Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’ segue com sucesso

Alunos do Projeto Olhares em visita à Casa da Memória Arthur Dalmasso
Exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’ segue com sucesso

Teresópolis, 02 de julho de 2014 - Segue a pleno vapor a exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’, montada no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso. Depois de receber dezenas de jornalistas, de toda parte do país, a mostra começa agora a receber a visita de estudantes, interessados na trajetória da Seleção Brasileira e sua relação com Teresópolis.

Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’ recebeu na semana passada cerca de 40 alunos, do 5º ano da Escola Municipal Alcino Francisco, localizada em Água Quente, no interior do município. Acompanhados da professora Vanessa Mendes, os alunos conferiram atentamente todos os detalhes da exposição e as histórias sobre antigos craques da Seleção Brasileira, tendo a visita guiada pela chefe do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Regina Rebello.

Já esta semana, foi a vez dos integrantes do Projeto Olhares, desenvolvido pelo Lar Tia Anastácia. No terceiro ano de atividades, os alunos já começaram as pesquisas para a próxima exposição do projeto, prevista para 2015, que terá como tema ‘O mundo da bola’. Daí, a visita à Casa da Memória. “Além de todas as informações interessantes que a mostra traz, o assunto em si é de interesse para as pesquisas do grupo”, comentou Flávia Becker, que acompanhou o grupo.

Desde a inauguração, em maio, a exposição já recebeu a visita de mais de 500 pessoas. Entre elas, muitos profissionais da imprensa que, durante as folgas ou viagens da Seleção Brasileira, saem do complexo da Granja Comary em busca de informações diferenciadas sobre Teresópolis, e encontram na Casa da Memória Arthur Dalmasso informações para contar uma boa história. Passaram pela casa profissionais de emissoras de tv, rádios, jornais e sites, de toda parte do Brasil, a exemplo da Band, do SBT e da ESPN.

“Além de gerar boa movimentação na Casa da Memória, a exposição tem dado visibilidade a Teresópolis, com informações e curiosidades que despertam a atenção das pessoas. Quem ainda não viu, não deve perder”, convida o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.
A mostra Teresópolis, casa da Seleção foi um dos focos da visita do Projeto Olhares
 A visita foi orientada pela chefe do Patrimônio Histórico, Regina Rebello

Sobre a mostra

A exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’ faz uma viagem no tempo e mostra, através de imagens, documentos e objetos, as diversas passagens da Seleção Brasileira por Teresópolis. Ocupa boa parte do primeiro andar da Casa da Memória, com painéis ilustrados, fotografias originais, documentos e objetos, narrando a trajetória da Seleção Brasileira em Teresópolis. A mostra conta desde a criação da antiga CBD – Confederação Brasileira de Desportos, passando pela transformação em CBF, as primeiras vindas da seleção a Teresópolis, a construção do Centro de Treinamento Heleno Nunes, na Granja Comary, e as delegações que passaram pela cidade desde então.

Em uma das salas, um vídeo especial em exibição, onde podem ser vistos grandes momentos de atuação da Seleção Brasileira ao longo das Copas, com os 100 maiores gols. Curiosidades a respeito da Seleção Brasileira, das Copas do Mundo e do futebol em geral também são abordadas na exposição, além de recortes de jornal, exemplares da Revista Placar de diversas épocas, álbuns de figurinhas e, é claro, a camisa da Seleção Brasileira.

A mostra é resultado de pesquisa da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, com orientação da chefe do Patrimônio, Regina Rebello, e supervisão do coordenador de exposições e designer gráfico, Ricardo Guarilha. Para a exposição, foram utilizados materiais dos acervos do Arquivo Nacional, da Set Produções, do Patrimônio Histórico de Teresópolis e do historiador Romildo Pires.

Visitação até 13 de agosto, de segunda a sábado, das 13h às 17h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro). Entrada gratuita. Além desta, pode ser vista também no mesmo local a mostra permanente ‘Teresópolis, um passeio pela história’.
Abordando o tema da Copa, a exposição Teresópolis, casa da Seleção tem recebido a visita de alunos da rede municipal

Texto: Georgia Jahara
Fotos: Rafael Corrêa e Romildo Pires
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário