Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de julho de 2014

Município de Teresópolis completa 123 anos e comemora conquistas no ensino

Foto Esc. Bonsucesso – Governo do prefeito Arlei constrói escola em Bonsucesso para 700 alunos
Educação de Teresópolis é referência para o estado
Município completa 123 anos e comemora conquistas no ensino

Teresópolis, 1º de julho de 2014 – No próximo domingo, dia 6 de julho, Teresópolis completa 123 anos de emancipação político-administrativa e tem muitos motivos para comemorar, como os ótimos resultados obtidos na área da Educação nos últimos dois anos. A conquista de medalhas na OBMEP - Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – (ouro e bronze em 2014, e prata e bronze em 2013), além da excelente colocação no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2012, confirma a melhoria da qualidade do ensino no município. A reforma de 26 unidades escolares desde que o prefeito Arlei assumiu a Prefeitura, a construção da Escola M.Francisco Maria Dallia, em Bonsucesso, no 3º Distrito, e a contratação de professores também compõem o quadro positivo.

“A Educação é construída e mantida ao longo do tempo. Temos certeza de que melhoramos muito o quadro municipal, mas esta não é e não vai ser nunca uma obra acabada. Nós tínhamos escolas interditadas, mal tratadas, falta de professores, de funcionários de apoio e em grande parte já revertemos esse quadro. Mas esse é um trabalho de continuidade”, destacou o secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

O secretário destacou ainda a satisfação da população com o serviço prestado pela Educação em Teresópolis. “Dentro deste tempo em que estamos à frente da Educação Municipal, conseguimos avançar bastante, temos bons resultados para comprovar essa afirmação com premiações e títulos de reconhecimento estadual e federal e, talvez o mais importante, resultados comprovados pela satisfação da sociedade teresopolitana. Segundo pesquisas e até mesmo nas conversas informais, a sociedade aponta a Educação como o serviço mais bem prestado para nossa população”, pontuou Leonardo Vasconcellos.
Foto Esc. Mottas – Entre as 26 escolas reformadas, está a Sizenando Adolfo Tayt-Sohn, em Mottas, no 3º Distrito

Escola de Providência

O secretário frisou que um dos desafios da secretaria é resolver a questão da interdição da Escola M. Aluísio de Souza Silva, localizada em Providência, no 2º Distrito. “Quando assumimos a Secretaria, a escola Aluísio de Souza Silva estava completamente interditada pela Justiça. Entramos de cabeça nesse processo e conseguimos fazer um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público de maneira que a concessionária fizesse uma parte da obra na estrada e ficasse uma parte do projeto para a Prefeitura realizar, liberando o acesso à escola sem riscos para os estudantes, já que o problema não é com o prédio, mas com o acesso”, explicou Leonardo.

A parte do projeto que cabe à Prefeitura já foi aprovada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), mas ainda tem um custo de cerca de R$ 1, 3 milhão. Esse recurso foi incluído no projeto Somando Forças do Governo Estadual e agora o município aguarda a liberação da verba para começar as obras. “De uma situação onde a escola estava totalmente interditada, já conseguimos uma liberação e uma solução para que a unidade possa atender à população. Só estamos aguardando os recursos para executar a obra e liberar a escola”, finalizou Leonardo Vasconcellos.

Atualmente, Teresópolis possui 94 unidades na Rede Municipal de Ensino, entre creches, centros de educação infantil e escolas e atende a 23.988 alunos. No total, 1.543 professores trabalham na rede, sendo 1.487 concursados. Dos 56 professores contratados, 30 firmaram contrato com a Prefeitura para atuarem a partir deste ano.

Também em 2014, a Prefeitura distribuiu uniformes de verão para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, compostos de camiseta e bermuda para os meninos e camiseta e saia para as meninas, além de material de papelaria e 4.200 unidades de mobiliário a nove escolas municipais.
Foto Leonardo – Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, faz um balanço positivo da gestão: “Nós tínhamos escolas interditadas, mal tratadas, falta de professores, de funcionários de apoio e em grande parte já revertemos esse quadro”​
Fotos Mobiliários – Nove escolas beneficiadas com o recebimento de mobiliários novos

Os Números:

26 Escolas Reformadas
Construção de Escola para 700 alunos
94 Unidades de Ensino na Rede Municipal
Distribuição de Uniformes para os 23.988 Alunos da Rede Municipal
1.543 Professores
4.200 Unidades de Mobiliários para 9 escolas

Fotos: Ascom/PMT
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis



Nenhum comentário:

Postar um comentário