Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Mestres de capoeira se reúnem em Teresópolis

Na praça, foi realizado o lançamento da Roda da Feira, que terá edições mensais
Mestres de capoeira se reúnem em Teresópolis

Teresópolis, 2 de setembro de 2014 – No último sábado, 30 de agosto, a Casa de Cultura Adolpho Bloch sediou a 2ª Reunião do Conselho de Mestres de Capoeira da Região Serrana. Com organização do Grupo Regiangola e apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento contou com a presença de diversos mestres da cidade e de outros municípios, contramestres, professores e capoeiristas da região. No mesmo dia, o grupo ainda promoveu uma roda de capoeira no centro da cidade.

O encontro teve como objetivo esclarecer e debater propostas sobre o desenvolvimento da capoeira no Estado do Rio de Janeiro, como bem cultural. E, para amparar as discussões, esteve presente a assessora do Instituto Nacional do Patrimônio Cultura (IPHAN), Monica da Costa, acompanhada de outros dois representantes do instituto.

Também estiveram presentes os mestres Caroço (Reginaldo Andrade), Índio (Marcelino Costa), Sorriso (Luiz Carlos da Silva), membros do Conselho de Mestres de Capoeira da Região Serrana, e ainda os mestres Batata, Tonico, Érik, Capabrava e Cidinho, entre outros.

Após a reunião, às 18h, o grupo seguiu para o centro da cidade, onde foi realizado o lançamento da Roda da Feira, na Praça Balthasar da Silveira, despertando a atenção do público no fim da tarde. Iniciativa do Mestre Sorriso, diretor do Grupo Regiangola, com apoio da Prefeitura, o evento visa desmistificar e estimular a prática da capoeira no município.

A partir de agora, a roda passará a integrar o calendário oficial de eventos da Secretaria de Cultura, com edições mensais, sempre no último sábado de cada mês, no mesmo local.
Mestres de capoeira se reúnem em Teresópolis
Mestre Sorriso abriu o evento
“Foi o primeiro passo para um trabalho mais amplo, em parceria com o IPHAN e apoio da Secretaria de Cultura, com o intuito de trabalhar a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial, como o é, de fato. Muito além de um esporte ou uma dança, a capoeira é uma manifestação cultural e merece destaque, com esclarecimento de sua história e estímulo à sua prática. A roda de capoeira mensal será o primeiro trabalho em conjunto neste sentido. Esperamos que, desta forma, possa ser despertada a adesão de novos adeptos à prática da capoeira”, avalia o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.
 Monica da Costa, ao centro, Arthur Henrique e Dora Lima, representantes do IPHAN, e os mestres Caroço  Índio e Sorriso

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário