Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Governo do Estado do Rio combate focos de incêndio na Região Serrana

Governador sobrevoa o Incendio na Serra
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2014
Núcleo de Imprensa

Governo do Estado combate focos de incêndio na Região Serrana
Governador acompanha os trabalhos das equipes da Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado do RJ solicitou ao Ministério da Defesa quatro aeronaves para auxiliar no trabalho de combate ao incêndio no município de Petrópolis, na Região Serrana. O anúncio foi feito pelo governador Luiz Fernando Pezão após sobrevoar a região na tarde desta quinta-feira (16/10). A expectativa é de que o auxílio chegue amanhã e os focos sejam controlados em 48 horas. Cerca de 600 bombeiros de cinco batalhões participam da operação desde domingo (12/10). Aproximadamente 2,6 mil hectares já foram destruídos pelo fogo em todas as áreas atingidas. 

- Este é um incêndio de magnitude nunca vista na região. Todas as medidas estão sendo tomadas pela Defesa Civil. Acreditamos que, nos próximos dois dias, todos os focos serão controlados. As aeronaves solicitadas ao Ministério da Defesa devem chegar amanhã para se unir as outras que já estão fazendo o serviço - disse o governador. 

Hoje as equipes trabalharam em oito focos que ainda restam. Quatro deles, no Parque Nacional de Araras e outros quatro, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O combate está sendo feito por cinco aeronaves (duas do Corpo de Bombeiros, uma da Marinha, uma da Polícia Militar e uma da Polícia Civil). 

De acordo com secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, as equipes fazem sobrevoos diários na região para monitorar as equipes. 

- O emprego das aeronaves é muito efetivo e temos a situação sob controle. Estamos atuando com quatro aeronaves no trabalho preventivo e combate ao fogo e uma no deslocamento das equipes para áreas mais remotas. Com a chegada das outras, vamos intensificar as ações e cessar os focos ainda existentes - explicou o secretário. 

No local, equipes de bombeiros dos quartéis de Petrópolis, Itaipava, Alto da Boa Vista, Barra da Tijuca e Central trabalham para controlar as chamas. Vinte viaturas foram empenhadas, além de cinco aeronaves. Os esforços estão voltados para os focos em locais remotos (onde não é possível chegar por terra). 
Governo do Estado do Rio combate focos de incêndio na Região Serrana
Bombeiros usam equipamentos no combate ao incêndio em áreas remotas

Créditos das fotos:
Foto 1: Carlos Magno
Foto 2: Carlos Magno
Foto 3: André Melo

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário