Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Prefeitura de Teresópolis abraça projeto de incentivo à agricultura orgânica

O produtor rural Sergio Dana e o subsecretário municipal de Turismo Eduardo Mielke, responsáveis pelo ‘Acolhida da Serra’
Prefeitura de Teresópolis abraça projeto de incentivo à agricultura orgânica-‘Acolhida da Serra’ estimula a produção e garante a venda dos produtos orgânicos para hotéis e restaurantes da região

Teresópolis, 7 de outubro de 2013 – Com o objetivo de estimular a produção orgânica no município, a Prefeitura de Teresópolis vem apoiando um projeto inovador que visa incentivar restaurantes, pousadas e hotéis da cidade a utilizar produtos orgânicos no preparo das refeições. É o projeto ‘Acolhida da Serra’, que há cinco meses em sua fase de execução vem promovendo um modelo de cultura agrícola mais saudável para os produtores rurais da região e a população em geral. A iniciativa é fruto de mais uma parceria entre a Faculdade de Turismo da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e a ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis).

O ‘Acolhida da Serra’ fomenta a produção orgânica através de um processo no ajuste da comercialização direta dos produtos, resultando em preços mais competitivos. Esta forma de negociação tem apresentado vantagens, tanto para os consumidores quanto para os produtores. “Hotéis e restaurantes se beneficiam com a compra direta, garantindo o recebimento dos produtos e a estabilidade dos preços. Já os produtores garantem a regularidade das vendas, sem intermediários, permitindo maior competitividade no mercado e, consequentemente, aumentando a qualidade de vida de toda a família”, explicou o subsecretário municipal de Turismo e também engenheiro agrônomo e professor do curso de Turismo da UERJ, Eduardo Mielke, responsável pela implementação do projeto em Teresópolis. 

Para atender a demanda foi criada uma tabela onde todos os produtos disponíveis, de acordo com a sazonalidade, são listados e, a partir daí, os pedidos e as entregas são realizados duas vezes na semana. Hoje já existem 13 estabelecimentos, entre hotéis e restaurantes, fiéis ao projeto e cerca de 30 produtores rurais envolvidos. Segundo Mielke, além de oferecer uma alimentação mais saudável, a ação também ajuda no desenvolvimento da zona rural e incrementa o ecoturismo da região. “Essa é uma das estratégias da Prefeitura para alavancar o turismo de aventura e o ecoturismo na cidade, uma vez que esse tipo de turista é mais exigente quanto à alimentação”, explicou Mielke, acrescentando ainda que, com isso, a cidade ganha um novo conceito dentro da gastronomia: o de que Teresópolis tem uma alimentação mais saudável.

Para o produtor rural Sergio Dana, co-responsável pelo ‘Acolhida da Serra’, o projeto acaba com o mito de que o orgânico é mais caro, além de incentivar os produtores a investir mais no cultivo. “Os orgânicos costumavam ser mais caros justamente porque não tínhamos escala de vendas. Com essa nova maneira de negociação, as vendas ficaram mais estáveis, nos encorajando a maiores investimentos também”, declarou Sergio, que também faz o papel de interlocutor entre os produtores rurais que desejam tomar parte no projeto.

Dentre os vários estabelecimentos que adeririam à causa em Teresópolis, três deles, após realizarem 20 pedidos consecutivos, poderão utilizar em seus cardápios o selo oficial Produto Orgânico Brasil, reconhecido pelo Ministério da Agricultura.

Expertise em cervejas, o complexo gastronômico Vila Saint Gallen, no Alto, é um deles. Para os diretores executivos Andrew Bapniah e Ana Claudia Pampillon, oferecer produto sem agrotóxico, direto da roça, é um marketing que faz toda a diferença para o cliente. “Hoje em dia, com todo esse apelo da sustentabilidade, uma alimentação orgânica, mais natural, agrega ainda mais valor ao restaurante. Funciona como marketing para nós, e os clientes adoram saber que estão consumindo produtos livres de contaminação química”, relatou Ana.

Outro estabelecimento fidelizado ao projeto, e que ganhou o direito de utilizar o selo, é a tradicional pizzaria Manjericão, também localizada no bairro do Alto. “A Manjericão sempre primou pela qualidade e procedência dos produtos, por isso optamos por manusear um cardápio enxuto de alimentos. Nós já tentamos usar os orgânicos anteriormente, porém as dificuldades eram muitas, como a entrega, quantidade e preço. O ‘Acolhida da Serra’ chegou em uma boa hora porque cada vez mais o cliente se preocupa com a qualidade de sua alimentação e saúde, e a casa ganha confiança e prestígio”, declarou André Mazzi, sócio-proprietário da pizzaria.

A cadeia de restaurantes Paraíso da Serra é a terceira no ranking dos estabelecimentos contemplados com o selo Orgânico Brasil. O proprietário Alan Oliveira declarou que sempre teve vontade de trabalhar com os alimentos orgânicos, mas nem sempre conseguia um fornecimento regular. “A mercadoria atrasava e, às vezes, não era suficiente. A diversidade dos produtos também era pequena, o que acabava prejudicando a produção dos pratos. Com a implantação do projeto ficou muito mais fácil aderir ao consumo consciente de alimentos”, comentou Alan.

Para participar do projeto ‘Acolhida da Serra’ como produtor e fornecedor de produtos é necessário pertencer ao Sistema Participativo Garantido (SPG), onde todo o processo de produção, bem como dos aspectos sociais e sanitários, são certificados pelo Ministério da Agricultura. O ‘Acolhida da Serra’ é inspirado em uma iniciativa francesa criada há 26 anos, e a Prefeitura de Teresópolis, através das secretarias municipais de Turismo e de Agricultura, tem trabalhado em conjunto na implementação de um programa de capacitação para o fomento desta oportunidade, para que produtores rurais possam aderir à produção orgânica. Para tanto, ações de sensibilização serão realizadas com palestras e dias de campo a partir dos próximos meses.

Mais informações sobre como participar do projeto e pedidos podem ser obtidas pelo telefone (21)9235-1373 ou pelo e-mail pedido.organico@yahoo.com.br.
André Mazzi, da pizzaria Manjericão, Ana Claudia Pampillon e Andrew Bapniah, da Vila St. Gallen, e Alan Oliveira, do Paraíso da Serra, serão contemplados com o Selo Orgânico Brasil
Projeto ‘Acolhida da Serra’ incentiva o uso de produtos orgânicos pelos restaurantes, pousadas e hotéis de Teresópolis
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário