Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Governador do Rio assina decreto que cria Delegacia de Descobertas de Paradeiro

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Governador assina decreto que cria Delegacia de Descobertas de Paradeiro

Unidade funcionará na Cidade da Polícia e contará com o Dique-Desaparecidos

O governador Luiz Fernando Pezão assinou o decreto nº 44.940, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (4/9), que cria a Delegacia de Descobertas de Paradeiro (DDPA) dentro do Programa Delegacia Legal. A nova estrutura, que ficará na Cidade da Polícia, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio, vai funcionar 24 horas durante toda a semana. Atualmente, os casos ficam sob responsabilidade da Seção de Descoberta de Paradeiro (SDP), vinculada à Divisão de Homicídios (DH). De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), 329 pessoas estão desaparecidas em todo o estado, sendo 124 só na capital.

A DDPA, que deverá ser inaugurada nos próximo dias, terá dois núcleos, um específico para a investigação de crianças e adolescentes desaparecidos, e um para adultos. Além disso, será implantado o Dique-Desaparecidos, no telefone 197. O serviço telefônico funcionará dentro da unidade nos mesmos moldes do Disque-Denúncia. Qualquer pessoa que tiver pistas sobre o paradeiro de alguém desaparecido pode passar as informações sem ter a identidade revelada.

De acordo com delegada titular da DDPA, Ellen Souto, as delegacias distritais continuarão fazendo os registros de desaparecimentos, mas as informações serão passadas automaticamente para a nova unidade. Para ela, o diferencial da DDPA será a estrutura disponibilizada para os parentes das vítimas.

- Nossa delegacia terá dois núcleos de assistência social e psicológica, fruto de um convênio com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. O atendimento, em termos de estrutura para a demanda que ainda é enorme, vai ser muito melhor – afirmou a delegada.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário