Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de março de 2014

Ação no Dia Nacional do Circo movimenta o centro da cidade de Teresópolis

A apresentação contou com grande público, formado por crianças e também por adultos
Ação no Dia Nacional do Circo movimenta o centro da cidade

Teresópolis, 27 de março de 2014 - Palhaços, malabaristas, pernas de pau, acrobatas e muita alegria. Foi neste clima que a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Cia Circonflexo e o Grupo Pirueta, comemorou o Dia Nacional do Circo, nesta quinta-feira, 27 de março. A ação, que contou com seis momentos de intervenção ao longo do dia, movimentou a Praça Balthasar da Silveira, no centro da cidade, com a presença de diversos artistas e grande público.

O evento contou com diversas atividades. Pela manhã, foram realizadas oficinas de malabarismo, confecção de malabares e equilibrismo, incluindo a técnica do slack line, que despertou o interesse de muitas crianças. Já na parte da tarde, a movimentação ficou ainda mais intensa com o cortejo de artistas, que agitou a população na Praça Balthasar da Silveira e na Calçada da Fama. Logo depois, foram realizados espetáculos circenses, com números diversificados, utilizando cones, claves e até fogo, exibições de acrobacia com o uso de tecidos e, é claro, muita palhaçaria, transformando a praça em um grande picadeiro.

Participaram da apresentação os artistas Ivo Bernardo, Ozair Furtado, Nara Zeitune, Trupe da Paçoca, Olavo’s Circus, Cecília Viegas e Larissa Cordeiro (de Guapimirim), Thiago Hausen, Fernando Bulhões (Palhaço Peninha), Grêmio Musical Paquequer e o Coletivo de Circo Serrano. As alunas do curso de balé da Casa de Cultura Adolpho Bloch tiveram participação especial, sob o comando da professora Rafaela Ribeiro. Após o evento, os artistas se reuniram na Casa da Memória Arthur Dalmasso para um bate-papo e troca de experiências.

Alunos de diversas escolas estiveram presentes e aproveitaram as atrações, com as crianças do pré-escolar e do 2º ano da Escola Municipal Governador Portela, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), Escola Municipal Lino Oroña e ainda da Associação de Síndrome de Down (Assind), entre outras instituições. Aluna da Escola Governador Portela, Iara Carlos Noé, de nove anos, gostou da festa. “Foi tudo muito legal, especialmente o malabarista”, disse a menina, referindo-se ao artista circense Ivo Bernardo. Além das crianças, muitos adultos também se interessaram e curtiram o espetáculo, dando boas risadas.

“A atividade circense está entre as mais antigas formas de expressão cultural e continua a surpreender o público com sua magia e alegria. No Dia Nacional do Circo, esta foi a forma encontrada por todos nós para homenagear estes genuínos e grandes artistas. E o que é melhor: com a presença do ‘respeitável público’, que se divertiu a valer”, comemorou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

A ação pelo Dia Nacional do Circo foi coordenada pelos artistas Nara Zeitune e Ivo Bernardo e teve o patrocínio do Teresópolis Shopping Center, Perfumaria Irene, BomBom, Padaria Império, Hotel Vilanova e Restaurante Sobradinho.
 Entre as muitas atividades, as acrobacias de Cecília Viegas chamaram a atenção da plateia

Texto: Geórgea Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário