Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Delegacia de Nova Iguaçu RJ é eleita a melhor do Brasil

Delegacia de Nova Iguaçu RJ é eleita a melhor do Brasil
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Imprensa
Rio de Janeiro, 25 de julho de 2014

Delegacia de Nova Iguaçu é eleita a melhor do Brasil
Avaliação internacional tem foco no atendimento ao público 

O bom atendimento à população fez com que a 52ª DP, em Nova Iguaçu, fosse eleita a melhor delegacia do Brasil em 2013. A avaliação foi feita pela ONG Altus Aliança Global, que analisa a segurança pública em todo o mundo. O investimento na capacitação da equipe e a política de aproximação de policiais com a comunidade estão entre os projetos especiais que garantiram a nova posição da distrital, que ficou em último lugar no ranking de 2011.

No mês passado, a delegada-titular Juliana Amorim esteve em Antígua, na Guatemala, para receber o prêmio. A policial se inspirou no projeto do Governo do Estado que transformou, em janeiro de 2013, a 52ª DP em Delegacia Legal, e propôs alterações na forma de os agentes se relacionarem com o público. O bom resultado lhe garantiu o reconhecimento. Atualmente, a delegada assumiu a 53ª DP, em Mesquita, onde já está implementando mudanças para aperfeiçoar o atendimento ao público no local.

– Percebi que precisava estimular a minha equipe a se aproximar mais da população. Aproveitei que estávamos com um espaço novo para começar uma diferente abordagem com o público. Iniciamos os trabalhos convidando adolescentes para conhecer a estrutura da delegacia. Os próprios policiais faziam palestras e contavam a história de suas vidas – disse a delegada.

Ano passado, a Delegacia de Nova Iguaçu recebeu a visita de mais de cem alunos. A iniciativa foi levada para a distrital de Mesquita, por onde já passou um grupo de adolescentes de uma escola pública da região. 

– A equipe de Mesquita abraçou a ideia e colabora com sugestões. A meta é mostrar para as crianças a importância da polícia. Estamos adaptando a linguagem das palestras. Para os adolescentes, o foco é conquistar a confiança deles e mostrar o certo e o errado – explicou a delegada.

Com 28 anos de atuação na polícia, o comissário Epitáfio Araújo aprovou a implementação dos projetos inovadores na Delegacia de Mesquita.

– A delegada está mudando a forma de a população ver o nosso trabalho. Mensalmente participamos de cafés comunitários para ouvir as demandas dos moradores e passamos a receber elogios – afirmou o policial. 

Na avaliação do comissário Juarez Gomes, que foi transferido de Nova Iguaçu para Mesquita junto com a delegada, a experiência de trabalhar mais próximo dos moradores é ótima para aprimorar o trabalho dos próprios agentes.

– Acompanhei a implementação das palestras na Delegacia de Nova Iguaçu e vi o quanto o diálogo com policiais ajuda a conquistar a confiança da população. Hoje em Mesquita estamos fazendo um trabalho de “formiguinha”, mas que sei que surtirá efeito – disse o comissário.
delegada-titular Juliana Amorim

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário