Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Casa de Cultura Adolpho Bloch de Teresópolis e o Festival SESC de Inverno 2014

Casa de Cultura Adolpho Bloch de Teresópolis  e o Festival SESC de Inverno 2014
Casa de Cultura sediará atrações do Festival SESC de Inverno 2014

Teresópolis, 14 de julho de 2014 - Com cronograma alterado este ano por conta da Copa do Mundo, tem início no dia 26 de julho o Festival de Inverno 2014. Promovido pelo SESC – Serviço Social do Comércio, o festival terá inúmeras atrações, de diferentes modalidades culturais, realizadas nos três principais municípios da Região Serrana: Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Com relação à programação em Teresópolis, a grande novidade será a utilização de novos espaços, entre eles, a Casa de Cultura Adolpho Bloch, como sede de três das atrações do festival, resultado da parceria entre o SESC e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura.

Com programação entre 26 de julho e 10 de agosto, o Festival de Inverno 2014 vem com o tema ‘Da cor da rua’ e contará com shows, peças de teatro, workshops, oficinas, apresentações de dança, música e atrações infantis. Vários espaços serão utilizados para a realização das atividades, incluindo, além da Casa de Cultura, as praças Higino da Silveira, no Alto, Maria Corina Paim, na Barra, e dos Expedicionários, no bairro de São Pedro, bem como a localidade de Bonsucesso, no interior, e as dependências do próprio SESC Teresópolis, é claro.

Na Casa de Cultura, o primeiro evento a ser realizado será o pré-lançamento do próprio festival, para convidados, previsto para 18 de julho. Depois, será encenada no dia 26 de julho, sábado, na unidade da Secretaria de Cultura de Teresópolis, a peça ‘Till, a saga de um herói torto’, com o grupo Galpão, um dos mais famosos do Brasil na modalidade de teatro de rua. A peça será realizada no anfiteatro da casa, às 18h.

No dia 27, domingo, será realizada, também na Casa de Cultura, a abertura oficial do festival em Teresópolis, incluindo a realização de show com Danilo Caymmi e Claudio Nucci, em comemoração ao centenário de Dorival Caymmi, às 14h.

“Por todo o incentivo à atividade cultural e, também turística, o Festival de Inverno do SESC é uma iniciativa que merece, no mínimo, nosso apoio incondicional. Mas, este ano, fomos convidados para participar de forma mais efetiva do projeto, sediando algumas das atrações, inclusive a abertura oficial em Teresópolis. Para nós, da Secretaria de Cultura, é motivo de grande orgulho trabalhar em parceira com o SESC neste momento. Com certeza, o Festival de Inverno será novamente um grande sucesso”, enaltece o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Sobre o festival

Considerado um dos maiores eventos culturais do estado do Rio de Janeiro, o Festival SESC de Inverno, realizado anualmente em julho, chega a sua 13ª edição em 2014. O evento já faz parte das agendas das cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, oferecendo uma programação cultural extensa, diversificada e de qualidade a preços acessíveis.

O Festival visa promover experiências que gerem o desenvolvimento cultural da população, em especial da serra fluminense e, consequentemente, contribuam para a transformação social. Além disso, busca fomentar o movimento cultural da Região Serrana e possibilitar a inserção de novos grupos no cenário artístico.

Com papel relevante na democratização da arte, a Arte de Rua é a proposta desta edição. O tema busca explorar, nas múltiplas linguagens, a interação, o diálogo e a apresentação de atividades com ênfase na valorização e na expressão da arte que estimula a convivência no espaço público, colaborando com o desenvolvimento social nas cidades. O evento tem como mote principal DACORDARUA, aproximando-se do ideal artístico da cultura urbana, como os manifestos dos artistas nos muros da cidade.

Além de sua realização entre os dias 26 de julho e 10 de agosto, o evento será estendido de 11 a 17 de agosto para o Grande Rio, nas unidades SESC em São Gonçalo, Nova Iguaçu e Ramos, além do Teatro SESC Ginástico.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário