Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Instituto do Cérebro promove I Simpósio Internacional de Cirurgia de Epilepsia no Rio de Janeiro

Instituto do Cérebro promove I Simpósio Internacional de Cirurgia de Epilepsia no Rio de Janeiro
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Imprensa
Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2014

Instituto do Cérebro promove I Simpósio Internacional de Cirurgia de Epilepsia

Neurocirurgia com técnica inédita na rede estadual será realizada durante evento

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer promove, até o próximo sábado (27/9), o I Simpósio de Cirurgia da Epilepsia. No evento, que reúne especialistas do Brasil e do exterior, serão discutidas as principais técnicas e avanços no tratamento de casos do transtorno neurológico que acomete milhões de pessoas no mundo. 

Nesta quarta-feira (24/9), no auditório do Centro de Estudos e Pesquisas do Envelhecimento (Cepe), na Gávea, foram abordados temas como os avanços no tratamento farmacológico das epilepsias, a depressão nos casos da doença e procedimentos de estimulação cerebral profunda.

No último dia do evento, será realizada uma neurocirurgia ao vivo, com o uso de uma técnica inédita na rede estadual de saúde chamada Hemisferotomia Funcional, que contará com a participação do especialista Hélio Rubens.

– Estamos debatendo uma série de temas atuais relacionados à doença. Uma das novidades que estamos trazendo é a cirurgia de Hemisferotomia Funcional. É a primeira vez que ela será feita no Estado do Rio. É uma cirurgia muito complexa. Após o procedimento realizado, faremos outras três cirurgias em crianças ao longo do mês – explicou o coordenador do Centro de Epilepsia do Instituto Estadual do Cérebro, Eduardo Faveret. 

No dia 27 de setembro, será realizado ainda um curso compacto sobre a técnica avançada de detecção do foco epilético em casos complexos. A capacitação será ministrada pelo neurocirurgião da Cleveland Clinic, Jorge Álvaro Gonzalez Martines.

Samar Duarte, de 35 anos, mãe de Davi dos Santos Othero, de 5 anos, diagnosticado com Síndrome de Dravet há dois anos, assistiu a uma das palestras realizadas nesta quarta-feira. Seu filho recebe atendimento no Instituto do Cérebro.

– Acredito que o simpósio tem um papel fundamental, porque este tipo de evento pode gerar uma troca de informações e experiências, resultando em novas pesquisas para ajudar pessoas que têm epilepsia – disse Samar.

Evento marca um ano do Instituto do Cérebro

O Simpósio Internacional de Cirurgia de Epilepsia marca o primeiro ano de funcionamento do Instituto do Cérebro Paulo Niemeyer, que é referência nacional em neurocirurgia, com mais de mil procedimentos realizados até o momento. O centro de epilepsia da unidade já realizou os mais variados tipos de cirurgias existentes no mundo.

Foto: Salvador Scofano
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário