Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Teresópolis sedia oficina regional de sustentabilidade para órgãos públicos

Subsecretário de Meio Ambiente Leandro Coutinho dá boas-vindas aos participantes da Oficina A3P
Teresópolis sedia oficina regional de sustentabilidade para órgãos públicos

Teresópolis, 10 de setembro de 2014 – Realizada nesta quarta, 10, em Teresópolis, a Oficina A3P – Agenda Ambiental da Administração Pública. O programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e visa a promover os princípios da sustentabilidade, viabilizando o desenvolvimento de ações para o uso racional dos recursos naturais nos órgãos públicos. Entre as iniciativas estão a separação e destinação dos resíduos sólidos e o estímulo à reflexão e à mudança de atitude dos servidores em prol do meio ambiente, entre outras.

O evento faz parte do Projeto SIM – Sustentabilidade em Instituições e Municípios, é coordenado pelo Núcleo Especial da Agenda 21 do INEA - Instituto Estadual do Ambiente, em parceria com o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e nesta edição contou com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, anfitriã desta etapa.

Realizada no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, na Várzea, a oficina foi direcionada a gestores dos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Guapimirim.

“A administração pública de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente, vem trabalhando a questão ambiental com vários programas, entre eles, o da coleta seletiva solidária. O prefeito Arlei apoia a gestão pública ambientalmente correta, como o proposto pelo Projeto SIM”, disse o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Coutinho ao dar boas-vindas aos participantes.

Durante o dia, foi apresentado um resumo do programa e as ações da A3P no Estado, e os gestores acompanharam palestras sobre a implantação da iniciativa. “Este é o quarto seminário neste modelo que realizamos. A função do INEA é dar uma boa introdução para que os municípios saibam como implementar a A3P”, explicou Ivana Ribeiro, do Núcleo Especial da Agenda 21 do Instituto Estadual do Ambiente.

Soluções ambientalmente corretas

O programa Agenda Ambiental na Administração Pública, identificado como A3P, é uma ação de caráter voluntário, que pretende induzir a adoção de um modelo de gestão pública que corrija e diminua impactos negativos gerados durante a jornada de trabalho. O meio de conseguir isso é o uso eficiente dos recursos naturais, materiais, financeiros e humanos. Entre os exemplos de ações neste sentido estão o uso racional da água, através da troca de torneiras convencionais por torneiras com temporizador; a implantação de um programa de redução do consumo de papel e a substituição de copos descartáveis por copos de vidro.

Os cinco passos principais da A3P são o uso racional dos recursos naturais e bens públicos; a gestão adequada dos resíduos gerados; a qualidade de vida no ambiente de trabalho; a sensibilização e capacitação dos servidores e as licitações sustentáveis.

O passo a passo de sua implementação engloba a criação de uma comissão da A3P; a realização de um diagnóstico sobre a situação das instalações e serviços; a construção de um plano de ação com projetos e atividades para a implantação da agenda; a implementação de ações a curto, médio e longo prazos e o monitoramento e a avaliação do plano de ação.
 Gestores públicos acompanham palestra sobre a Agenda Ambiental da Administração Pública
Fotos – crédito Jeferson Hermida
Fonre-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário