Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro lança página na internet

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro lança página na internet

Site reúne notícias e informações sobre o Consperj, órgão colegiado composto por 30 conselheiros e presidido pelo secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame

Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2014 - O Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (Consperj) lança hoje o site www.consperj.rj.gov.br que reúne notícias, informações institucionais, históricas e a legislação sobre o órgão colegiado, criado em 1999. O Consperj é responsável por propor diretrizes de política de segurança pública estadual, acompanhar a destinação de recursos para o setor e estimular a modernização e o desenvolvimento das instituições de segurança. O Conselho também articula as pautas presentes nos Conselhos Comunitários e nos Conselhos Municipais de Segurança.

A página do Consperj na web foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) e pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) com o objetivo de dar transparência à atuação do Conselho. O secretário de Estado de Segurança e presidente do Consperj, José Mariano Beltrame, explica a importância do site ser lançado neste momento:

- O site do Consperj é uma ferramenta importante de comunicação para que as informações debatidas nas reuniões sejam compartilhadas com a população de maneira democrática. Ao conceber o Consperj, nossa intenção foi também a de abrir espaço para reflexão e troca de informações entre o poder público, a sociedade civil e os representantes dos trabalhadores de segurança pública. Com o lançamento do site, essas importantes informações serão perpetuadas para um número maior ainda de pessoas.

Para o presidente do Proderj, Paulo Coelho, esta parceria é motivo de orgulho e mais uma oportunidade de, através da tecnologia, estimular o contato de secretarias e órgãos do estado com o cidadão e mostrar as ações prestadas por elas.

- Eu acredito que quando a tecnologia está a serviço do bem quem ganha é o cidadão. Este portal é mais um fruto da estreita parceria que temos com a secretaria de Segurança e alinha as melhores práticas, pois buscamos sempre acompanhar a evolução das ferramentas tecnológicas para beneficiar a gestão pública – destacou Coelho.

Sobre o Consperj

O Consperj foi criado em 1999 e foi estruturado em setembro de 2012, com a eleição e a posse dos conselheiros. O Conselho tem por finalidade formular e propor diretrizes para as políticas públicas voltadas à promoção da segurança, prevenção e controle da violência e da criminalidade em todo o Estado do Rio de Janeiro. Também faz parte das atribuições do Consperj acompanhar a destinação de recursos para o setor de segurança, estimular a modernização das instituições de segurança pública e o desenvolvimento institucional. O Conselho é composto por 30 integrantes titulares, empossados para um mandato de dois anos. Entre eles estão representantes do poder público, das instituições representativas da sociedade civil e representantes dos trabalhadores da área de Segurança Pública.

Navegando pelo site

As informações institucionais sobre o Consperj estão concentradas na seção "Sobre o Consperj". São descritos o histórico do Conselho, as atribuições, as competências e a estrutura. Também é possível conhecer todos os conselheiros e as instituições representantes. No link "Legislação", estão relacionados os decretos de criação e instituição do Conselho de Segurança Pública e a Minuta de Regimento Interno do Consperj. O calendário de reuniões ordinárias do Consperj encontra-se em "Atividades", assim como a agenda e as atas de todas as reuniões realizadas. O download dos atos formais do Conselho de Segurança Pública pode ser feito a partir da aba "Atividades" > "Atos do Consperj". Os Relatórios Anuais de Atividades também estão disponíveis nesse item.

Os Grupos Temáticos do Consperj ganharam destaque no site, com seção única, tendo em vista que foram formados com o objetivo de aprofundar debates específicos, no âmbito do Conselho. Os links da lateral direita direcionam o leitor para os sites das instituições de importância para a Segurança Pública. O Consperj também conta com um perfil no Flickr (link) atualizado com os registros fotográficos de cada reunião do Conselho. Para ter acesso basta clicar no ícone da rede social no topo do site. Para entrar em contato com o Consperj, é só preencher o formulário no "Fale Conosco" ou enviar um e-mail para consperj@seguranca.rj.gov.br.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário