Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Hemorio comemora Semana do Doador com coleta móvel na Cinelândia

Hemorio comemora Semana do Doador com coleta móvel na Cinelândia
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Hemorio comemora Semana do Doador com coleta móvel na Cinelândia
Objetivo é ampliar estoques de sangue para as festas de fim de ano

A Secretaria de Saúde e o Hemorio iniciaram, nesta terça-feira (25/11), uma grande ação de coleta de sangue na Cinelândia, no centro do Rio. O evento faz parte da comemoração pela Semana do Doador Voluntário e tem como objetivo garantir os estoques de sangue para as festas de fim de ano, além de conscientizar a população sobre a importância da doação regular. O posto de coleta do instituto realizará atendimento até esta quarta-feira (26/11), das 9h às 17h.

– Uma bolsa de sangue pode salvar até cinco vidas. Este número é muito expressivo, e o aumento das doações melhora a assistência para a população, que é o objetivo do Estado – afirmou o secretário de Saúde, Marcos Musafir.

De acordo com a chefe do Serviço de Atendimento ao Doador do Hemorio, Naura Faria, a expectativa é coletar 500 bolsas de sangue em cada dia da ação. Ela lembra que os interessados em participar da campanha também podem se dirigir à sede do Hemorio, no Centro, ou a um dos 25 postos espalhados pelo estado.

– Temos que lembrar à população que a necessidade de sangue é constante. Todos os dias acontecem cirurgias e emergências que precisam de bolsas de sangue. O evento está atendendo a nossa expectativa, a população está respondendo. Estamos com um grande número de candidatos e isso é muito importante – disse Naura.

A diretora do Hemorio, Simone Silveira, ressaltou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que de 3% a 5% da população doem sangue regularmente. No Brasil, esse percentual é de apenas 1,8%.

– Com o mundo corrido, as pessoas têm doado menos sangue. Existe um notado declínio não só no número de doações no Brasil, mas também no mundo inteiro – explicou a diretora.

O cabo da PM Fábio de Almeida Silva, de 32 anos, aproveitou o dia de folga para participar da campanha com mais três colegas de trabalho.

– Fico muito feliz em poder ajudar pessoas que podem precisar. A gente sabe que o banco de sangue fica defasado nessa época, devido ao baixo comparecimento dos doadores e às demandas por conta dos acidentes. Pensando nisso, eu e mais três amigos resolvemos comparecer e fazer a nossa parte – disse o militar. 

A relações-públicas Denise Tavares, de 57 anos, passava pela Cinelândia, quando foi abordada por voluntários que a convidaram para participar da ação. Ela aceitou na hora.

– Acho extremamente importante essa campanha. Sou doadora e sei que está chegando uma época em que vão precisar muito de sangue. Faço questão de ajudar a salvar vidas – afirmou Denise.

Novidades da edição

Uma das novidades desta edição da coleta de sangue é a participação de artistas de rua, que ficam concentrados em locais de grande circulação de pessoas, próximos à Cinelândia. Para atrair mais doadores, voluntários também ficam em pontos estratégicos do centro da cidade. Quem é abordado e aceita participar da campanha ganha um balão em forma de bolsa de sangue amarrado ao braço e é encaminhado até a tenda montada na Cinelândia.

O doador que participa da campanha também escolhe uma instituição de caridade para receber cestas básicas cedidas por uma empresa parceira do Hemorio no evento. Entre as opções estão a Associação dos Falcêmicos e Talassêmicos do Rio de Janeiro (Afarj), o Retiro dos Artistas e o Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente (Inpar).

Como doar

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido no site www.hemorio.rj.gov.br.

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídas pelo estado.

Atualmente, cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao SUS são abastecidas de sangue e derivados pelo Hemorio. 

Foto de Natasha Montier
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário