Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de setembro de 2014

2ª dose vacina HPV em Teresópolis

Teresópolis
Vacina contra HPV: adolescentes devem tomar a 2ª dose

Teresópolis, 2 de setembro de 2014 – Neste mês de setembro, as meninas de 11 a 13 anos devem voltar aos postos de saúde para tomar a 2ª dose da vacina contra o HPV (vírus do papiloma humano), que previne contra o câncer de colo de útero. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h.

“Como a imunização já faz parte da rotina, as adolescentes desta faixa etária que ainda não foram vacinadas contra o HPV também podem comparecer às unidades de saúde do município, basta levar o cartão de vacinação”, orienta Daurema Docasar, chefe do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Ela lembra que uma 3ª dose de reforço deverá ser tomada daqui a cinco anos. “A data do retorno será anotada no cartão”, explica.

A campanha de introdução dessa vacina no calendário vacinal das adolescentes foi realizada entre 10 de março e 10 de abril em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde. Em Teresópolis, balanço final aponta que 3.338 meninas desta faixa etária receberam a 1ª dose da vacina contra o HPV, com uma cobertura de 80,67% do público-alvo. O percentual ficou dentro da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Agora, a imunização está disponível de forma permanente nas unidades de saúde do país.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. 

A vacina tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Entretanto, ela não substitui a realização do exame preventivo ginecológico, nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário