Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Feira do Conhecimento em Teresópolis: aprendendo coisa séria de um jeito divertido

 O Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos comemora o sucesso da Feira
Feira do Conhecimento: aprendendo coisa séria de um jeito divertido

Teresópolis, 07 de novembro de 2014 - Funcionando desde a última quarta-feira, 5, a Feira do Conhecimento, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, está movimentando o Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Pedrão). Com o objetivo de tornar público os trabalhos criados pelos professores e alunos da rede municipal de ensino ao longo do ano letivo, a Feira conta com apresentações musicais e culturais dos próprios estudantes, contação de histórias, teatro e outras atividades apresentadas também por grupos profissionais.

“Estamos muito felizes com o resultado que vem sendo apresentado nesta Feira. Além da participação dos alunos e professores, a presença dos pais, responsáveis e familiares tem transformado o evento em uma verdadeira festa da família teresopolitana. Esperamos que a sociedade continue nos prestigiando, porque a educação de Teresópolis é realmente digna de festa”, comemorou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Além dos alunos e professores, as famílias teresopolitanas tem prestigiado o evento da Secretaria de Educação
A partir do projeto pedagógico gerador proposto pela Secretaria de Educação, chamado ‘O Mundo Inteiro Cabe na Escola’, que visou aproveitar eventos significativos como a Copa do Mundo para transformar informação em conhecimento, exercitando a tolerância em função da diversidade e repensando a função da escola no século XXI, os trabalhos apresentados na Feira do Conhecimento mostram como se aprende coisa séria, de uma forma divertida nas escolas municipais.

“Nossa escola trabalhou com a Alemanha sob diversos aspectos. Mas, como nós temos sérios problemas na comunidade em relação ao preconceito e o racismo, trabalhamos também a intolerância racial na história da Alemanha, em paralelo a história do Brasil. Os alunos fizeram um documentário que pode ser assistido em nosso stand, onde foi abordada a questão do preconceito, e notamos que o resultado surtiu grande efeito, provocando até mesmo mudanças de postura em alguns alunos”, avalia a orientadora pedagógica Bruna Viana da Silva, da Escola Municipal Alice Saldanha, localizada no Morro do Tiro.

Com tantas informações e opções de entretenimento, as crianças acham difícil escolher o que mais chama a atenção. Aluno da Escola Municipal Antônio Custódio, localizada em Vieira, no 3º Distrito, Igor Lopes de Souza, 8 anos, elegeu os vulcões de Costa Rica como a coisa mais legal que ele viu na Feira. “Achei tudo muito bom, mas o que eu achei mais legal foram os vulcões de Costa Rica. É muito maneiro estudar isso”, disse o aluno.

Com programação prevista até o próximo domingo, 9, paralelamente a Feira do Conhecimento, o Ginásio Pedrão recebe também a 8ª Mostra da Educação Infantil, com o tema ‘As Infâncias pelo Mundo’. A exposição também contempla trabalhos desenvolvidos nas creches, CMEIs e pré-escolar da rede municipal, além de uma exposição fotográfica e oficinas para as crianças oferecidas pelos agentes de creche.
 A orientadora pedagógica Bruna Viana da Silva, da Escola Municipal Alice Saldanha, aproveitou a Alemanha para abordar questões de preconceito racial
 As apresentações culturais realizadas pelos próprios alunos tem atraído as atenções de todos que vão na Feira do Conhecimento
A Feira do Conhecimento e a 8ª Mostra da Educação Infantil tem entrada franca e acontece de até sábado, das 8h às 18h, com intervalo para almoço, das 12h às 13h. No domingo, o horário de funcionamento será das 8h às 12h.
O aluno Igor Lopes de Souza, 8 anos, da Escola Municipal Antônio Custódio, adorou os vulcões de Costa Rica

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário