Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Unidades de educação a distância serão ampliadas no estado do Rio

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Unidades de educação a distância serão ampliadas no estado

Quatro polos ganharão novos cursos de ensino superior, Educação de Jovens e Adultos, Pré-Vestibular Social e formação profissional

O Governo do Estado está investindo na ampliação de quatro unidades do Consórcio Cederj para aumentar a oferta de cursos de ensino superior, Educação de Jovens e Adultos, Pré-Vestibular Social e formação profissional. As melhorias têm previsão de conclusão em dezembro. O investimento de R$ 21,6 milhões vai beneficiar as cidades de Barra do Piraí, Piraí, Resende e Belford Roxo. O objetivo da Secretaria de Ciência e Tecnologia é transformar as unidades do Cederj em Polos de Educação a Distância, que vão concentrar, em um único local, todos os níveis de modalidades de ensino.

– Estes polos visam criar um novo modelo sem precedentes no Brasil, que é a verticalização da educação semipresencial. No mesmo local, o aluno poderá retomar seus estudos por meio do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos, que abrange o segundo segmento dos ensinos Fundamental e Médio), estudar no Pré-Vestibular Social e seguir para a graduação e a pós-graduação, com os cursos do Consórcio Cederj e da Faeterj (Faculdade de Educação Tecnológica) – explicou o subsecretário de Desenvolvimento Tecnológico, Miguel Badenes.

A unidade de Barra do Piraí, na Região do Médio Paraíba, será ampliada em 1,5 mil metros quadrados para oferecer mais três cursos de graduação e um núcleo da Faeterj. Atualmente, o consórcio disponibiliza Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Geografia, Computação e Administração. Para o próximo semestre, serão abertas 125 vagas.

As instalações da unidade de Piraí, também no Médio Paraíba, vão ser ampliadas para receber o curso de Engenharia de Produção e oferecer 315 vagas para 2015. No mesmo local, também funcionarão o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e o Ceja. A unidade já oferece Licenciaturas em Matemática, Ciências Biológicas, Pedagogia, História, Letras, Química, além dos cursos de Administração e Computação.

Novas sedes 

O espaço de Resende também está sendo reformado. No terreno de 2 mil metros quadrados do prédio de um Ciep, onde já funciona uma unidade do Ceja, será construído um novo CVT e um laboratório de informática. Atualmente, a unidade Cederj de Resende funciona em um prédio alugado pela Prefeitura. O antigo CVT do município será desativado. A nova unidade vai disponibilizar 372 vagas e também contará com o curso de Engenharia de Produção. Em Resende, já são oferecidas Licenciaturas em Matemática, Ciências Biológicas, Pedagogia, História, Turismo, e os cursos de Administração e Segurança Pública.

Em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, o Cederj também ganhará novo endereço. A prefeitura da cidade doou o terreno para a construção do edifício de 1,2 mil metros quadrados. Este polo oferece três cursos (Administração Pública, Licenciatura em Pedagogia e Computação), somando 120 vagas por semestre.

Atualmente, o Consórcio Cederj – formado por sete instituições públicas (Cefet, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio) – atende cerca de 26 mil alunos e oferece 15 opções de graduação, incluindo o curso de Engenharia de Produção.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário