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terça-feira, 7 de outubro de 2014

Programa Reforço Escolar eleva aprendizado na rede estadual do Rio de Janeiro

Programa Reforço Escolar eleva aprendizado na rede estadual do Rio de Janeiro
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 07 de outubro de 2014
Núcleo de Imprensa

Programa Reforço Escolar eleva aprendizado na rede estadual

Projeto, que beneficia 52 mil alunos, ajudou a melhorar desempenho do Rio no Ideb

Apostilas especiais, aulas mais dinâmicas e uso de jogos, aplicativos de celular e até das redes sociais para estimular o aprendizado. Estes são os recursos utilizados pelos professores do programa Reforço Escolar, do Governo do Estado, oferecido em 654 escolas do Estado do Rio. Atualmente, o projeto beneficia cerca de 52 mil estudantes e já capacitou 1,8 mil professores.

O programa Reforço Escolar foi uma das ferramentas da Secretaria de Educação que permitiram a melhora do desempenho da rede estadual de ensino no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013/2014. O Estado do Rio saiu da 15ª posição para o atual 4° lugar no ranking nacional.

Aluna do 9º ano do Colégio Estadual Hilton Gama, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Sarah Azevedo, de 15 anos, viu suas notas em Matemática saltarem de 2,0 para 9,0 em apenas um bimestre. Ela aderiu às aulas de reforço nas disciplinas de Português e Matemática no início deste ano e, mesmo após obter melhores resultados, pretende seguir no projeto.

– Melhorei muito as notas nas duas matérias. Em Matemática, cheguei a tirar 10 em uma prova. Gosto das aulas e o professor pode dar uma atenção extra aos alunos com dificuldades. Mesmo com notas mais altas, quero continuar com o reforço – afirmou Sarah.

O responsável por ajudar Sarah a ter um melhor desempenho em Matemática é o professor William Oliveira. Ele ministra a disciplina no colégio há quatro anos e está à frente de cinco turmas na unidade, lecionando para cerca de 100 alunos. Usando jogos como batalha naval e da memória, recortes de papel, aplicativos de celular, data show e uma rede social para envio de material sobre o conteúdo das aulas, William acredita que a didática utilizada no projeto é o grande diferencial.

– Nas aulas, revemos as questões que os alunos tiveram dificuldades no Saerjinho e acompanho os boletins para avaliar a evolução ou não de cada um. Gosto de usar ferramentas que deixam a aula mais lúdica e interessante, como jogos e explicações práticas da matéria – explicou William.

Busca constante pelo aprendizado

Apesar de ter um histórico de boas notas, Michael Felipe Barreto, de 14 anos, aluno da 1ª série do Ciep Professora Alaíde de Figueiredo Santos, em São Gonçalo, decidiu participar das aulas de reforço de Português oferecidas na escola.

– Já era um bom aluno, mas é sempre bom aprender mais. A gente esquece algumas coisas e frequentar estas aulas ajuda a reforçar o que aprendo em sala de aula. Melhorei em redação e gramática – disse o estudante.

A professora Andrea Costa, que está à frente de quatro turmas de reforço de Português no Ciep, acredita que as aulas possibilitam que o docente consiga ter mais tempo para ouvir o estudante e seus anseios.

– Nosso papel, além de ensinar a disciplina, é motivar os alunos a continuar. Alguns só precisam de um empurrãozinho para melhorar seu desempenho. Aqui, o objetivo é estimular a leitura, a escrita e a compreensão dos textos. Eu os acompanho de perto. Estamos sempre visitando as salas de aula para informar aos alunos sobre o reforço – afirmou Andrea.

Ferramenta para a mudança

O programa Reforço Escolar foi criado em 2012, durante o processo de replanejamento da Educação, com o objetivo de elevar o nível do ensino nas escolas estaduais do Rio.

– O estado tinha índices elevados de reprovação e de distorção de idade-série. Para mudar este quadro, foi criado o Currículo Mínimo para padronizar a aprendizagem para toda a rede e o Saerjinho. Em seguida, veio o Reforço Escolar. Oferecemos formação especial aos professores do projeto e pagamos gratificação extra – explicou o subsecretário de Gestão do Ensino da Secretaria de Educação, Antonio Neto.

Além do programa Reforço Escolar, a Secretaria de Educação implementou na grade curricular as disciplinas de Produção Textual e Resolução de Problemas Matemáticos, com objetivo de facilitar o aprendizado de Português e Matemática.

Fotos: Clarice Castro
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

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