Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Governo do Estado lança programa para alertar e orientar mulheres vítimas de violência

Governo do Estado lança programa para alertar e orientar mulheres vítimas de violência
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Imprensa
Rio de Janeiro, 03 de julho de 2014

Governo do Estado lança programa para alertar e orientar mulheres vítimas de violência - Via Lilás vai utilizar estrutura da SuperVia para garantir maior alcance do projeto

O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (3/7) o programa Via Lilás para alertar e orientar mulheres vítimas de violência. Em parceria com a Secretaria de Transportes e a SuperVia, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos vai realizar uma série de ações sobre o tema, como campanhas educativas em estações de trem.

A iniciativa estadual terá três pilares básicos: criação de espaços para promoção da autonomia da mulher; instalação de áreas de informação e orientação sobre casos de violência, com foco nos direitos e os serviços especializados; e integração, ampliação e fortalecimento do atendimento interdisciplinar para mulher em situação de violência.

– Com esse projeto, teremos condições de acolher, amparar e garantir a reinserção profissional e social da mulher que precisa de ajuda para enfrentar a violência. Queremos auxiliar às vítimas de agressão a retomar a vida com dignidade – afirmou o secretário-executivo da Secretaria de Assistência Social, João Marcos Matos.

Para a primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Horta Jardim, o projeto estadual será uma ferramenta de apoio importante para as mulheres vítimas de agressão.

– As mulheres que sofrem violência têm dificuldade de assumir até para elas mesmas a situação em que se encontram. Esse programa vai ter campanhas de divulgação voltada para essas pessoas e também oferecerá espaço adequado e orientação de especialistas para que elas possam conversar sobre o assunto. Isso é muito transformador e vai ajudar a mudar a realidade de muita gente – disse a primeira-dama.

O Via Lilás prevê investimentos de US$ 15 milhões, financiados pelo Banco Mundial. Para garantir o maior alcance do projeto, será utilizada a estrutura da SuperVia como meio de difusão das ações. A concessionária opera o sistema de trens urbanos do Grande Rio, integrando 12 municípios, e transporta mais de 600 mil pessoas por dia.

– Atualmente, 50% dos usuários de trens da SuperVia são mulheres e isso é uma prova da atuação ativa do gênero no mercado de trabalho e nas ações sociais. O Via Lilás cumpre um papel importante, porque despertará a consciência da população e estimulará o debate sobre o tema – afirmou a secretária de Transportes, Tatiana Carius.

Uma das propostas é instalar totens informativos nas estações, com dados de programas de atendimento voltados às vítimas de violência. Também haverá profissionais capacitadas nos vagões femininos, nas plataformas e nos mezaninos, distribuindo material educativo, desde dados sobre a Lei Maria da Penha até redes de atendimento. O programa inclui a divulgação de ações culturais e sociais para mulheres, com dicas e sugestões de eventos e cursos.

Outro destaque é que a iniciativa prevê a conexão com centros especializados de atendimento a mulheres em situação de violência, entre eles, a Casa da Mulher de Manguinhos e o Centro Integrado de Atendimento à Mulher da Baixada (CIAM). A implantação de até quatro creches próximo a estações da SuperVia também faz parte do programa, para que as mulheres possam participar das atividades nos centros de atendimento com tranquilidade, deixando seus filhos em segurança. Microônibus ou vans farão a conexão dos centros com as estações de metrô da Pavuna e trem de São João de Meriti. As cidades localizadas ao longo da linha férrea também darão apoio às ações.


Crédito das fotos: Clarice Castro
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário