Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Vacinação contra Hepatite A em Teresópolis começa na segunda, 25/08

Teresópolis
Secretaria de Saúde inicia vacinação contra Hepatite A na próxima segunda, 25 - Crianças entre 1 ano e 1 ano e 11 meses devem ser imunizadas

Teresópolis, 18 de agosto de 2014 – A Prefeitura, por meio da Secretaria M. de Saúde, inicia na próxima segunda-feira, 25, a vacinação contra a Hepatite A no município. Inserida pelo Ministério da Saúde no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir deste mês, a imunização vai ser direcionada a crianças de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% desse público em um ano, o que totaliza três milhões de crianças.

“As mamães devem estar atentas e aproveitar a atualização da caderneta para vacinar o bebê contra a Hepatite A. Além disso, as crianças na faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde que estão com o calendário em dia também devem ser levadas a um posto para que seja aplicada a vacina”, explica a chefe do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Daurema Docasar, lembrando que é necessária a apresentação da carteira de vacina.

Para atingir a meta de imunizar três milhões de crianças em um ano, o Ministério da Saúde já distribuiu 1,2 milhão de doses. Teresópolis recebeu no primeiro lote 500 doses e o estoque será reposto rotineiramente.

Conforme informações do Ministério da Saúde, a Hepatite A é habitualmente benigna, pode raramente apresentar uma forma grave (aguda, e fulminante), mas se agravada, pode levar à morte (2 a 7% dos casos de IHA). As crianças menores de 13 anos foram responsáveis por 68,7% dos casos confirmados e constituem o grupo etário com as maiores taxas de incidência da doença.

Hepatite A

A doença é contraída por um vírus e atinge o fígado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes. A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados.

A principal via de contágio é a fecal-oral ou por meio de água e alimentos contaminados. Contribui para a transmissão a estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados. Aproximadamente 100% das pessoas desenvolvem níveis protetores de anticorpos contra o vírus no prazo de um mês após uma única dose da vacina.

Não há nenhum tratamento específico para a hepatite A. A recuperação pode ser demorada e levar semanas ou meses. A terapia e baseada no equilíbrio nutricional adequado, incluindo reposição de líquidos eliminados na diarreia e vômito.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Cidade: Unidades de Saúde de Albuquerque, Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto e Centro Materno Infantil, na Várzea.

Interior: Unidades de Saúde de Vargem Grande, Bonsucesso, Vieira, Venda Nova, Pessegueiros e Volta do Pião.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário