Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Teresópolis ganha academias ao ar livre

Crianças e adultos experimentam os equipamentos de ginástica, no Meudon
Saúde e lazer: Teresópolis ganha academias ao ar livre
Equipamentos são instalados em sete praças públicas

Teresópolis, 15 de setembro de 2014 – Foram entregues à população na tarde do último sábado, 13, duas academias ao ar livre para idosos, nas praças dos bairros Meudon e Santa Cecília. Além dessas, a Prefeitura dá início nesta segunda-feira, 15, à instalação dos equipamentos de outras cinco academias da saúde ao ar livre. Os aparelhos estão sendo implantados nas praças Nilo Peçanha – no Alto, Senta a Pua – no Soberbo, Francisco Graciano da Silva – na Beira Linha, Expedicionários – no bairro de São Pedro, e Maria Corina Paim – na Barra do Imbuí.

“Em dezembro do ano passado, a Prefeitura inaugurou a Praça Samuel de Paula Macário, em Bonsucesso, com vários aparelhos de ginástica, demonstrando nossa preocupação com o bem-estar e o lazer da população. Com estas obras, esperamos agradar a todos os públicos: crianças, jovens e adultos”, disse o prefeito Arlei. 

Para a 3ª Idade

As duas academias inauguradas no último sábado, dia 13, são a 60ª e 61ª implantadas pela Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida nos municípios fluminenses. As unidades fazem parte do programa 3ª Idade Saudável 60+, cujo objetivo é incentivar a prática de atividades físicas regulares e de lazer pelas pessoas acima de 60 anos.

O secretário estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcius von Seehausen, descerrou as placas de inauguração, junto com os secretários municipais Leonardo Vasconcellos (Governo e Educação) e Luiz Carlos Oliveira (Esportes e Lazer), bem como os vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara, e Dedê da Barra.

“A secretaria foi criada em janeiro do ano passado e já fizemos 89.350 atendimentos. Esse é o maior projeto social voltado para o idoso que o Governo do Estado já promoveu. A população do Rio de Janeiro está envelhecendo, 13% são pessoas idosas, é preciso estar voltado para esta causa”, pontuou o secretário estadual Marcius von Seehausen.

O secretário municipal de Esportes, Luiz Carlos Oliveira, destacou o trabalho conjunto entre Estado e Município em benefício da população. “É um projeto do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, pois todas as pessoas lotadas nas academias são ligadas à Secretaria Municipal de Esportes. É um trabalho muito importante, pois evita que os idosos deixem os seus bairros para irem até o Ginásio Pedrão para fazer ginástica nos projetos que nós realizamos”, assinalou.
Marina Gomes Jacques, do Meudon: iniciativa aprovada
O respeito à população idosa e a preservação dos equipamentos pelos usuários também foram salientados durante a entrega das academias. “É um momento de muita alegria, sinal de respeito com quem já fez tanto pela sociedade. Parabéns ao Governo do Estado, à Prefeitura, à Câmara Municipal e à população”, agradeceu o secretário municipal de Governo e de Educação, Leonardo Vasconcellos. “A cidade é de todos que moram nela, e estes são patrimônios da população. Por isso eu peço que zelem por essas academias”, concluiu o secretário municipal de Turismo, Ronaldo Fialho.

Também prestigiaram a inauguração o subsecretário estadual Júlio Canelinha e assessores, os secretários municipais Graça Medeiros (Desenvolvimento Social), Arnaldo Almeida (Cultura) e Geraldo Carvalho (Fazenda), além de subsecretários e equipes.

Com supervisão

Pelo projeto, as academias da 3ª idade funcionam nas segundas, quartas e sexta, de 7h30 às 9h30 e de 16h às 19h, e nas terças e quintas, das 16h às 18h. Elas são equipadas com bicicleta, esquiador duplo, giro vertical duplo, exercitador de perna, peitoral duplo, abdominal, massageador duplo e extensão lombar.

Duas equipes, compostas por professor de educação física, fisioterapeuta, enfermeira e apoio, supervisionam os exercícios. As aulas são grátis e as pessoas acima de 60 anos interessadas podem se inscrever nos locais, basta apresentar cópia da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência e de atestado médico.

“A capacidade é para 240 pessoas, mas nada impede que mais pessoas sejam atendidas, caso a demanda seja maior”, explicou Janaina Souza, coordenadora do programa 3ª Idade Saudável 60+. “Os professores de educação física e fisioterapeutas vão buscar a melhor forma de atender a clientela, de acordo com as limitações e as necessidades de cada aluno”, informou.
José Carlos Teixeira da Silva se exercita em praça pública
Equipe profissional de supervisão da academia no Meudon: apoio Carlos Alberto, enfermeira Luciene Fernandes, professor de educação física Armando Miguel e a fisioterapeuta Macella Ribeiro
Professor Luiz Lisardo, enfermeira Natalice Ribeiro e o fisioterapeuta Thiago Medeiros: exercícios com orientação profissional em Santa Cecília

No Meudon

Instalada na Praça Santa Rita, no Meudon, a Academia da 3ª Idade conta com equipe composta pelo professor de educação física Armando Miguel, a fisioterapeuta Macella Ribeiro, a enfermeira Luciene Fernandes e o apoio Carlos Alberto. “É mais uma oportunidade para a prática de atividade física nos aparelhos. Os exercícios melhoram o sistema cardiovascular e fortalecem os músculos, entre outros benefícios”, ressaltou o professor Armando Miguel. “Também contribuem para diminuir a pressão arterial e a manter o peso, melhorando a qualidade de vida”, acrescentou a enfermeira Luciene.

Aos 77 anos, dona Marina Gomes Jacques, aprovou a iniciativa. “Maravilhoso. No Rio de Janeiro tem várias dessas academias, e agora elas chegaram a Teresópolis. Vou me inscrever”, garantiu a moradora do Meudon. “Muito bom pra nossa saúde. Já fiz academia e agora vou frequentar essa, que é de graça”, se animou José Carlos Teixeira da Silva, 68 anos.

Em Santa Cecília

Funcionando na Praça Bernardo de Aguiar, em Santa Cecília, a Academia da 3ª Idade despertou o interesse dos moradores do bairro e vizinhança. “É bom porque a gente não precisa sair do bairro. Melhor ainda, que é grátis”, disse o morador Joédio Teodoro da Costa Dias, 59 anos. “Meu médico me mandoueu fazer academia, mas não tenho condição de pagar. Mas agora posso fazer de graça. Já me inscrevi e convidei meus amigos”, contou Ana Maria Pires da Costa, 55 anos, moradora do Barroso.

Moradoras dos bairros de São Pedro e Golfe, respectivamente, dona Romilda dos Santos Veiga, 82 anos, e Marta Aparecida Ventura, 63 anos, prestigiaram a inauguração da academia em Santa Cecília. “Todos estão gostando. Para melhorar saúde é bom fazer exercício e ter boa alimentação”, opinou Romilda. “Faço ginástica para idosos no Ginásio Pedrão, com o professor Lisardo, mas de vez em quando virei aqui, que tem esses equipamentos. Espero que os moradores preservem a academia”, comentou Marta.

A equipe multiprofissional que vai supervisionar o pessoal da 3ª idade é formada pelo professor de educação física Luiz Lisardo, o fisioterapeuta Thiago Medeiros, a enfermeira Natalice Pinho Ribeiro e o apoio Adriana Lopes. “É mais qualidade de vida para o pessoal desta faixa etária que, em vez de ficar em casa, pode vir para a academia praticar exercícios físicos orientados por profissionais capacitados”, destacou o professor Lisardo.
Joédio Teodoro da Costa Dias: inscrição garantida

Fotos – Ramon Pózes
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário