas de música, danças típicas, brinquedos e pintura. Também passam pelo estande da Ampla, onde recebem noções sobre economia de energia.

Alunos da rede municipal participaram das diversas oficinas oferecidas pelo Consciência Ampla Cultural
No teatro da Casa de Cultura, ritmos como o maracatu e o coco de roda foram apresentados pelo Grupo Cazumbaque e as histórias ganham a imaginação na interpretação do Baú que Conta e Canta. Na área de circulação, diversos livros mostram a literatura de cordel, uma exposição de fotografias de Alcino Giandinoto aborda a dança jongo no Morro da Serrinha, e o público pode conferir ainda um documentário com 13 mulatas, dirigido por Walmor Pamplona. Na tarde desta quinta, 22, a atração principal foi Daniel Azulay, que realizou apresentação infantil, agradando em cheio a garotada.

Os muitos alunos que passam no local estão curtindo as atividades. “O que mais gostei foi a oficina de brinquedos. Mas também aprendi que temos que apagar as luzes em casa quando não precisamos”, disse a pequena Ane Soares Moreira, de sete anos, aluna da Escola Municipal Silvio Amaral. O estudante Pedro Victor Malheiros, de oito anos, concordou. “Eu achei muito legal, principalmente as oficinas de pintura e de brinquedos. Fiz uma água-viva”, comentou o menino, aluno da Escola Municipal Chiquinha Rolla.

Professora da rede municipal, Rita de Cássia Uzeda aprovou a iniciativa. “Bonito, interessante e necessário. Muito legal. São vivências diferentes, importante para a formação dos alunos. Eles viram de perto o Bumba Meu Boi, a literatura de cordel... Fizeram brinquedos com material reciclado, pintaram. E ainda receberam instruções sobre economia de energia. Para as crianças, tudo isso é maravilhoso”, elogiou.

As atividades do Consciência Ampla Cultural prosseguem ainda nesta sexta, 23, nas dependências da Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Cidade cenográfica e muito forró

Além de todas as atrações no interior da casa, várias outras atividades são realizadas nos arredores da Casa de Cultura dentro do Festival da Cultura Popular. Na noite de quarta, 21, logo após o bate-papo com Dudu Nobre, um grande show de forró com Írio Lima esquentou o público no palco em formato concha montado no anfiteatro da casa. No repertório, sucessos como 'Tu Vens', 'Morena Tropicana', 'Psiu, psiu', 'Sala de Reboco' e 'Xote das Meninas', agitaram o público.

Dando continuidade, a cantora Sandra de Sá é a atração desta sexta-feira, 23. Zé da Onça e o grupo Caraforró, ambos da Feira de São Cristóvão, se apresentam no sábado, 24, e Fernando Mello (Seu Quixote e Chico Pança) e Wenderson Rosa e Banda Expressão Brasil são as atrações de domingo, 25, encerrando o evento. Além dos grandes shows, durante todo o fim de semana serão realizadas atividades ao longo do dia, como oficinas, apresentação de danças regionais e manifestações artísticas. Uma edição especial do Cultura de Raiz vai alegrar a manhã de domingo, 25, no palco do anfiteatro.
Também no local, o público pode conferir a decoração confeccionada pela Secretaria de Cultura especialmente para o Festival da Cultura Popular. Na fachada da Casa de Cultura, o cenário reproduz uma cidade de interior, encantando quem passa pela Praça Juscelino Kubitschek. A festa conta ainda com ampla praça de alimentação, onde podem ser encontrados os mais variados quitutes típicos de um bom 'arraiá': de churros a salsichão, passando por bolos, caldos, churrasquinho, etc. Explorados pelas paróquias católicas do município, os estandes de alimentação terão seu lucro revertido em prol de projetos sociais realizados pelas igrejas. Para a criançada, um parquinho de diversões está sendo montado e há ainda estandes com brincadeiras, como tiro ao alvo e pescaria.

Também já estão montados no local os estandes da feira de artesanato Espaço Mulher que, excepcionalmente neste fim de semana, estará funcionando na Praça Juscelino Kubitschek, dentro do Festival da Cultura Popular. Artesãos do Cultura de Raiz também estão presentes.

O Festival da Cultura Popular prossegue nesta sexta-feira, 23, e ainda no sábado, 24, e no domingo, 25, com inúmeras atrações.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Prefeito Arlei prestigiou abertura oficial do evento: “Parabenizo a Secretaria de Cultura por este grande evento e agradeço à Ampla por trazer à nossa cidade este projeto maravilhoso”
Dudu Nobre ao lado do Prefeito Arlei e da coordenadora do Consciência Ampla Cultura, Beatriz Stutzel, acompanhados de secretários, assessores e vereadores



Nenhum comentário:

Postar um comentário