Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de julho de 2014

Prefeitura promove eventos especiais em homenagem ao aniversário de Teresópolis

No bolo, o desenho da bandeira de Teresópolis
Prefeitura promove eventos especiais em homenagem ao aniversário da cidade-Cultura de Raiz e Camerata Theresa Christina movimentam o domingo

Teresópolis, 8 de julho de 2014 - Domingo, 6 de julho, aniversário de 123 anos de emancipação de Teresópolis. Para comemorar a data, diversos eventos foram realizados pela Prefeitura ao longo de todo o dia, entre eles, dois especiais, promovidos pela Secretaria de Cultura em homenagem ao aniversário da cidade. Pela manhã, foi realizada a 7ª edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2014. E, no fim da tarde, o público pôde conferir o concerto da Camerata Theresa Christina, na edição especial do projeto Música na Matriz, elaborada especialmente em função da data.

Na parte da manhã, além do desfile cívico-militar, as atenções ficaram voltadas para a Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde foi realizado o 7º Encontro de Cultura de Raiz. No palco do teatro da casa, mais de 40 artistas mostraram ao público o melhor da música do homem do campo, com destaque para momentos de homenagem pelo aniversário da cidade.

Com coordenação de Andréa Sant’Anna e apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig, o evento seguiu seu formato tradicional, com cenário de cozinha de roça. Entre as atrações, destaque para as apresentações dos sanfoneiros Seu Timbira, Zé Lopes e Amado Rodrigues.

O forró de Fernando Mello e Írio Lima também esteve presente, assim como a simpatia de Crésio da Vila, Vera Borcard e Jorge Viajante. Vários artistas lembraram o aniversário de Teresópolis. Wanda Pinheiro cantou ‘Teresópolis, você é pra mim’, de autoria própria. Zé Rodrigues foi outro que também compôs em lembrança à cidade e apresentou ‘Teresópolis, cidade linda’. E a dupla Moacir e Edson Rosa apostou no ‘Parabéns a você’, de Teixeirinha.
A Casa de Cultura ficou cheia para a 7ª edição do Cultura de Raiz
O Coral Cantar é Viver fez sucesso, com a regência de Jane Barbosa
Em ritmo de forró, Fernando Mello, Antônio Ceará, Zé Quirino, Zé Luiz, Írio Lima, Wanda Pinheiro e o Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, subiram ao palco para cantar o Parabéns a Teresópolis. E o bolo temático, com direito ao desenho da bandeira do município, foi repartido entre público e convidados.

Na 7ª edição, destaque ainda para a apresentação do Coral Cantar é Viver, regido por Jane Barbosa, para Bia Morgan e Aline Arthou, que emocionaram com ‘O caderno’, e para o Trio Bico Seco, com ‘Noites traiçoeiras’ e ‘Igarapé das mulheres’. E no encerramento, um dos momentos de maior emoção, com o violonista Geremias Cruz.

Acompanhado primeiro pelo estreante Roberto Santos, sucesso com ‘She’ e ‘As rosas não falam’. Depois, finalizando a edição, Geremias e o músico Harold Emert arrebataram o público com um clássico de Villa Lobos, a Bachianas nº 5, tocada no violão e no oboé.

Camerata Theresa Christina emociona plateia

Ainda no dia 6, outro momento glorioso no aniversário de Teresópolis foi o concerto da Camerata Theresa Christina, dentro do projeto Música na Matriz, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

Dividido em dois momentos, o evento foi prestigiado por dezenas de pessoas na Matriz de Santa Teresa, na Praça Balthasar da Silveira, no centro da cidade. Na abertura, a apresentação do Coral Municipal, sob a regência de Douglas Clemente, encantou a todos com ‘Pela luz dos olhos teus’, ‘Carinhoso’ e ‘A ema gemeu’. E na sequência, a apresentação impecável da Camerata Theresa Christina.

Coral Municipal e músicos da Camerata Theresa Christina
Com 13 componentes, sob a regência do maestro Zdenek Svab, a orquestra apresentou obras consagradas da música clássica. No repertório, Suíte para Cordas, de Henry Purcell, Sinfonia em Si b mol, de Carlos Seixas, Serenada para Cordas, de Alberto Nepomuceno, Humoresque, de Antonín Dvorák, e a Pequena Serenada Noturna, de Mozart.

Ao fim da apresentação, o experiente maestro estava satisfeito. “É um prazer tocar para Teresópolis no dia de seu aniversário. Só temos a agradecer pelo convite da Secretaria de Cultura e o carinho de todos que vieram nos prestigiar”, comentou o maestro, que recebeu o carinho da subsecretária de Cultura, Cléo Jordão.

Participantes do 7​º​Cultura de Raiz

Participaram do 7​º​ Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2014 os seguintes artistas: Beto Selig, Zé Lopes, Ivanil Resende, Adão Curió da Viola, Wanda Pinheiro, Zé Futrica, Valdo Ribeiro, Roberto Müller, Fernando Mello, Zé Luiz, Írio Lima, Roninho, Paulo Medeiros, Amado Rodrigues, Seu Timbira, Zé Rodrigues, Crésio da Vila, Deusecílio, Julicão, Moacir Rosa, Edson Rosa, Elyda Alves, Denise Gaspar, Coral Cantar é Viver, Vera Borcard, Jorge Viajante, Monteiro, Antônio Ceará, Zé Quirino, Andréa Sant’Anna, Bia Morgan, Aline Arthou, Felipe Rodrigues, Trio Bico Seco (Helcir, Inácio, Julio Cesar e José Carlos Nascimento), João Gabriel, Clotilde Soares, Daniel, Geremias Cruz, Roberto Santos, Harold Emert e o Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida. Artesãos: Maria das Graças Chaves, Maria Christina Barbosa, Iara Hesse, Bento Rufino e Michele Santos.
O maestro Znedek Svab comandou o concerto da Camerata Theresa Christina
Sob a regência de Douglas Clemente, o Coral Municipal abriu a apresentação na Matriz de Santa Teresa
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira​
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário