Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Show de Danilo Caymmi e Claudio Nucci marca abertura do Festival de Inverno em Teresópolis

 Show de Danilo Caymmi e Claudio Nucci marca abertura do Festival de Inverno em Teresópolis
 Show de Danilo Caymmi e Claudio Nucci marca abertura do Festival de Inverno em Teresópolis

Teresópolis, 29 de julho de 2014 - O tempo frio só serviu para deixar a Casa de Cultura Adolpho Bloch ainda mais aconchegante para a abertura oficial do Festival SESC de Inverno 2014, realizada neste domingo, 27 de julho. A tarde de festa reuniu autoridades, jornalistas e convidados no espaço cultural, em um descontraído brunch, seguido da cerimônia de abertura oficial do festival, que contou ainda com o aplaudido show dos cantores Danilo Caymmi e Claudio Nucci.

Promovido pelo SESC – Serviço Social do Comércio, e com o apoio da Prefeitura, o Festival de Inverno 2014 vem com o tema ‘Da cor da rua’ e conta com shows, peças de teatro, workshops, oficinas, apresentações de dança, música e atrações infantis, realizadas nos três principais municípios da Região Serrana: Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Com programação iniciada no sábado, 26 de julho, as atrações vão até 10 de agosto e, por conta do tema de 2014, acontecerão em diversos espaços externos, como as praças Higino da Silveira, - a da Feirinha de Teresópolis, no Alto; Maria Corina Paim, na Barra do Imbuí; dos Expedicionários – a do Tiro de Guerra, no bairro de São Pedro, e a localidade de Bonsucesso, no interior, além das dependências do próprio SESC Teresópolis e a Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, que sediou a abertura oficial.

Paineis expostos na área de circulação da Casa, com os projetos da Secretaria de Cultura, despertaram o interesse do público Eugênio Nascimento, Maurício Lopes, Arnaldo Almeida, Márcio Catão, Mauro Lopes Rego, Cléo Jordão e Ronaldo Fialho
Durante o evento, o diretor regional do SESC Rio, Mauro Lopes Rego, destacou a importância do evento. “É uma satisfação enorme estar de volta a Teresópolis, pois aqui, me sinto sempre em casa. O Festival de Inverno de 2014 quer levar os artistas à vida das pessoas. É uma proposta ousada, mas estamos convictos da importância da arte dialogar com o social. Só temos a agradecer o apoio do Poder Público e dos empresários da cidade que, mais uma vez, abraçaram nossa ideia, além dos teresopolitanos, pela excelente acolhida”, comentou Mauro.

O secretário de Cultura de Teresópolis, Arnaldo Almeida, deu as boas-vindas ao púbico, destacando a parceria entre o SESC e a Secretaria de Cultura. “Quando recebemos o convite para que a abertura do festival fosse realizada aqui, o sentimento foi de felicidade. Afinal, a Casa de Cultura é um espaço que respira cultura nos 365 dias do ano, com 1.200 alunos, inscritos em 19 cursos diferentes. Então, nada mais justo do que termos aqui a abertura do Festival de Inverno 2014. Ainda mais com o tema escolhido para este ano, que vai ao encontro de muitas de nossas propostas. Foi muito inteligente por parte do SESC escolher este mote, com atrações ao ar livre, permitindo um intercâmbio maior entre as atividades e a comunidade e facilitando o acesso total do público a espetáculos de excelente qualidade. Com certeza, o festival será um sucesso”, destacou, lembrando que, como resultado desta ampliação da parceria entre o SESC e a Prefeitura, outros projetos virão em breve.
O espaço cultural recebeu decoração especial, temática,  para marcar a abertura do festival 2014
Um brunch marcou a confraternização entre os convidadosA Casa de Cultura ficou lotada para a abertura do festival
A festa contou ainda com a presença do vice-prefeito, Márcio Catão, o gerente do SESC Teresópolis, Eugênio Nascimento, o secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, a subsecretária de Cultura, Cléo Jordão, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, além de representantes da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat), do Sincomércio e do Teresópolis Convention Bureau, entre outros.

Logo após a abertura oficial, o público foi brindado com o show de Danilo Caymmi e Claudio Nucci, explorando as sonoridades de voz, violão e flauta, em comemoração ao centenário de Dorival Caymmi. Durante uma hora e meia, a plateia se divertiu, deu risadas e cantou em coro sucessos como ‘Suíte dos Pescadores’, ‘O que é que a baiana tem?’, ‘Só louco’, ‘Maracangalha’ e ‘Marina’, entre muitas outras. “É um prazer estar em Teresópolis comemorando o centenário de Caymmi. Salve a Música Popular Brasileira e estes grandes mestres”, comentou o simpático Danilo Caymmi que, entre uma música e outra, interagiu com a plateia, contou histórias e piadas, divertindo a todos.

Também no repertório, canções do próprio Danilo, como ‘O bem e o mal’, ‘Andança’ e ‘Casaco Marrom’, além de clássicos de Claudio Nucci, como ‘Quero quero’, ‘Sapato velho’ e ‘Toada’, sucesso da época do grupo Boca Livre. “Foi muito bom estar aqui. A todos os organizadores, parabéns por esta bela iniciativa”, completou Claudio Nucci.

Público aplaude de pé

A Casa de Cultura ficou lotada para o show de Danilo Caymmi e Claudio Nucci, aplaudidos de pé ao fim da apresentação, com direito a pedidos de bis. E quem esteve presente, não se arrependeu. “Sempre gostei do Danilo, mas nunca havia assistido a um show. Não poderia perder. Adorei. E achei a Casa de Cultura perfeita para um show intimista como este”, enalteceu a artesã Graça Martignoni.

A médica Marialva Azevedo também era só elogios. “Sensacional. A Casa de Cultura funcionou muito bem, de forma aconchegante e confortável para todos. E o show foi maravilhoso. Adoro vir a eventos aqui”, comentou a médica, que ainda iria assistir ao show de Paulinho da Viola no mesmo dia, outra atração do Festival de Inverno.
Danilo Caymmi e Claudio Nucci encantaram a plateia por cerca de uma hora e meia

Programação

Também estava prevista para a Casa de Cultura a encenação da peça ‘Till, a saga de um herói torto’, com o grupo Galpão, um dos mais famosos do Brasil na modalidade de teatro de rua. Contudo, a peça foi transferida para a quadra do SESC, em virtude do mau tempo.

Toda a programação do Festival SESC de Inverno 2014 pode ser conferida no endereço eletrônico do SESC 

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário