Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Standard & Poors confirma grau de investimento do Governo do Estado do Rio

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Standard & Poors confirma grau de investimento do Governo do Estado do Rio 

A classificadora de risco Standard & Poors confirmou hoje (10/9/2014), em âmbito global, a nota BBB- para o Governo do Estado do Rio e brAAA na escala nacional. A agência alterou a perspectiva de estável para negativo. A mudança já era esperada pelo Governo do Estado devido às recentes análises divulgadas sobre o risco soberano do país. 

Como já havia citado no último relatório, a S&P faz referência ao nível da dívida do Estado, aumentado, segundo a própria agência, por conta do “ambicioso programa de infraestrutura” que está sendo implantado pelo governo. 

O Governo do Estado do Rio reafirma a necessidade da realização desses grandes investimentos, como a compra de trens e barcas, a construção do Arco Metropolitano e da Linha 4 e o complemento da Linha 1 do Metrô, entre outros. Ressalta também que esses empreendimentos geram desenvolvimento econômico e consequente aumento de receita. 

A S&P reconhece a força da economia do Rio, sua diversificação e a perspectiva de aumento de receita por conta dos Jogos Olímpicos e do setor de petróleo como chave para manter o grau de investimento conquistado desde 2010. 

Também ressalta como ponto positivo a gestão fiscal realizada nos últimos anos e reafirma que o foco dos investimentos é o desenvolvimento da infraestrutura do Estado. 

Além disso, informa que a estratégia futura de investimento “continuará requerendo uma gestão fiscal prudente”. 

Com relação ao grau de endividamento do Estado, o Governo ressalta que a S&P assinala que não deverá ultrapassar 180% da receita, sendo que o limite legal é de 200%, evidenciando a gestão prudente.

Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro
Mais informações:
Cláudia Lobo / Simone Lanes
Tels: 2334-4512 / 2334-4636 / 98596-6425 / 98596-6459

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário