Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Programa Mais Cultura nas Escolas Municipais de Teresópolis

Grupo Pirueta posa com alunos da Escola Municipal Marilia Porto
Programa Mais Cultura começa a render frutos para as Escolas Municipais

Teresópolis, 18 de agosto de 2014 - Na última sexta-feira, 15, a Escola Municipal Marília de Oliveira e Silva Porto, localizada no bairro Santa Cecília, proporcionou uma tarde de encanto e cultura aos seus alunos. Através do projeto Mais Cultura, uma parceria com o Ministério da Cultura, o grupo Pirueta apresentou para um auditório lotado de olhares atentos, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a peça teatral ‘Balaio de Contos e Cantos’, que encena a história de dois contadores brincantes que se encontram em suas andanças, com suas malas repletas de estórias.

“Esse Programa do Governo Federal incorpora a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, com status de política estratégica para atuar na redução da pobreza e a desigualdade social. Em Teresópolis, tivemos 16 escolas contempladas com verbas federais e esse investimento vai ajudar não só nossos alunos a terem maior acesso à cultura como também movimentar artistas e agitadores culturais locais, o que é sempre muito bom”, analisa o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Na Escola Municipal Marília Porto, o investimento resultará apresentações teatrais e de dança, sendo uma culminância, ao término do projeto, com a junção das duas expressões artísticas, dança e teatro. O projeto teve início no dia 15 e terá sua próxima apresentação no dia 19 de setembro com dança do grupo Hebe Otto.

“Ficamos surpresos pelo número de crianças, pais e responsáveis que vieram, atendendo ao nosso convite com muita alegria, pedindo inclusive para estarem presentes nas próximas edições. O objetivo do projeto está sendo cumprido, com nossos alunos podendo ter acesso a esse tipo de expressão artística”, destacou a professora Lilian Fernandes coordenadora do projeto na escola.

Entre os alunos o sucesso foi imenso. A aluna Isabela Ramos, de 7 anos, aluna do 1° ano da Escola Municipal Marília Porto, chegou a subir no palco e participar da apresentação. “Gostei muito, ainda mais quando eu fui ao palco. Também gostei das músicas, principalmente quando elas cantaram ‘Alecrim’”, comentou a aluna.
 A aluna Isabela Ramos elogia a apresentação e destaca sua participação no espetáculo
A diretora Sandra Simas destaca a importância da promoção do acesso à cultura
Para a diretora Sandra Simas, esse momento cultural, sem dúvida, é muito gratificante, pois proporciona aos nossos alunos mais conhecimento da cultura popular, da arte, do aprendizado a partir de estórias e dramatizações. “Nosso objetivo é proporcionar contato com a cultura a todos os integrantes da comunidade escolar, transformando a realidade sociocultural da mesma, que é bastante carente”, resumiu a diretora.
O grupo Pirueta encantou os presentes com a peça ‘Balaio de Cantos e Contos’
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário