Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Teresópolis: a cidade da Educação- Rede municipal de ensino é destaque nacional

 Capacitação de professores para a melhoria da qualidade do ensino
Teresópolis: a cidade da Educação
Rede municipal de ensino é destaque nacional

Teresópolis, 11 de julho de 2014 – A competência do trabalho desenvolvido pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação em Teresópolis vem ganhando cada vez mais destaque e se tornando referência. No dia 24 de junho, a matéria “Gestores municipais batem de porta em porta atrás de crianças fora da escola”, divulgada no site da organização não-governamental Todos pela Educação, e replicada pelo portal de notícias IG, cita que Teresópolis vem obtendo sucesso nas estratégias adotadas para garantir o direito da criança à educação. Fundado em 2006, o Todos Pela Educação é um movimento da sociedade brasileira que tem como missão contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o País assegure a todas as crianças e jovens o direito a Educação Básica de qualidade.

Já a reportagem “Educação é avaliada em Teresópolis”, publicada no site Agenda 21 Comperj nesta quarta, 9 de julho, repercute os bons resultados do programa federal Mais Educação na rede municipal, que registrou a aprovação de 90% dos alunos no ensino regular em 2013.

Nos últimos dois anos Teresópolis vem obtendo ótimos resultados na área da Educação. A conquista de medalhas na OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (ouro e bronze em 2014, e prata e bronze em 2013), além da excelente colocação no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2012, confirma a melhoria da qualidade do ensino no município.
Novo mobiliário: investindo no conforto dos alunos das escolas municipais

As experiências bem-sucedidas da Educação Municipal foram relatadas durante o 6º Fórum Nacional Extraordinário da Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado de 27 a 30 de maio em Florianópolis (Santa Catarina), e onde Teresópolis marcou presença. O encontro teve como tema o fortalecimento da gestão das políticas educacionais para garantir o direito à educação e reuniu 1.400 participantes, entre secretários municipais de educação, técnicos e educadores.

Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, os resultados positivos se devem a uma política pública séria, que é posta em prática, em sua gestão, pelo governo do prefeito Arlei. “Educação não se faz do dia para a noite, se faz com continuidade. Eu acredito que esse trabalho de continuidade é que vem trazendo esses resultados. Temos uma política pública de educação, não partidária ou de um grupo. O governo do prefeito Arlei acredita que o desenvolvimento de Teresópolis é através da Educação”, assinalou.

Segundo o secretário, a melhoria da qualidade do ensino na rede municipal é uma preocupação permanente da equipe da Secretaria de Educação. “Temos programas de capacitação interna continuada para nossos professores e diretores, com profissionais renomados de todo o país. Também aderimos ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (para que todas as crianças matriculadas na rede de ensino público estejam alfabetizadas até os oito anos de idade). Inclusive, nós temos um grupo próprio do PNAIC que desenvolve esse trabalho. Existe ainda o Mais Educação, que é o programa de educação com jornada estendida. Tudo o que se possa fazer em prol do aluno, para que ele fique mais tempo na escola, e com aprendizado melhor apurado, nós temos feito”, assegurou Leonardo Vasconcellos.

Desafio: manter o aluno em sala de aula

Único município do estado do Rio de Janeiro destacado na reportagem do Todos pela Educação, e replicada pelo Portal IG, Teresópolis figura ao lado de Borba (Amazonas), Saloá (Pernambuco), Coaraci e Serrinha (Bahia) como bom exemplo de mobilização de combate à evasão escolar. No caso de Teresópolis, o foco é a redução da evasão principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde os estudantes, além das aulas regulares, podem se inscrever em oficinas de trabalho e de arte (como grafite, dança, curso para garçom, manicure, cabeleireiro, cursos de inglês e espanhol, de técnicas de secretariado). A condição para participar do projeto é ter boa frequência nas aulas regulares. A íntegra da matéria pode ser conferida através dos links


Aprovação de 90% dos alunos

Já a matéria do site Agenda 21 Comperj divulga o resultado da pesquisa de avaliação do programa Mais Educação, implantado em 40 escolas municipais e que amplia a jornada escolar através da oferta de atividades extracurriculares culturais e lúdicas. A pesquisa, realizada no fim do ano passado, revelou que 90% dos alunos no Ensino Regular que frequentaram 75% ou mais das atividades Mais Educação foram aprovados no ano letivo. Fatores como a valorização da proposta de Educação Integral, a adequação de espaços físicos escolares e a capacitação constante de profissionais envolvidos foram apontadas como merecedoras de atenção e de investimentos para uma melhor qualidade do tema no município.

A reportagem pode ser acessada através do link http://agenda21comperj.com.br/noticias/educacao-e-avaliada-em-teresopolis.
Capacitação de professores para a melhoria da qualidade do ensino em Teresópolis

Números positivos

A reforma de 26 unidades escolares desde que o prefeito Arlei assumiu a Prefeitura, a construção do novo prédio da Escola Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso, no 3º Distrito, a criação das creches Professora Mara Luciana Brandão Bravo, na Beira Linha, e Edomiro dos Reis Pacheco – Tio Domiro, no Jardim Féo, bem como do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antonio Bento de Souza, no Meudon, e a contratação de professores compõem o quadro positivo da Educação Municipal.

Atualmente, Teresópolis possui 94 unidades na Rede Municipal de Ensino, entre creches, centros de educação infantil e escolas, e atende a 23.988 alunos. No total, 1.543 professores trabalham na rede, sendo 1.487 concursados. Dos 56 professores contratados, 30 firmaram contrato com a Prefeitura para atuarem a partir deste ano.

Em 2014, a Prefeitura distribuiu uniformes de verão para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, compostos de camiseta e bermuda para os meninos e camiseta e saia para as meninas, além de material de papelaria e 4.200 unidades de mobiliário a nove escolas municipais.

Balanço – Secretaria Municipal de Educação
94 Unidades de Ensino na Rede Municipal
1.543 Professores
26 Escolas Reformadas
Construção de Escola para 700 alunos
Criação de duas creches municipais e de um centro de educação infantil
Distribuição de Uniformes para os 23.988 Alunos da Rede Municipal
4.200 Unidades de Mobiliários para nove escolas
Secretário de Educação Leonardo Vasconcellos: “Educação não se faz do dia para a noite, se faz com continuidade”

Fotos – crédito Jeferson Hermida e Marcelo Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário