Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres - Simulado em Teresópolis

Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres - Simulado em Teresópolis
Estado do Rio de Janeiro

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS
Assessoria de Comunicação Social

Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres:
Simulado da Defesa Civil mobiliza moradores da Ilha do Caxangá

Teresópolis, 29 de novembro de 2014 – Realizado com sucesso neste sábado, dia 29, pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, o exercício simulado de desocupação na Ilha do Caxangá, no bairro do Alto, mobilizou um bom número de moradores. Também participaram do treinamento técnicos de Defesa Civil, agentes comunitários e voluntários do NUDEC (Núcleo Comunitário de Defesa Civil) e da Unidade de Proteção Comunitária implantados no local, além de pessoal do 16º Grupamento de Bombeiro Militar. A ação marcou o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, comemorado pelo terceiro ano consecutivo no Rio de Janeiro, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Defesa Civil.

Por volta das 10h, o alto-falante do Sistema de Alerta e Alarme instalado na comunidade divulgou aviso alertando sobre a realização do treinamento. Às 10h10 as sirenes tocaram simulando um evento real, e os moradores deixaram as suas casas e se dirigiram à Capela São Paulo e também à quadra de esportes da localidade. Esses são os dois pontos de apoio pré-definidos pela Defesa Civil como locais seguros para os quais todos devem se dirigir em caso de inundação da área, considerada de risco para alagamento. Um terceiro ponto é o Colégio Estadual Euclydes da Cunha.

Coordenando o simulado, o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Roberto Silva, parabenizou a participação dos moradores. “Eu vejo as pessoas conscientes e cada vez mais participativas nesse processo preventivo. Facilita muito as nossas ações ter na comunidade pessoas preparadas, mobilizadas e sabendo como agir. Essa é a essência da Defesa Civil: a prevenção e a preparação das comunidades. Parabenizo os moradores da Ilha do Caxangá”, enalteceu.

Morador há 28 anos no local e integrante da comissão comunitária que atua na região, o carpinteiro João Carlos Carvalho aprovou o treinamento. “Muito válido diante desse período de chuva que está por vir a gente saber exatamente onde são os pontos de apoio e como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros poderão nos auxiliar. Isso deixa os moradores muito mais tranquilos para passar por um período de chuva e possível enchente”, opinou. O vizinho e colega de profissão, Rogério dos Santos Araújo, também considerou o exercício válido. “É um ponto positivo. Vemos hoje, num dia de sábado, uma mobilização bem grande de moradores que há tempos não via. O pessoal está unido em prol da prevenção”, comentou ele, que mora há 38 anos na Ilha do Caxangá.
 Conscientes, moradores se dirigem ao ponto de apoio, na Capela São Paulo, durante o exercício simulado
Secretário de Defesa Civil, coronel Roberto Silva: “Parabenizo os moradores da Ilha do Caxangá”
 Secretário de Defesa Civil, coronel Roberto Silva: “Parabenizo os moradores da Ilha do Caxangá”
Morador Rogério dos Santos Araújo: moradores unidos em prol da prevenção

Prevenção

A Ilha do Caxangá é contemplada com três importantes ações de prevenção de defesa civil: as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, que são acionadas preventivamente quando o volume de chuvas atinge de 30 a 35 mm no intervalo de uma hora, indicando risco de inundação; o Núcleo Comunitário de Defesa Civil, em que voluntários são treinados para dar a primeira resposta aos moradores em época de fortes chuvas, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro; e com uma UPC – Unidade de Proteção Comunitária, que conta com agentes comunitários contratados pelo Estado para alertar e orientar a população em casos de emergência.

Limpeza do rio

Outra ação realizada recentemente na área, a pedido da Prefeitura, foi a limpeza do trecho do Rio Paquequer que corta a comunidade, trabalho realizado por equipe do Inea – Instituto Estadual do Ambiente. O desassoreamento dos trechos mais críticos dos rios que cortam os bairros Meudon, Beira Linha, Bom Retiro e a comunidade da Ilha do Caxangá teve início em setembro, dentro do programa 'Limpa Rio”, do Governo do Estado, de limpeza de corpos hídricos. A proposta é aumentar a capacidade de vazão da água na temporada de chuva, evitando transbordamento e diminuindo a probabilidade de cheias.
 Morador João Carlos Carvalho: o treinamento tranquiliza a comunidade

Fotos – Marcelo Rosa
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário