Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Reunião do Fórum Serrano de Gestores de Cultura realizado em Teresópolis

Davi Massena, Secretário de Cultura de Nova Friburgo, com os representantes do Sesc - Maria José Gouveia, Marcos Rego, Eugênio Nascimento e Paulo lavrador
Teresópolis sedia Encontro do Fórum Serrano de Gestores de Cultura
Reunião oficializa entrada do SESC na entidade

Teresópolis, 30 de setembro de 2014 - Nesta segunda-feira, 29 de setembro, Teresópolis sediou a reunião mensal do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura do Rio de Janeiro. O encontro foi realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, e contou com a presença de representantes de oito municípios da Região Serrana. O ponto alto foi a presença de quatro representantes do Serviço Social do Comércio – SESC, que a partir de agora, passa a integrar oficialmente a entidade.

Participaram da reunião gestores públicos dos municípios de Trajano de Moraes, Petrópolis, Cantagalo, Cordeiro, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e, é claro, Teresópolis, representada pelo secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e pela coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune. Convidados especiais, quatro representantes do SESC estiveram presentes, protagonizando o ponto alto do encontro: o ingresso da instituição no Fórum Serrano. Reunido no teatro da Casa de Cultura, o grupo conversou por mais de duas horas, abordando diversos assuntos, com críticas e sugestões, em um animado bate-papo.

Marcos Henrique Rego, superintendente de Programas Sociais do SESC Rio; Eugênio Nascimento, gerente do SESC Teresópolis; Paulo Lavrador, coordenador técnico da unidade local; e Maria José Motta Gouveia, gerente de cultura do SESC Rio, formaram a comitiva do SESC. “Viemos oficializar esta união, pois os objetivos do Fórum Serrano vão ao encontro às propostas do SESC. Agradecemos o convite e temos a certeza que será muito gratificante participar do fórum. Desta parceria, surgirão projetos viáveis e fomento à cultura em toda a região. Estou inflamado com as muitas possibilidades que virão a partir deste momento”, comentou o superintendente.

A representante do SESC no Fórum Serrano será Maria José Gouveia, que também ficou animada. “Ouvi aqui histórias positivas de cada município e estou feliz em saber que a atuação do SESC traz benefícios reais para a região. Será um prazer integrar este fórum, contribuindo muito mais para a Região Serrana”, comentou.

Entre as ações já definidas, ficou acordado que o SESC realizará três edições do projeto Aldeia, com oficinas, identificação das necessidades e preparação de artistas, e, posteriormente, promoverá a circulação de atrações entre os municípios da região.

Além do ingresso do SESC na entidade, também foi debatido na reunião o andamento da construção dos sistemas municipais de cultura nos municípios que integram o fórum. E, por fim, foi discutida a carta documento elaborada pelo fórum, que está em fase de conclusão e será entregue à Comissão de Cultura da Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, propondo mudanças na lei do Sistema Estadual de Cultura. A lei ainda está na Casa Civil em fase de análise e a ideia é que a carta documento provoque mudanças na legislação, que hoje favorece muito pouco a Região Serrana e o interior do estado.

Participando ativamente do encontro, o secretário de Cultura Arnaldo Almeida saiu satisfeito. “As reuniões mensais do fórum são sempre importantes por permitirem troca de experiências e possibilitarem o desenvolvimento e a união da região. Mas, este encontro que sediamos foi particularmente especial. Afinal, o ingresso do SESC com certeza irá fortalecer o nosso Fórum e a cultura da Região Serrana como um todo, atuando como um importante pilar para todo o segmento. A parceria com o SESC irá multiplicar e potencializar as nossas ações. Só por este aspecto, o encontro já foi extremamente positivo”, comemorou Arnaldo, que apresentou aos gestores a estrutura da Secretaria de Cultura de Teresópolis.
Durante a reunião, os gestores da região puderam ver um pouco do trabalho realizado pela Secretaria de Cultura de TeresópolisO ingresso do Sesc no Fórum Serrano de Gestores foi o ponto alto da reunião
O grupo pôde conhecer a aparelhagem da Secretaria de Cultura de Teresópolis, incluindo o Ônibus da Cultura e o Caminhão Palco sobre Rodas
Representantes de oito municípios e do Sesc participaram do encontro
As reuniões do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura acontecem uma vez por mês e cada encontro é realizado em um município diferente, sempre com o objetivo de debater ações que possam fomentar a cadeia cultural na Região Serrana. Foi a segunda vez que Teresópolis sediou o encontro, que contou com um café da manhã de confraternização.
Secretário Arnaldo Almeida, Marcos Rego, superintendente do Sesc Rio, Paulo Lavrador e Eugênio Nascimento, do Sesc Teresópolis
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário