Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Governo do Estado do Rio apoia programa de incentivo à agricultura familiar

Governo do Estado do Rio apoia programa de incentivo à agricultura familiar
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 17 de agosto de 2014
Núcleo de Imprensa

Governo do Estado apoia programa de incentivo à agricultura familiar
Lançamento oficial aconteceu no evento Rio Gastronomia

Foi lançado neste sábado (16/8) o programa Parceiro do Agricultor no Rio Gastronomia, festival que acontece no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, até o dia 24 de agosto. Apoiada pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Rio, a iniciativa do Instituto Maniva em parceria com a Diretoria Socioambiental do Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) pretende incentivar a comercialização da produção agrícola orgânica fluminense. O objetivo é fortalecer o papel dos agricultores familiares que, muitas vezes, têm dificuldades de vender diretamente seus produtos nos centros urbanos. 

– Temos feito algumas reuniões com o Instituto Maniva, a Emater-RJ e o SindRio na tentativa de pensarmos ações para promover o desenvolvimento da agricultura no Rio de Janeiro e auxiliar os produtores de orgânicos – disse a primeira-dama do Estado, Maria Lucia Horta Jardim, que participou do evento.

O Parceiro do Agricultor busca estabelecer parcerias para garantir a melhoria da comercialização de orgânicos no Rio de Janeiro, promover a geração de renda e divulgar a importância de uma alimentação saudável. 

– Este programa tem uma dinâmica, uma lógica reversa. O sistema atual é focado na oferta e não na demanda. Queremos criar uma inversão neste sistema. Queremos agora estimular os restaurantes a participarem desta iniciativa – explicou a chef de cozinha Teresa Corção, fundadora do Instituto Maniva.

Agricultora orgânica familiar, Fátima Alcelmo fornece seus produtos a vários restaurantes cariocas e aprovou a iniciativa.

– Acredito que este programa fortaleça a agricultura familiar em todo o estado. Isso dará condições aos agricultores de venderem seus produtos e de se manterem no campo. Vendo para vários restaurantes da alta gastronomia no Rio de Janeiro. Além disso, o Circuito de Feiras Orgânicas tem sido fundamental para nos ajudar. Estamos chegando diretamente ao consumidor – afirmou Fátima.

O Instituto Maniva é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse público, que conta com o apoio de 17 eco chefs de cozinha que buscam, por meio de uma série de ações, facilitar o acesso dos agricultores familiares aos consumidores. Um exemplo de iniciativa acontece no Circuito de Feiras Orgânicas do Rio de Janeiro. Nelas, os eco chefs inovam criando refeições que utilizam produtos da própria feira e seus excedentes. 
Fotos: Salvador Scofano
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário