Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Canal Futura grava documentário sobre a Educação de Teresópolis

Equipe do Canal Futura grava uma aula de língua portuguesa da aluna Giulia
Canal Futura grava documentário sobre a Educação de Teresópolis

Teresópolis, 14 de agosto de 2014 – Durante toda esta semana, a equipe de filmagem, produção e roteiro do Canal Futura esteve visitando diversos pontos de Teresópolis para a gravação do documentário ‘Destino: Educação Brasil’, que vai mostrar ações desenvolvidas nas escolas da rede municipal que contribuíram para a melhoria da qualidade do ensino na cidade.

Destaque nacional no setor, o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, comemorou a projeção do trabalho desenvolvido pela pasta. “Foi com muito orgulho que recebemos a notícia de que Teresópolis é uma das duas cidades do estado do Rio de Janeiro selecionadas para participar desse projeto. É uma honra ver nossa cidade ser mais uma vez destaque nacional pela educação de qualidade”, ressaltou o secretário.

Um dos fatores a que se deve a escolha de Teresópolis como palco desse documentário é a colocação da cidade no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) como a terceira melhor educação do Rio de Janeiro no primeiro segmento do ensino fundamental. As filmagens estão programadas para as escolas municipais Antônio Santiago, em Agriões, e Dorvalino de Oliveira, no Meudon, além da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Fátima, e outros pontos turísticos da cidade.

“Ficamos muito felizes em estar entre as escolas escolhidas para aparecer nesse programa. Claro que isso é um resultado coletivo, de uma parceria entre a Secretaria de Educação, equipe gestora, equipe docente, pais, responsáveis e, claro, nossos alunos” pontuou a diretora da Escola Municipal Antônio Santiago, Claudia Seabra.

O documentário que se passa em Teresópolis terá como personagem central a aluna Giulia Ramos, que além de estudar no Antônio Santiago, faz onze atividades extra classe gratuitas, todas ofertadas pela Prefeitura. Giulia é órfã de pai e sua determinação e vontade foram algumas das qualidades que pesaram para sua escolha como protagonista.

“Eu faço desenho, jazz, circo, papel machê, inglês, ballet, teatro, cerâmica, artesanato, violão e dança de rua, tudo gratuito”, disse Giulia Ramos, que aconselhou outros jovens alunos a terem a mesma força de vontade. “Temos que buscar agora o nosso futuro. Se a gente deixar tudo para amanhã, fica muito mais difícil. Fazendo alguma coisa agora, enquanto ainda somos criança, no futuro as coisas serão muito mais fáceis”.

‘Destino: Educação Brasil. Diferentes realidades. Diferentes respostas’ é um programa do Canal Futura feito em parceria com o SESI e produzida pela Cinegroup. Em sua segunda temporada, após uma série com foco em países que se destacaram nas avaliações do PISA – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o programa volta seu olhar para o Brasil e passa a acompanhar os municípios brasileiros que tiveram destaque no Ideb. ‘Destino: Educação Brasil’ é exibido toda segunda, às 21h, e reprisado terça, às 13h30, e domingo, às 18h. A data de exibição do documentário sobre Teresópolis será definida.
A diretora da escola municipal Antônio Santiago, Claudia Seabra, comenta a experiência
aluna Giulia Ramos


Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário