Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Teresópolis promove o 1º Grito Rock - Festival integrado deve atingir 40 países em 2014

Teresópolis promove o 1º Grito Rock - Festival integrado deve atingir 40 países em 2014
Teresópolis promove o 1º Grito Rock
Festival integrado deve atingir 40 países em 2014

Teresópolis, 25 de fevereiro de 2014 - Para quem curte rock’n roll, vem aí uma super novidade! É o Grito Rock, festival que será promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, nos dias 28, 29 e 30 de março, na área externa da Casa de Cultura Adolpho Bloch. Mais de 40 bandas, vindas de diversos lugares do Brasil, já se inscreveram para participar do evento, que promete agitar a cidade.

O festival seguirá os moldes do Grito Rock Mundo, festival colaborativo e integrado, idealizado pela rede Fora do Eixo e realizado desde 2003 na época próxima ao carnaval. Em 2014, o festival chega à 12ª edição, conectando o interior do Brasil e vários países da América Latina, Europa, África e América do Norte, entre fevereiro e março. No ano passado, foram mais de 300 cidades integradas ao evento. E, este ano, a meta é alcançar 400 cidades em 40 países. É a primeira vez que Teresópolis participa do evento.

Para se inscrever, basta acessar o link do portal TNB - Toque no Brasil, http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-mundo-2014/grito-rock-teresopolis/, onde constam todas as informações. Podem participar bandas de diversos estilos: blues, hardcore, instrumental, metal, pop, R&B, reggae, rock, ska, hip-hop, etc. As inscrições podem ser feitas até 14 de março, exclusivamente pelo portal TNB, com prioridade para as bandas da região serrana.

“Será a primeira edição do projeto em Teresópolis, que visa atingir um público diferenciado, criando um espaço democrático para a divulgação das bandas de Teresópolis e os nossos artistas. O evento será aberto a variados estilos, do rock ao instrumental, comprovando, mais do que nunca, a versatilidade da cultura. Com certeza, será um sucesso e o primeiro de muitos”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, lembrando que uma grande estrutura será montada na área externa da Casa de Cultura para garantir a realização do evento.

Sobre o festival

Produzido de forma colaborativa desde 2007, o festival foi criado como uma alternativa ao carnaval em Cuiabá, capital de Mato Grosso e em 2014 acontece entre o período de 20 de fevereiro a 30 de março. O formato colaborativo permite que, a cada edição, mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música local ao mesmo tempo em que o festival amplia seu alcance no “Brasil Profundo”, criando também conexões em âmbito global.

Além de fomentar o cenário musical, o Grito Rock propõe possibilidades diversas de integração com outras linguagens artísticas através da criação de campanhas que incentivam desde transmissões ao vivo a ações ambientais, artes cênicas, atividades para crianças, formação livre, entre outras. Com dicas, sugestões e modelos, as campanhas trabalham a capacitação dos produtores para expandir o leque de ações em sua localidade.

As rotas e circuitos formados entre os eventos provocam a circulação de produtores culturais, midialivristas, artistas e formadores de opinião. Nesses 12 anos de realização do festival, milhares de bandas já circularam e, no último ano, 1500 shows foram realizados. Para 2014 estão previstas cerca de 200 rotas conectando cidades da mesma região e festivais com datas próximas.

A iniciativa foi idealizada pelo coletivo Espaço Cubo em 2003 e, com a criação do Fora do Eixo em 2005, o projeto foi ampliado de forma conceitual e geográfica. A cada edição ganha ainda mais repercussão e espaço nas cidades onde acontece. Através do festival, produtores de todo Brasil e do mundo desenvolvem ações de fomento à música e criam possibilidades para implementação de um sistema de trocas de serviços, tecnologias e experiências.

As edições internacionais começaram tímidas e hoje chegam a 40 países, tendo edições em 16 países da América Latina, ponto marcado na Europa e África e novas edições na Ásia e Oceania.

O Grito Rock Mundo é um festival colaborativo realizado pelo Fora do Eixo, iniciativa financiada pelo Fora do Eixo Card, e produzido com o apoio do portal Toque no Brasil.

Texto: Geórgia Jahara
Arte: Ricardo Guarilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário