Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Vale Social beneficia 128 mil pessoas no estado do Rio

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Vale Social beneficia 128 mil pessoas no estado
Portadores de deficiência e doentes crônicos têm acesso gratuito a transportes

O programa Vale Social, do Governo do Estado, chegou à marca de 128 mil beneficiados nas cidades fluminenses. O cartão da Secretaria de Transportes garante gratuidade nos transportes públicos a adultos e crianças portadores de deficiências ou de doenças crônicas. O benefício oferece até 60 viagens mensais por modal, incluindo ônibus, barca, trem e metrô, em transportes inter e intramunicipais.

Portadoras de necessidades especiais desde a infância, Taiane dos Santos, de 44 anos, e Luzia de Fátima, de 43, são beneficiadas pelo Vale Social, que se tornou fundamental para o dia a dia.

Deficiente visual, Luzia mora em Jacarepaguá e precisa se deslocar diariamente para seu trabalho, no centro do Rio. Detentora do passe há mais de cinco anos, Luzia utiliza a gratuidade também para comparecer a consultas médicas mensais. Para ela, o diferencial do projeto é o benefício se estender ao acompanhante.

- Como não enxergo, preciso muitas vezes ter uma pessoa comigo nos deslocamentos. O Vale Social garante isso, não preciso me preocupar com esse gasto - disse Luzia.

Vítima de um Acidente Vascular Cerebral aos oito meses de idade, Taiane, que mora em São Gonçalo, vai semanalmente ao Rio de Janeiro realizar tratamento médico. Beneficiária da gratuidade há seis anos, ela comemora a garantia do serviço.

- Para mim, esse benefício tem sido muito importante e representa uma grande economia. Posso ir a qualquer lugar sem precisar me preocupar com o quanto vou gastar em passagens - afirmou Taine.

O benefício pode ser requerido nas unidades de atendimento da Secretaria de Transportes, nos mais de 200 postos de instituições credenciadas ou nas 35 prefeituras conveniadas. Os endereços estão disponíveis no site www.valesocial.rj.gov.br. Recentemente, os municípios de Petrópolis, Bom Jardim e Carmo, na Região Serrana, foram incluídas no programa.

Incremento ao programa

Em novembro, foi inaugurado na Central do Brasil um posto de perícia médica do Vale Social. Para acelerar o atendimento aos beneficiários, o Governo do Estado aumentou o número de médicos peritos.

- A perícia médica é um dos pré-requisitos para a concessão do Vale Social e inclui exames específicos realizados pela equipe do programa. A média de atendimentos era é de 150 pessoas por semana. Com o novo posto, a capacidade foi ampliada para até 300 atendimentos - disse a secretária de Transportes, Tatiana Carius.

A nova unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e conta com especialistas em patologias física, auditiva, visual e mental.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário