Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

UNIFESO Teresópolis e Postos de Saúde promovem ação de saúde e cidadania

Equipes da Estratégia Saúde da Família dos PSFs e cursos do UNIFESO realizaram a ação “Em dia com a Saúde”
UNIFESO e Postos de Saúde promovem ação de saúde e cidadania

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, 22 de agosto, as equipes da Estratégia Saúde da Família dos Postos de Saúde (PSFs) da Beira Linha, Araras e Granja Guarani, administrados pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) em cogestão com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a participação dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizaram a ação “Em dia com a Saúde” na praça ao lado do colégio Ginda Bloch, no bairro do Alto.

Com o tema “Saúde e Cidadania”, o evento ofereceu serviços gratuitos como vacinação contra a hepatite B e sarampo, aferição de glicose e prevenção da hipertensão e diabetes, prevenção por meio de palestras sobre câncer de mama, útero e próstata; alongamento e exercícios posturais; prevenção através da escovação correta e aplicação de flúor; vacinação de animais e orientação para a prevenção de doenças; além de prevenção do abuso de medicações e a automedicação. Estudantes, egressos e professores do UNIFESO junto aos profissionais dos PSFs se mobilizaram na ação, que atendeu cerca de 400 pessoas.

Para a coordenadora do evento, Ariadne Monique dos Santos, enfermeira do PSF da Granja Guarani, “foi uma oportunidade da população receber um atendimento básico, além de informação e prestação de serviços voltados à família”. A artesã Mirtes Maria da Glória, moradora do Alto, aproveitou a facilidade de estar perto de casa para fazer um check-up. “Isso aqui é ótimo pela oportunidade de prevenção que temos que ter sempre, e com esta iniciativa não temos desculpa para não nos cuidarmos”, brincou a moradora. Segundo a professora Vera Lúcia Gonçalves Pacheco, coordenadora técnica da cogestão das equipes de PSF pelo UNIFESO, “a ideia de somar esforços é alcançar determinadas pessoas da comunidade que têm um cotidiano mais apertado, visando colocar a saúde delas em dia”. Ela contou ainda que o Ministério da Saúde está obrigando o sistema público a exigir o cartão SUS para que o paciente receba qualquer atendimento. “Pensando naqueles que não têm tempo de ir à Secretaria de Saúde fazer este cartão, trouxemos para a praça este serviço”, acrescentou a professora Vera Pacheco.

Outra novidade da mobilização foi a assistência farmacêutica com orientação relativa à administração de medicação. “Muitas vezes as pessoas acreditam que o remédio não faz o efeito esperado, no entanto não estão tomando a medicação adequadamente”, alertou a professora Vera. Luisa Aigle, ex-aluna do UNIFESO e hoje farmacêutica, integra o Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) dos PSFs empenhada em atrair cada vez mais a população para os cuidados com a saúde, e ressaltou a importância da iniciativa. “Muitos pacientes não vão às unidades e esta é uma forma de integrar estas pessoas ao nosso atendimento, e acaba sendo uma busca ativa”, avaliou Luisa.

A experiência de lidar com a comunidade também é muito válida para quem busca se aprimorar na profissão, como Ariane Oliveria, estudante do curso de Odontologia. “Ajudar na prevenção e interagir com outros cursos e com a população traz um diferencial ao futuro profissional. Cada experiência é única e uma grande oportunidade para os acadêmicos praticarem cotidiano da sua área”, notou Ariane.

Orientando os estudantes na avaliação física e dos sinais vitais, entre outros atendimentos, o professor do curso de Fisioterapia Daniel Zidde destacou “que além de oferecer este primeiro atendimento é importante ajudar fazendo o encaminhamento daqueles pacientes que necessitam de atendimento mais elaborado para os serviços de saúde”. Priscila Tucunduva, coordenadora da Clínica-Escola do curso de Medicina Veterinária, contou que o foco do curso no evento é o combate à Leptospirose através da orientação e vacina, mas aproveitou para consultar os animais e fazer um levantamento de informações da região através de questionário. “É uma forma de incentivar as pessoas a levarem seus animais aos veterinários. Muitos animais têm zoonoses sem seus donos saberem, então é uma forma de instruir os proprietários”.
UNIFESO Teresópolis e Postos de Saúde promovem ação de saúde e cidadania
Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário