Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Estações do Rio passam por obras para receber nova barca

Governo do Estado do Rio de Janeiro 
Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Estações passam por obras para receber nova barca
Embarcação Pão de Açúcar começa a operar no mês de março

As estações Praça XV e Arariboia passam por obras de adaptação para que a embarcação Pão de Açúcar, que chegou ao Rio em dezembro, comece a operar. A previsão é de que, em março, a nova barca já possa atender os passageiros na ligação entre os municípios do Rio e de Niterói. Além da instalação de novos flutuantes que dão acesso à porta de embarque, os locais de atracação também estão sendo vedados.

A plataforma flutuante, que vai garantir o nivelamento da rampa de acesso à porta de embarque, e as novas estacas para a atracação da embarcação já foram concluídas na estação Arariboia. Agora, o mesmo serviço será feito na estação da Praça XV.

Melhorias serão concluídas em fevereiro

Também está em andamento, em Niterói, a troca da cobertura metálica sobre a passarela de acesso às pontes de embarque, tornando a área coberta mais ampla e ventilada. As obras serão concluídas no fim de fevereiro.

O catamarã Pão de Açúcar tem capacidade para transportar 30 mil passageiros por dia, substituindo duas embarcações tradicionais. Equipamentos de segurança já estão sendo adaptados de acordo com as normas brasileiras e os operadores da concessionária CCR Barcas estão em treinamento para operar a embarcação.

A nova barca é a primeira de sete compradas pelo Governo do Estado para renovar a frota da linha Praça XV-Arariboia. A segunda, batizada de Corcovado, deve chegar em abril. Cada embarcação tem capacidade para 2 mil passageiros e dupla proa – que permite a atracação sem necessidade de manobras. Todas são equipadas com ar-condicionado, janelas panorâmicas, bicicletário e espaço exclusivo para cadeirantes.

Juntas, as sete barcas vão possibilitar a oferta de 24 mil lugares por hora no horário de rush, o dobro do número de passageiros transportados atualmente no trajeto, e reduzir o tempo de viagem de 18 para 10 minutos.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário