Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

UNIFESO Teresópolis lança projetos com apoio da FAPERJ e do CNPq

Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIFESO em encontro para dar as boas-vindas aos professores e estudantes  e apresentá-los aos projetos relacionados à pesquisa
UNIFESO lança projetos com apoio da FAPERJ e do CNPq

No dia 13 de agosto a Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou um encontro para dar as boas-vindas aos professores e estudantes e apresentá-los aos projetos relacionados à pesquisa que serão trabalhados neste segundo semestre: o Programa Jovens Talentos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), ambos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os três projetos são fruto de aprovação em editais da FAPERJ e do CNPq de projetos submetidos pelo UNIFESO através da DPPE. O evento aconteceu na Sala de Multimídia Biomédicas, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, reunido professores e estudantes.

O professor Alexandre José Cadilhe, Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, começou a apresentação falando sobre a estrutura da Instituição. Em seguida esclareceu cada programa especificamente e o papel dos participantes. “São três programas diferentes que contam com o fomento para que o estudante possa participar da pesquisa, o que é uma iniciativa muito importante tanto para o UNIFESO quanto para a região serrana do Rio de Janeiro”, observou o diretor. Ele lembrou que o UNIFESO conta ainda com um mecanismo próprio de apoio e fomento à pesquisa e à extensão, o Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE).

Sobre os programas 

O Programa Jovens Talentos, da FAPERJ, tem por objetivo selecionar estudantes com grande interesse pela ciência e potencial para atuar em pesquisa científica; estimular a formação dos estudantes, criando possibilidade de identificar novos quadros para atuação profissional no campo do saber científico; e contribuir para a difusão dos conhecimentos científicos, desmitificando a ciência e articulando pesquisa e ensino. A bolsa é concedida a estudantes da rede pública estadual, que estejam cursando o segundo ano do ensino médio, com bom rendimento escolar. Atualmente, o UNIFESO dispõe de 23 bolsas da FAPERJ.

O PIBIC, ligado ao CNPq, visa apoiar a política de iniciação científica desenvolvida nas instituições de ensino e pesquisa, por meio da concessão de bolsas a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A bolsa é concedida a estudantes de graduação do UNIFESO, selecionado por pesquisadores participantes do PICPE. Atualmente o UNIFESO conta com três bolsas do PIBIC/CNPq.

O PIBITI, também atrelado ao CNPq, tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Assim como no PIBIC, a bolsa é concedida a estudantes de graduação do UNIFESO, num total de três bolsas nesta edição do Programa.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário