Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Municípios do interior do Rio são destaques na indústria nacional

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Municípios do interior são destaques na indústria nacional 
Crescimento foi estimulado pela produção de petróleo

Os municípios de Campos dos Goytacazes, Cabo Frio e Rio das Ostras registraram os maiores ganhos de participação no valor adicionado (que leva em conta a produção anual) da indústria nacional em 2012, segundo levantamento sobre o PIB (Produto Interno Bruto) nas cidades brasileiras. Divulgada nesta quinta-feira (11/12), a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra a descentralização da produção dos bens e riquezas no estado e a expansão do interior, alavancada, principalmente, pela produção de petróleo. O Estado do Rio de Janeiro também se destaca no ranking dos 10 municípios brasileiros com os maiores PIBs per capita: Quissamã ocupa a quinta posição e Porto Real, o oitavo lugar.

Campos dos Goytacazes aumentou seu ganho absoluto de participação no PIB em 0,1 ponto percentual, subindo de 0,9% em 2011 para 1% em 2012, e ocupa, de acordo com a pesquisa, a oitava posição do país no ranking dos maiores municípios em relação ao Produto Interno Bruto. Já Cabo Frio viu crescer o ganho absoluto de 0,23% para 0,28% e Rio das Ostras de 0,22% para 0,26%.

– Os dados divulgados pelo IBGE confirmam, mais uma vez, a retomada do desenvolvimento econômico no Rio nos últimos anos. O estado tem elevado de forma persistente a sua participação na economia brasileira, o que reflete na decisão de empresas de se instalarem no território fluminense. As regiões do Médio Paraíba, com o polo automotivo, e do Norte Fluminense, com o Porto do Açu, são bons exemplos da interiorização do desenvolvimento econômico – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

Bons resultados também no ranking estadual

Em novembro, a pesquisa do IBGE sobre o PIB mostrou que o Rio de Janeiro foi o único entre os cinco estados com maior peso na economia do país a elevar a participação no índice em 2012. De acordo com as Contas Regionais do instituto, o estado elevou sua fatia no PIB do país de 11,2% em 2011 para 11,5% em 2012, mantendo a segunda posição entre os estados no ranking nacional.

O Rio também aumentou significativamente sua fatia no PIB industrial do país entre 2011 e 2012, passando de 12,3% para 14,3% e consolidando sua posição como segundo principal estado industrial do Brasil. A participação da indústria do Rio no total do PIB nacional do setor era, em 2012, muito superior a 2002, quando não ultrapassava 10,4%.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário