Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Teresópolis recebe a seletiva nacional de Karatê

Ginásio Pedrão recebeu seletiva nacional de Karatê
Teresópolis recebe a seletiva nacional de Karatê
Evento aconteceu no último final de semana e reuniu cerca de 500 atletas

Teresópolis, 27 de janeiro de 2014 – Neste final de semana, o Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, foi palco de mais um importante evento esportivo: a seletiva nacional de Karatê 2014. A competição aconteceu nos dias 24, 25 e 26 e reuniu cerca de 500 atletas de diversos estados do Brasil para disputar vagas nas classes Infantil, Cadete, Junior, Sub 21 e Sênior. 60 atletas foram selecionados para representar o Brasil nas competições internacionais em 2014.

“Hoje em dia, o karatê é um dos processos educacionais mais distintos dentro do esporte de luta. Sabemos que a realização deste evento, com essa quantidade de pessoas, só mostra o quanto nossa cidade é querida pela federação e como é importante para a concretização desse processo seletivo. Além disso, temos com este evento a divulgação do nome do município, além do fomento da economia, através dos atletas e dos familiares, que totalizaram mais de mil pessoas em Teresópolis neste final de semana”, avaliou o vice-prefeito Marcio Catão.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira, foi muito importante para o município ser palco da seletiva nacional: “É um orgulho para o teresopolitano saber que sua cidade é sede de uma competição grandiosa como esta. Estamos recebendo um número muito grande de visitantes e isso é essencial para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade”, afirmou.

O evento também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Maurício Lopes, e dos secretários de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz , e de Turismo, Henrique Carregal. "É de extrema importância que a cidade toda abrace sempre esse tipo de evento. Por isso estivemos prestigiando o evento, dando as boas vindas aos organizadores e oferecendo a todos informações da secretaria de Turismo sobre a acidade. Eventos como este geram visibilidade que na mídia, e isso é bom para o nosso comércio e para a nossa economia através do turism”, complementou o secretário de Turismo.
Atletas lutam durante seletiva
Sara e Felipe entre o subsecretarário de esportes e Lazer, Alexandre Trindade, o secretário de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira, o vice-prefeito Márcio Catão e o presidente da Câmara, vereador Maurício Lopes
 Juarez Soares, presidente da CBK no Rio de Janeiro, e Luiz Carlos Cardoso, presidente nacional da CBK
A seletiva foi uma realização da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), com organização da Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ) e teve um sabor especial para o karateca Juarez Souza, atual presidente da CBK no Rio de Janeiro.

“Para mim, é um prestígio em dobro trazer este evento para Teresópolis. Há seis anos estive aqui disputando uma seletiva como esta, fui escolhido o atleta do Rio de Janeiro para participar dos Jogos Pan-americanos e, graças a Deus, conquistei a medalha de ouro. E hoje, volto aqui como presidente da CBK no Estado. Teresópolis nos deu sorte da última vez em que um evento da Confederação foi realizado no Rio de Janeiro e quando surgiu a possibilidade de realizá-lo novamente no Estado não poderíamos deixar de fazê-lo aqui”, lembrou.

O presidente nacional da CBK, Luiz Carlos Cardoso, destacou a importância de realizar seletivas como esta. “A competição reuniu mais de 500 atletas de vários estados do Brasil, buscando uma vaga na seleção. Vaga esta que vai colocar esses atletas na condição de representar o nosso país nos eventos internacionais que teremos em 2014”, explicou Luiz Carlos.
 Tókio Mao recebe homenagem da Confederação Brasileira de Karatê

Teresopolitanos na seletiva

Representando a cidade de Teresópolis, Sarah, de 13 anos, e Felipe, de 28 anos, também participam da seletiva nacional. Para Fábio Sousa, faixa preta 3º Dan, ter um evento em casa é um ponto positivo durante a competição.

“A seletiva ser realizada em Teresópolis facilitou bastante para os atletas da cidade porque normalmente temos que ir para cidades distantes para as disputas, e isso é muito cansativo. Sendo aqui, nos ajudou tanto no quesito físico quanto no psicológico, principalmente pela presença dos familiares nos dando total apoio”, disse Fabio Sousa, que é professor na Associação Rosário de Karatê. A jovem Sarah Siqueira, faixa preta, fez o juramento do karateca durante a abertura oficial do evento, que aconteceu no sábado, 25.

Homenagem

Durante a abertura oficial, o mestre Tokio Mao foi homenageado pelos karatecas presentes. Tókio Mao é o primeiro karateca 10º Dan do Brasil e foi reconhecido como tal pelos membros do CBK, recebendo da Confederação uma bonita homenagem em forma de placa de honra ao mérito
Projeto UPP (Manguinhos) com o presidente da CBK, Luiz Carlos Cardoso
Organizadores João Ferreira, Fernando Ribeiro, Leonardo Silva e Manoel Varella
Texto: Heliny Quintanilha
Foto: Marco Esteves e Vanusa Lima
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Um comentário:

  1. fui ver a materia todo empolgado e vi q colocaram meu nome errado. (felipe) logo depois colocaram certo tenso viu.

    ResponderExcluir