Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Primeira das sete barcas chinesas adquiridas pelo Estado chega ao Rio até o fim do ano

Primeira das sete barcas chinesas adquiridas pelo Estado chega ao Rio até o fim do ano
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Primeira das sete barcas chinesas adquiridas pelo Estado chega ao Rio até o fim do ano - Embarcações vão beneficiar os usuários da linha Praça XV-Araribóia 

Guangzhou/China - A primeira das sete barcas chinesas compradas pelo Governo do Estado para reforçar a frota do sistema aquaviário iniciou a fase de testes na China e chega ao Rio de Janeiro até novembro deste ano. As embarcações encomendadas ao China Shipping Group/ AFAI vão beneficiar os usuários da linha Praça XV-Araribóia. Até o segundo semestre de 2015, todas estarão integradas à frota da concessionária CCR Barcas. No total, foram investidos pelo governo estadual R$ 227 milhões.

A capacidade de cada embarcação é de dois mil passageiros. Equipadas com ar condicionado, possuem janelas panorâmicas e maior espaço interno para embarque e desembarque simultâneo. Idosos e deficientes vão contar com entradas exclusivas pelas laterais.

- Com a chegada dessas novas barcas para a travessia Rio-Niterói, vai ser possível dobrar a capacidade de passageiros transportados, passando de 12 mil para 24 mil usuários por hora em cada sentido, no horário de pico. O tempo médio de travessia Rio-Niterói, que hoje é de 18 minutos, passará para apenas 10 minutos. As novas embarcações vão agregar mais qualidade, segurança e pontualidade às viagens na linha Praça XV/Araribóia - explica a secretária de Transportes, Tatiana Carius, em visita técnica ao estaleiro AFAI, na China, nesta quinta-feira (4/9).

Até 2007, o sistema de transporte aquaviário contava apenas com 19 embarcações em operação e transportava em média 62 mil pessoas por dia. Hoje são 24 barcas, incluindo 15 catamarãs e nove barcas tradicionais. Após investimentos no setor, como a reforma de estações e a ampliação da oferta de viagens, chegam a ser transportadas até 140 mil pessoas em um único dia.

Também estão em linha de produção outras quatro embarcações. Todas estão com as estruturas armadas e com os cascos sendo construídos. Ainda durante a visita da secretária, foi dado início à construção da sexta barca, durante cerimônia de corte de chapas de alumínio.

- Nossos engenheiros, baseados na China, já atestaram a qualidade da navegabilidade da embarcação, que apresenta também baixo nível de ruído, o que atende sensivelmente aos padrões internacionais de uma embarcação moderna - conta o almirante, Walter Lucas da Silva, diretor da Emgepron, Empresa Gerencial de Projetos Navais.

A embarcação é um exemplo de acessibilidade: espaços reservados para cadeirantes, piso tátil para auxiliar o deslocamento de pessoas com deficiência visual e assentos especiais para obesos. Segundo o presidente do estaleiro AFAI, a encomenda reforça a parceria diplomática entre Brasil e China.

- Essas embarcações não representam apenas uma relação comercial entre dois países. O projeto consolida as relações bilaterais entre Brasil e China - afirma o presidente do estaleiro, Wu Mingyi.
Crédito fotos: Shana Reis
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário