Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Comitê de Segurança do Rio divulga balanço da Copa do Mundo 2014

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 16 de julho de 2014
Núcleo de Imprensa

Segurança divulga balanço da Copa do Mundo 2014

Evento durou mais de um mês, reuniu mais de 800 mil turistas no Rio, teve mobilização recorde das forças de segurança e termina sem ocorrências graves envolvendo público participante.

O Comitê de Segurança para a Copa do Mundo 2014 se reuniu hoje para o encerramento das atividades. O fórum reuniu durante todos os jogos no Maracanã as autoridades de 15 agências, entre elas o coordenador do Comitê, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. Do início do período operacional das forças de segurança do evento (23/05) até hoje, a Copa do Mundo não registrou ocorrências graves envolvendo o público participante. Entre as ocorrências registradas nas delegacias de polícia, os furtos responderam por 74% dos casos, seguidos pelos casos de cambismo, que responderam por 5,2% dos registros. O combate à venda irregular de ingressos para o evento culminou na operação Jules Rimet da Polícia Civil, que foi gerada a partir de 138 ocorrências de cambismo registradas nas delegacias.

No evento que trouxe 886 mil turistas à cidade, sendo 471 mil estrangeiros, de acordo com a Prefeitura do Rio - superando em 47,6% a expectativa inicial - a média diária de furtos foi inferior aos registros deste delito na Jornada Mundial da Juventude e na Copa das Confederações. O público do Maracanã nos dias de evento chegou a 515 mil espectadores e na arena do evento privado FIFA Fan Fest, em Copacabana, 814 mil assistiram aos jogos. Os bairros que registraram o maior número de ocorrências foram Copacabana com 57,8%; Maracanã com 13,7% e Lapa com 5,5%. As vítimas das ocorrências em sua maioria foram moradores do Rio de Janeiro (19,7%), seguidos por argentinos (12,6%); ingleses (6,1%) e chilenos (5,2%). Como autores de delitos, mais de 60 visitantes estrangeiros foram autuados pelo crime de cambismo. A ocorrência que reuniu o maior número de autores foi a tentativa de invasão por 85 torcedores chilenos, no jogo Chile e Espanha (18/06).O Corpo Bombeiros Militar, em seus postos avançados, atendeu 752 eventos, socorrendo 155 pessoas, de 18 de maio a 16 de julho, sem registros de óbitos

As pesquisas de opinião apontam que a segurança pública foi aprovada por 92% do público (FIPE), sendo que 76% considerou o serviço bom ou ótimo (RIOTUR). No maior esquema de segurança da história, 25.787 agentes de diversas forças de segurança e defesa foram mobilizados. O Centro Integrado de Comando e Controle reuniu 37 agências trabalhando de forma integrada no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) para a Copa 2014 com mais de mil pessoas credenciadas. Durante o evento, sete coletivas de imprensa foram realizadas para prestar esclarecimentos à população.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário