Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Projeto Linha Verde recebe mais de 17 mil denúncias em dois anos

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Projeto Linha Verde recebe mais de 17 mil denúncias em dois anos
Canal exclusivo para o combate aos crimes ambientais agiliza atendimento e solução de casos

O projeto Linha Verde, uma parceria do Disque-Denúncia com a Secretaria do Ambiente, já recebeu 17.827 denúncias contra crimes ambientais desde a sua criação, em julho de 2012. Deste total, 5.669 ligações foram de caráter imediato, ou seja, realizadas no momento em que a infração era cometida. Com base nas informações, 182 pessoas foram autuadas e 15, presas.

- O controle da sociedade é determinante no combate aos crimes ambientais. Por isso, o cidadão pode e deve exercer o papel de vigilante, denunciar e acionar as autoridades competentes - afirmou o secretário do Ambiente, Carlos Portinho.

Contando com recursos do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), o serviço centraliza o recebimento de ligações sobre crimes ambientais e encaminha as informações para o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que são responsáveis por averiguar as denúncias. 

- Criamos o Linha Verde após uma percepção de que precisávamos dar tratamento específico aos crimes ambientais. E o projeto tem gerado resultados positivos. O aumento do número de denúncias agiliza o combate às infrações - afirmou Adriana Nunes, coordenadora do Disque-Denúncia responsável pelo Linha Verde.

Em pouco mais de dois anos, os crimes mais denunciados foram maus-tratos contra animais (8.809 ligações), extração irregular de árvores (1.647) e guarda/comércio de animais silvestres (1.439).

As mais infrações conhecidas incluem queimadas, maus- tratos contra animais, guarda e comércio de animais silvestres, caça irregular, poluição do ar, águas e solo, desmatamento florestal, extração de árvores, abandono de lixo e soltura de balões.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0300 253 11 77, que funciona para todo o estado e tem custo de uma ligação local. O anonimato é garantido. As denúncias podem ser feitas 24 horas por dia.

População mais participativa

Desde 1999, o Disque-Denúncia faz campanhas contra a soltura, comercialização e confecção de balões, prática configurada como crime ambiental. Com a criação do Linha Verde, as ligações também passaram a ser encaminhadas para o projeto. A divulgação tem colaborado para a redução dos casos. Em 2012, por exemplo, foram registradas 375 denúncias de soltura de balões. Em 2013, o número de ligações caiu para 252.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário